Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SAÚDE PUBLICA NA U.T.I..

O número de denúncias de erros médicos cresceu 52,10% em 2011, em relação ao ano anterior, esses dados são do Supremo Tribunal de Justiça (S.T.J.). Os registros saltaram de 261 para 397, sendo que em 2012 os casos registrados somam 254 processos, e não são apenas médicos que respondem aos inquéritos, enfermeiros e auxiliares também estão elencados. O Conselho de Medicina faz um exame não obrigatório com estudantes de sexto ano, e os resultados preocupam,  46% foram reprovados em 2011. Nas respostas erradas, 51% são de saúde pública, obstetrícia 46%, clínica médica, 45,5% e pediatria 41%. Os estudantes apresentaram desconhecimento no diagnóstico e tratamento para infecção de garganta, meningite e sífilis.
Faltam investimentos urgentes em 
todo setor de saude do pais.
Não quero com isso criticar o ensino técnico e superior dessa área especifica, de ser o principal responsável por essa constância aumentada nos erros clínicos médicos, pois os números falam por si mesmos, se voce aprende em uma escola fraca, logicamente você não tem as condições plenas de exercer tudo aquilo que aprendeu, e alguém vai sentir isso na pele, que no caso serão os pacientes, o detalhe do ensino ainda vai muito mais longe, pois em toda função, principalmente a função publica deve-se ter um dom natural e também um grande amor em faze-la com muita atenção e dedicação ao próximo.
Para-se trabalhar com vidas humanas 
preciosas, não é necessario nenhum curso
 profissional, mas sim dom e também
 muito amor ao proximo.
E também o estado caótico em todo sistema de saúde do pais, colaboram em muito para o aumento desses erros clínicos médicos, pois o que se vê hoje em dia são os profissionais de saúde se desdobrando o máximo para manterem todo serviço de saúde em uma condição minima de trabalho, com poucos funcionários, excesso de carga de trabalho, e com isso acabam por fornecerem um serviço de baixíssima qualidade, pois não existe um estruturamento físico e humano compatível com as necessidades da população.
A situação só esta dessa forma pelo imenso 
descaso das autoridades publicas do Brasil!
Agora sem duvida alguma, o grande vilão de toda essa precariedade, é a corrupção que impera em todos os setores públicos sem nenhuma  piedade em nosso pais,  principalmente na área de saúde publica, pois grande quantidade dos gigantescos recursos designados a saúde  desaparecem no meio do caminho, e obras e investimentos importantes não são realizados, e aquilo que era apenas um pequeno buraco vai se transformando em uma abismo monstruoso. O I.P.E.A., Institutos de Pesquisas Econômicas Aplicadas, realizou um estudo e fez uma comparação dos gastos com saude publica em diversos paises do mundo, no Brasil são gastos 7,6% do P.I.B. por ano,  ja incluindo o setor publico e privado.
Um dos erros medicos que ocorrem
 com maior frequencia, é o esquecimento 
de ferramentas cirurgicas dentro dos 
corpos dos pacientes.
Agora o que se-deve observar com atenção é que o sistema privado,  cobre através dos planos de saude com atendimentos avulsos, hospitalares e consultórios  cerca de 48 milhões de pessoas, gerando com isso uma receita  anual de aproximadamente 30 bilhões de reais, e com isso deixando o Brasil em uma posição intermediaria em relação aos demais paises do mundo. Os Estados Unidos gastam 15,2% do seu P.I.B., a Alemanha gasta 11,1%, o Canada gasta 9,9%, o Mexico gasta 6,2%, a Argentina gasta 8,9%, e o Chile gasta 6,1%, sendo a media dos paises do conjunto da America Latina nos gastos com saude publica, fica  em 6,7%, enquanto que os paises considerados mais ricos, esta em torno de 10,8% .
Existe muitos recursos em caixa, mas 
que não chegam aos lugares necessitados.
Observa-se que o Brasil como dito acima, possui até que uma quantia razoável que daria para sanar todos os problemas atuais em toda rede publica de saude, agora possuir essa quantia, não quer dizer que essa mesma ira para esses setores caóticos, pois comparativamente, paises com um investimento bem menor do que o nosso, possuem um sistema de saude muito melhor, porque relativamente esse investimento apesar de ser menor do que os nossos investimentos, sua maior parte verdadeiramente vai para o lugar designado,  não sofrendo desvios no meio do caminho ou se sofrerem desvios são desvios desprezíveis que não chegam a afetar os reais interesses para o setor. Agora essa omissão criminosa em todos os setores públicos e principalmente o setor de saude publica, deveriam ser melhor observados.
A equação é bem simples, para se 
melhorar a saude publica, deve-se 
acabar com a corrupção!
 E fiscalizados, pois essa bandalheira com o dinheiro publico e essa corrupção deslavada, estão causando a morte de milhares de pessoas, por um sistema de saúde com um atendimento de baixíssima qualidade (sujeitos aos temíveis erros médicos), também criando uma desmotivação de profissionais sobrecarregados, e também acabam  por sobrecarregar todo Sistema Único de Saúde (S.U.S.), causando com isso aquele conhecido efeito dominó. É desumano pessoas roubarem o dinheiro destinado ao tratamento de seus semelhantes, que por muitas vezes morrem por causa disso, somente um ser altamente asqueroso  seria capaz de fazer isso, e o lugar dele é o fundo de uma cadeia sem nenhuma piedade.
Fonte Atlas Brasil.

Nenhum comentário: