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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COISA DE LOUCO!

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Ter carro no Brasil é mesmo para poucos.
 Além de todos os impostos embutidos no
 preço do carro (chegam a 29% do valor de
 tabela em um carro médio) e de outros 
tributos, como IPVA, ainda há aqueles que
 são pagos em uma série de serviços como
 abastecimento, troca de pneu, amortecedores,
 entre outros. Apenas para o caro leitor ter 
uma idéia, nada menos do que 57,13% do 
preço da gasolina é apenas imposto, segundo
 o Sindicato do Comercio varejista do Estado
 de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto 
que vende o litro por R$ 2,50, R$ 1,43 vai
 para os cofres públicos.
Para se esquivar pelo menos em parte dessa
 brutal carga tributária é que se vende combustível
 adulterado, numa prática ilegal, que não justifica
 o erro do governo em cobrar tanto imposto e que 
pode danificar o carro do cidadão de bem. Se
 tivessemos combustíveis com menos impostos
 embutidos no preço final, ganharíamos em 
qualidade. Não está na hora de haver uma tabela
 em cada posto que mostre pelo o que o consumidor
 está pagando? Não seria o primeiro passo para 
mudarmos a situação atual? O que o caro leitor acha?

Além de ganhar menos e viver em piores
 condições que os norte-americanos, os
 cidadãos brasileiros pagam mais caro pelos
 combustíveis, revela um levantamento da
 consultoria CBIE (Centro Brasileiro de Infra
-Estrutura). Isso porque o preço da gasolina
 no Brasil está 29% acima das cotações de 
referência do produto no setor norte-
americano do Golfo do México.
Para se ter uma idéia, a gasolina era vendida
 ao produtor dos EUA a US$ 0,36 (aproximadamente
 R$ 0,78)* o litro no último dia 03. Já para o 
produtor brasileiro, o preço estava em
 US$ 0,47 (cerca de R$ 1).
No caso do óleo diesel, o preço praticado
 no Brasil é 14% maior do que o dos Estados
 Unidos: US$ 0,48 (R$ 1,03) para os produtores
 norte-americanos e US$ 0,55 (R$ 1,18) 
para os brasileiros.
E o mais curioso de tudo é que os preços
 do petróleo estão em forte tendência de
 queda desde o segundo semestre do ano
 passado, sobretudo no começo deste ano,
 por conta das altas temperaturas de inverno
 dos EUA, que estão fazendo o consumo diminuir.

Gasolina é 60% mais cara no Brasil do que no resto do mundo
O preço da gasolina no Brasil está quase
 60% acima das cotações internacionais.
 No caso do diesel, a diferença passa dos
 30%. Os números são de especialistas 
no mercado energético.
Caminhão tanque, com o precioso liquido.
Esse fosso entre o que consumidores de
 outros países pagam para abastecer o 
carro e o valor dos combustíveis no mercado
 brasileiro aumentou muito nos últimos 
meses, com a crise econômica mundial 
derrubando o preço das commodities. O 
barril de petróleo, que atingiu os US$ 147
 em julho do ano passado, terminou o pregão
 de ontem cotado a US$ 35 – um recuo de
 mais de 75% em seis meses.
Ainda assim, nenhum dos analistas acredita 
que a Petrobras vá promover ajustes agora,
 uma vez que a empresa ainda não recuperou 
as perdas por ter mantido os preços inalterados
 em tempos de petróleo caro. Além disso, 
a companhia precisa gerar caixa para sustentar
 seu plano de investimentos, considerado pelo
 governo um dos principais remédios contra a 
crise financeira.
A conta a respeito da diferença de preços da 
gasolina e do óleo diesel varia entre os analistas.
 Para Adriano Pires, do Centro Brasileiro de 
Infraestrutura (CBIE), a gasolina brasileira 
está hoje 50% mais cara do que a cotação 
americana, usada como referência pela estatal.
 Já o diesel está 30% mais caro. Nelson
 Rodrigues de Mattos, do Banco do Brasil 
Investimentos (BBI), calcula a diferença em 
59% para a gasolina e 40% para o diesel.
 “O Brasil é o único país que, em meio à 
crise, não baixou juros nem preço da 
gasolina”, comenta Pires.
Álem de ser o combustível  mais caro
 do mundo, também  o que tem á 
pior qualidade!
Congelamento - Quando a Petrobras promoveu 
o último aumento de preços, em maio do ano
 passado, o barril rondava os US$ 110 por barril.
 A empresa alega que não repassou ao consumidor
 a alta do segundo trimestre de 2008. Além 
disso, manteve os mesmos preços da gasolina
 e do diesel entre setembro de 2005 e maio 
de 2008. “Neste mesmo período, o preço do 
petróleo passou de US$ 65 por barril para US$ 
115/barril e a Petrobras suportou esta defasagem,
 para não impactar o consumidor brasileiro. 
O último reajuste foi de 10% para a gasolina 
e de 12% para o diesel, enquanto o preço 
do petróleo quase dobrou”, afirmou a companhia, 
por meio de nota.
Mattos, da BBI, calcula que a companhia ainda 
tenha R$ 1,5 bilhão a recuperar em perdas 
referentes aos tempos de petróleo alto. Por 
isso, ele acredita em possibilidade de reajustes 
apenas a partir de abril. Luiz Otávio Broad, 
da corretora Ágora, vai além: para ele, reajustes
 apenas no segundo semestre. “Não dá também
 para baixar muito os preços, já que a empresa
 tem que fazer pesados investimentos”, aponta Broad.
Com uma gasolina dessas, não há motor que 
aguente!
Investimentos - A geração de caixa para
 investimentos é ponto central da questão, 
dizem os especialistas. Pires lembra que gasolina 
e diesel representam cerca de 60% da receita 
da companhia e o consumo tende a cair por conta
 da crise financeira. Ou seja, uma redução 
significativa de preços teria grande impacto 
no caixa. Em relatório, o analista Emerson
 Leite, do Credit Suisse, calcula que, com os
 preços atuais, a Petrobras já deve ter um
 déficit de US$ 8,5 bilhões em seu orçamento,
 considerando investimentos de
 US$ 22,8 bilhões este ano.
Tal volume pode ser captado no mercado
 financeiro, mas é fato que em tempos de
 crédito escasso e caro, quanto maior a geração 
de caixa, melhor. Até porque, lembra Mattos,
 a inflação não chega a ser um problema
 neste momento, o que reduz a pressão pela
 redução de preços dos combustíveis – 
a gasolina é o item de maior peso no IPCA.
 Pires diz, porém, que pode surgir algum tipo
 de movimento pedindo redução no preço do
 diesel, importante fator de custo para
 indústria e agro negócio.
Á explicação para o preço da gasolina não
 convence ninguém!
É uma verdadeira exploração na cara dura !




Plataforma P-52, que extrai
 petróleo do campo de
 Roncador, inclusive da
 camada pré-sal

O presidente Lula tem divulgado tanto sobre o 
descobrimento de uma nova camada de pre-sal.
Mas não cita em nenhum momento se isto ira, 
reduzir o preço da gasolina.
Com certeza  não ira reduzir  em nada.
Esta muito empolgado com isso, ele deveria também, 
investir em combustíveis renováveis, e alternativos.
Pois é isso que o mundo inteiro vem fazendo.
E com resultados fantásticos, pois existe um grande 
interesse em se substituir os combustíveis atuais,
inclusive á gasolina, porque então o nosso Exmo 
presidente, também não entra nessa luta, que sera, 
uma grande vitoria para o pais e toda humanidade.

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