Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EBOLA NO BRASIL.

Um paciente com suspeita de ebola chegou ao Rio por volta das 6h30m desta sexta-feira, em um avião da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. O africano Souleymane Bah, de 47 anos, foi transportado em uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Instituto de Infectologia Evandro Chagas, que fica na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, unidade de referência da pesquisa de ebola no país. O primeiro caso suspeito de ebola registrado no Brasil ocorreu na cidade de Cascavel, Paraná. O Ministério da Saúde informou que se trata de um homem vindo da Guiné, um dos países africanos mais afetados pela doença. 
Um isolamento sem igual muito
 parecido com muitos filmes de ficção
 cientifica, mas nesse caso tudo é real.
Ele chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, tendo feito antes escala em Marrocos. O homem foi mantido em isolamento total até quinta-feira.Depois de deixar a Base Aérea do Galeão, a ambulância que transportou o paciente suspeito de estar contaminado com ebola seguiu pela Linha Vermelha em meio ao horário de rush da manhã e, quando chegou a Manguinhos, bairro onde está localizada a Fiocruz, a motorista da ambulância errou o caminho. Após ser sinalizada por alguns moradores, ela fez a volta e assim pegou o caminho certo até a entrada do instituto. Por medida de segurança, a motorista do SAMU usava máscara, touca , luva e outros equipamentos de segurança.
Como o nosso pais é uma verdadeira
 "casa de mãe Joana" onde tudo pode, e  tudo 
passa, o risco de uma epidemia é imenso.

Segundo o Ministério da Saúde, outras suspeitas que haviam sido levantadas antes no país eram apenas boatos. Este é o primeiro em que a pasta trata de fato como caso suspeito. De qualquer forma, o caso em Cascavel ainda precisa ser confirmado para ser considerado como o primeiro de um paciente com ebola no Brasil.
Não está descartada a hipótese de o paciente estar infectado com malária ou febre amarela, doenças com sintomas semelhantes ao do ebola. O africano veio para o país na condição de refugiado. De acordo com o documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, ele pode permanecer no Brasil até o dia 22 de setembro de 2015.
Uma doença tipica de paises
 africanos, mas que aos poucos
 começa a se espalhar pelo mundo.
Da ate medo de imaginar-mos uma doença terrível como essa entrar em nosso pais, com esse sistema de saude publico péssimo, onde pessoas ficam jogadas em macas(quando existem macas) e ate mesmo no chão dos hospitais, seria uma pandemia pior do que foi a peste negra na Europa no seculo passado. Não da nem para se imaginar o tamanho dessa tragedia publica, pois é uma doença altamente contagiosa e  mortal, com indices de letalidade próximos dos 90% segundo a OMS, Organização Mundial de Saude. Agora algumas autoridades medicas do nosso pais ja estão alegando que essa doença não seria tão contagiosa, agora existe um porem nessa historia, pois se ela não fosse tão contagiosa, então do porque daquelas pessoas (medicos e enfermeiros) se utilizarem de trajes hiper isolados com altíssimo grau de segurança, (como aquelas pessoas que manipulam radiação), para cuidarem dos doentes?
Milhares de mortes foram registradas
 nos paises africanos, onde os indices 
de mortalidade chegam aos 90%.
O vírus Ebola foi descoberto em 1976 e acontecem surtos esporádicos desde então. Os primeiros registros do vírus Ebola foram encontrados em macacos, chimpanzés e outros primatas não humanos que vivem na África. Uma cepa mais branda de Ebola foi descoberta em macacos e porcos nas Filipinas - no entanto, o vírus das Filipinas não causa doença em humanos. A doença recebe esse nome por causa do rio Ebola, na República Democrática do Congo, onde o vírus foi encontrado pela primeira vez.
Uma doença com sintomas terríveis,
 deixando as vitimas em um estado lastimavel.
Devemos ficar muito alertas contra
 esse mal do seculo que lembra em
 muito a terrível pandemia da peste 
negra na Europa no seculo passado.
Hoje, o que se acredita é que o morcego seja o responsável por transmitir o vírus para outros animais. Nele o vírus não provoca doença. Mas uma fruta meio comida por um morcego e encontrada por outro animal já pode dar início à epidemia. Macacos, antílopes e porcos-espinho também são afetados pela doença. É possível entrar em contato com o vírus visitando lugares com infestação de morcegos (como minas e cavernas) ou manipulando o tecido de algum animal morto pelo Ebola.
Fonte O Globo.

Nenhum comentário: