Ter carro no Brasil é mesmo para poucos.
Além de todos os impostos embutidos no
preço do carro (chegam a 29% do valor de
tabela em um carro médio) e de outros
tributos, como IPVA, ainda há aqueles que
são pagos em uma série de serviços como
abastecimento, troca de pneu, amortecedores,
entre outros. Apenas para o caro leitor ter
uma idéia, nada menos do que 57,13% do
preço da gasolina é apenas imposto, segundo
o Sindicato do Comercio varejista do Estado
de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto
que vende o litro por R$ 2,50, R$ 1,43 vai
para os cofres públicos.
Além de todos os impostos embutidos no
preço do carro (chegam a 29% do valor de
tabela em um carro médio) e de outros
tributos, como IPVA, ainda há aqueles que
são pagos em uma série de serviços como
abastecimento, troca de pneu, amortecedores,
entre outros. Apenas para o caro leitor ter
uma idéia, nada menos do que 57,13% do
preço da gasolina é apenas imposto, segundo
o Sindicato do Comercio varejista do Estado
de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto
que vende o litro por R$ 2,50, R$ 1,43 vai
para os cofres públicos.
Para se esquivar pelo menos em parte dessa
brutal carga tributária é que se vende combustível
adulterado, numa prática ilegal, que não justifica
o erro do governo em cobrar tanto imposto e que
pode danificar o carro do cidadão de bem. Se
tivessemos combustíveis com menos impostos
embutidos no preço final, ganharíamos em
qualidade. Não está na hora de haver uma tabela
em cada posto que mostre pelo o que o consumidor
está pagando? Não seria o primeiro passo para
mudarmos a situação atual? O que o caro leitor acha?
brutal carga tributária é que se vende combustível
adulterado, numa prática ilegal, que não justifica
o erro do governo em cobrar tanto imposto e que
pode danificar o carro do cidadão de bem. Se
tivessemos combustíveis com menos impostos
embutidos no preço final, ganharíamos em
qualidade. Não está na hora de haver uma tabela
em cada posto que mostre pelo o que o consumidor
está pagando? Não seria o primeiro passo para
mudarmos a situação atual? O que o caro leitor acha?
Além de ganhar menos e viver em piores
condições que os norte-americanos, os
cidadãos brasileiros pagam mais caro pelos
combustíveis, revela um levantamento da
consultoria CBIE (Centro Brasileiro de Infra
-Estrutura). Isso porque o preço da gasolina
no Brasil está 29% acima das cotações de
referência do produto no setor norte-
americano do Golfo do México.
Para se ter uma idéia, a gasolina era vendida
ao produtor dos EUA a US$ 0,36 (aproximadamente
R$ 0,78)* o litro no último dia 03. Já para o
produtor brasileiro, o preço estava em
US$ 0,47 (cerca de R$ 1).
No caso do óleo diesel, o preço praticado
no Brasil é 14% maior do que o dos Estados
Unidos: US$ 0,48 (R$ 1,03) para os produtores
norte-americanos e US$ 0,55 (R$ 1,18)
para os brasileiros.
E o mais curioso de tudo é que os preços
do petróleo estão em forte tendência de
queda desde o segundo semestre do ano
passado, sobretudo no começo deste ano,
por conta das altas temperaturas de inverno
dos EUA, que estão fazendo o consumo diminuir.
condições que os norte-americanos, os
cidadãos brasileiros pagam mais caro pelos
combustíveis, revela um levantamento da
consultoria CBIE (Centro Brasileiro de Infra
-Estrutura). Isso porque o preço da gasolina
no Brasil está 29% acima das cotações de
referência do produto no setor norte-
americano do Golfo do México.
Para se ter uma idéia, a gasolina era vendida
ao produtor dos EUA a US$ 0,36 (aproximadamente
R$ 0,78)* o litro no último dia 03. Já para o
produtor brasileiro, o preço estava em
US$ 0,47 (cerca de R$ 1).
No caso do óleo diesel, o preço praticado
no Brasil é 14% maior do que o dos Estados
Unidos: US$ 0,48 (R$ 1,03) para os produtores
norte-americanos e US$ 0,55 (R$ 1,18)
para os brasileiros.
E o mais curioso de tudo é que os preços
do petróleo estão em forte tendência de
queda desde o segundo semestre do ano
passado, sobretudo no começo deste ano,
por conta das altas temperaturas de inverno
dos EUA, que estão fazendo o consumo diminuir.
Gasolina é 60% mais cara no Brasil do que no resto do mundo |
O preço da gasolina no Brasil está quase 60% acima das cotações internacionais. No caso do diesel, a diferença passa dos 30%. Os números são de especialistas no mercado energético. Caminhão tanque, com o precioso liquido. Esse fosso entre o que consumidores de outros países pagam para abastecer o carro e o valor dos combustíveis no mercado brasileiro aumentou muito nos últimos meses, com a crise econômica mundial derrubando o preço das commodities. O barril de petróleo, que atingiu os US$ 147 em julho do ano passado, terminou o pregão de ontem cotado a US$ 35 – um recuo de mais de 75% em seis meses. Ainda assim, nenhum dos analistas acredita que a Petrobras vá promover ajustes agora, uma vez que a empresa ainda não recuperou as perdas por ter mantido os preços inalterados em tempos de petróleo caro. Além disso, a companhia precisa gerar caixa para sustentar seu plano de investimentos, considerado pelo governo um dos principais remédios contra a crise financeira. A conta a respeito da diferença de preços da gasolina e do óleo diesel varia entre os analistas. Para Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a gasolina brasileira está hoje 50% mais cara do que a cotação americana, usada como referência pela estatal. Já o diesel está 30% mais caro. Nelson Rodrigues de Mattos, do Banco do Brasil Investimentos (BBI), calcula a diferença em 59% para a gasolina e 40% para o diesel. “O Brasil é o único país que, em meio à crise, não baixou juros nem preço da gasolina”, comenta Pires. Álem de ser o combustível mais caro do mundo, também o que tem á pior qualidade! Congelamento - Quando a Petrobras promoveu o último aumento de preços, em maio do ano passado, o barril rondava os US$ 110 por barril. A empresa alega que não repassou ao consumidor a alta do segundo trimestre de 2008. Além disso, manteve os mesmos preços da gasolina e do diesel entre setembro de 2005 e maio de 2008. “Neste mesmo período, o preço do petróleo passou de US$ 65 por barril para US$ 115/barril e a Petrobras suportou esta defasagem, para não impactar o consumidor brasileiro. O último reajuste foi de 10% para a gasolina e de 12% para o diesel, enquanto o preço do petróleo quase dobrou”, afirmou a companhia, por meio de nota. Mattos, da BBI, calcula que a companhia ainda tenha R$ 1,5 bilhão a recuperar em perdas referentes aos tempos de petróleo alto. Por isso, ele acredita em possibilidade de reajustes apenas a partir de abril. Luiz Otávio Broad, da corretora Ágora, vai além: para ele, reajustes apenas no segundo semestre. “Não dá também para baixar muito os preços, já que a empresa tem que fazer pesados investimentos”, aponta Broad. Com uma gasolina dessas, não há motor que aguente! Investimentos - A geração de caixa para investimentos é ponto central da questão, dizem os especialistas. Pires lembra que gasolina e diesel representam cerca de 60% da receita da companhia e o consumo tende a cair por conta da crise financeira. Ou seja, uma redução significativa de preços teria grande impacto no caixa. Em relatório, o analista Emerson Leite, do Credit Suisse, calcula que, com os preços atuais, a Petrobras já deve ter um déficit de US$ 8,5 bilhões em seu orçamento, considerando investimentos de US$ 22,8 bilhões este ano. Tal volume pode ser captado no mercado financeiro, mas é fato que em tempos de crédito escasso e caro, quanto maior a geração de caixa, melhor. Até porque, lembra Mattos, a inflação não chega a ser um problema neste momento, o que reduz a pressão pela redução de preços dos combustíveis – a gasolina é o item de maior peso no IPCA. Pires diz, porém, que pode surgir algum tipo de movimento pedindo redução no preço do diesel, importante fator de custo para indústria e agro negócio. Á explicação para o preço da gasolina não convence ninguém! É uma verdadeira exploração na cara dura ! O presidente Lula tem divulgado tanto sobre o descobrimento de uma nova camada de pre-sal. Mas não cita em nenhum momento se isto ira, reduzir o preço da gasolina. Com certeza não ira reduzir em nada. Esta muito empolgado com isso, ele deveria também, investir em combustíveis renováveis, e alternativos. Pois é isso que o mundo inteiro vem fazendo. E com resultados fantásticos, pois existe um grande interesse em se substituir os combustíveis atuais, inclusive á gasolina, porque então o nosso Exmo presidente, também não entra nessa luta, que sera, uma grande vitoria para o pais e toda humanidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário