Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PROJETO ARROJADO.

A Rússia aprovou no último dia 22 de agosto um projeto que parece saído da ficção: com custos aproximados de US$ 65 bilhões, o país deve iniciar a construção de um tunel de 106 quilometros ligando a Sibéria á America do Norte, permitindo o transporte terrestre entre os dois continentes.O projeto, que deve atravessar o Estreito de Bering, está planejado para quebrar o recorde de túnel mais longo do mundo, possuindo o dobro do tamanho daquele que liga a Inglaterra à França.
Uma ideia saída da própria ficção 
cientifica para se tornar realidade.
 Além de permitir o transporte de bens entre o continente asiático e a América, o projeto pode ajudar no desenvolvimento de um corredor de energia renovável a partir da instalação de dispositivos capazes de acumular a eletricidade produzida pelos ventos e pelas marés do percurso.O túnel também deve servir para o transporte ferroviário, se tornando parte de uma rede de trilhos que se espalha por três quartos do hemisfério norte da Terra. 
Maquinas de ultima geração são 
utilizadas para á escavação.
Além disso, através da construção serão passadas linhas de transmissão e cabos de fibra ótica, aumentando a capacidade de comunicação entre os dois continentes.

Para que o projeto seja viabilizado, serão estabelecidas parcerias entre o setor público e empresas privadas interessadas no potencial econômico da ponte. Segundo, a novidade deve garantir o transporte ferroviário de 100 milhões de toneladas de carga por ano.

Quando o Eurotunnel estava em projetos 
muitos também disseram ser uma obra inviável.

Outro fator que surpreende é a capacidade de geração de energia do projeto. Somente com a energia das marés próximas seria possível produzir 10 gigawatts de eletricidade, valor que seria ainda maior com a produção de energia através dos ventos. 
A expectativa é a de que o processo de construção do túnel demore aproximadamente 15 anos para ser finalizado. 

Uma obra pra la de arrojada, que 
unira os dois continentes.

Essa seria somente a etapa inicial do projeto, já que levaria mais alguns anos para o fim do desenvolvimento das linhas de transmissão de dados e energia, sem contar com a instalação dos trilhos para o estabelecimento da ferrovia ligando os continentes esse é um projeto hiper ambicioso que fara o tunel do canal da mancha parecer uma fotografia em preto e branco fretene uma outra fotografia colorida e digital.

Me deem uma alavanca e um ponto de apoio e 

moverei o mundo disse Arquimedes, um certo dia.

E quando disse um dia o matemático e filosofo grego Arquimedes de Siracusa, ao afirmar: Me deem uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo, ele não estava brincando,  em sintase ao grande poder mecânico de uma simples alavanca, mas também sinalizando do grande poder humano em realizar tudo o que desejar, seja em qual dificuldade for.

Não a nada que uma imaginação hiper
 fértil e uma montanha de dinheiro não resolvam.
E se ele estivesse vivo hoje ele também poderia  complementar sua  frase com uma outra paralela dizendo: O que uma montanha de dinheiro e uma imaginação fértil não são capazes de realizar, praticamente tudo, lembro-me quando dos projetos do Eurotúnel que ligaria a França ao Reino Unido, surgiram diversas criticas dizendo que seria um projeto enviável, por diversas situações e razões, e hoje aquilo que era um projeto muito ambicioso para á época e tido por muitos como impossível, hoje ja se encontra em pleno funcionamento e a pleno vapor.

Nenhum comentário: