Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2012

CASA DAS MAQUINAS.

A inesquecível banda de rock n roll 
brasileira que ficou na historia da musica.
A banda começou quando Jose Aroldo Binda (Aroldo) e Luiz Franco Thomaz (Netinho), dois ex-integrantes da banda Os incriveis,  juntaram-se a Carlos Roberto Piazzoli conhecido como Pisca, Carlos Geraldo Carge, ex-integrante da banda Som Beat, que tocava baixo e guitarra, e Pique, ex-integrante da banda de Roberto Carlos que tocava órgão, piano, saxofone e flauta. No começo ficaram conhecidos como "os novos Íncríveis", fazendo shows por todo o Brasil. Seu repertorio incluia músicas de Elvis Presley, Paul Anka, Chubby Chequer, Neil Sedaka, entre outros. Nas apresentações vestiam figurinos , se maquiavam e davam grandes performances teatrais no palco.
Casa das Maquinas uma banda de rock n roll nacional.
Em 1974 entraram em estudio e gravaram seu primeiro LP, intitulado Casa das Maquinas, neste primeiro disco a banda seguiu um padrão mais hard rock, que lembrava muito o estilo dos Incríveis. Com a saída de Pique, logo depois da gravação desse disco, a vaga se abriu para um virtuoso tecladista da época, Mario Testoni Jr, que trouxe Marinho Tomaz (bateria), irmão de Netinho. Ambos deram um grande vigor para a banda na época (foram uma das primeiras bandas de rock a usar dois bateristas ao mesmo tempo). Entraram em estúdio e gravaram Lar de Maravilhas em 1975, onde foi adotado um estilo mais progressivo.
Casa das Maquinas uma banda formada 
por alguns ex-integrantes dos Incríveis.
Nessa época Netinho conheceu um grande compositor, ainda menor de idade, chamado Catalau, que havia sido descoberto em 1976 por Pisca e ele mesmo,a primeira letra que fez foi "Rock que se cria". Compõs com a banda dois discos, Lar de Maravilhas (1975) e Casa de Rock (1976)No disco seguinte ocorreram algumas modificações na formação: Carlos Geraldo e Aroldo saíram e o grupo passou a procurar por um vocalista e um baixista. Foi a vez de Simbas  assumir os vocais principais; ex-vocalista do Mountry, banda de bailes e shows da época, Simbas trouxe para o grupo sua voz e seu estilo andrógino no palco.
O vocalista Simbas e o seu estilo muito 
extravagante no palco.
 Netinho ofereceu o convite para Simbas logo que chegou de uma viagem a Londres, indicado por Caramês (jornalista da revista POP). Simbas ainda teria tido outra oferta de ser vocalista da banda Tutti Frutti, de Rita Lee, porém optou pela proposta de Netinho e ingressou no Casa das Máquinas, entraram em estúdio e gravaram Casa de Rock, sem baixista, Pisca  fez as linhas de baixo e só depois foi convidado João Alberto para assumir o posto de baixista da banda, nessa mesma época o Casa conseguiu uma apresentação na TV Tupi, que não foi ao ar por causa da censura: Simbas teria vestido roupas chamativas e feito movimentos eróticos, e este teria sido o principal motivo. 
Casa de rock, que nada mais era do 
que o próprio Casa das Maquinas.
Mais tarde o vídeo estaria disponibilizado na internet. Agora seria a vez de Marinho Testoni deixar a banda: seu contrato acabou na época e ele recebeu uma boa proposta para integrar o grupo Pholhas. Seguindo o caminho a banda continuou sem tecladista fixo: Pisca, que era o gênio instrumental, tocava teclado em algumas musicas que não precisavam de guitarra, como "Vale verde" e "Mania de ser".
Netinho disse que a extinta TV Excelsior 
contratou a banda para combater a 
Jovem Guarda, (coisa de louco hein).
Entraram em estúdio e gravaram o videoclipe da música "Casa de Rock" que continha um cenário com máquinas e andaimes, lembrando mesmo o nome da banda, e publicado mais tarde no programa global Fantástico, quase no fim da carreira fizeram um show em Santos em 1978 que foi gravado em uma fita cassete e depois pirateado para CD, uma das últimas apresentações do grupo, que depois ficaria parado até dezembro de 2003.
A briga dos integrantes da banda 
praticamente fechou-lhes as portas.
A maior polemica de todas
Vestido de maneira extravagante, Simbas o vocalista da banda, realizava uma apresentação bem diferente.  e isso causavam muitas provocações e insinuações sobre sua sexualidade, e com o tempo ele foi perdendo as estribeiras, e ja não estava mais suportando as diversas piadinhas que faziam sobre sua postura nos shows, era como se diz "um barril de polvora se aproximando de uma centelha"
Netinho conta ao Thunderbird algumas 
de suas varias historias.
O rebu todo começou mesmo na tarde de 18 de setembro de 1977, um sábado quando o Casa se preparava para uma apresentação na TV Record (SP), momento antes do programa, na garagem da própria emissora, o carro de Simbas (Nivaldo Alves Hora) e um ônibus da Record bateram. O motorista João Luís da Silva Filho retirava da garagem um ônibus para gravações externas, auxiliado pelo Câmara Lucínio, que fazia sinais para orientar a movimentação do veículo.
Casa das Maquinas, uma banda muito
 cultuada no exterior, devido á 
sua grande qualidade musical.
 Na manobra, o ônibus esbarrou levemente num Opala, de onde saltaram os três músicos, reforçados pelo irmão de Simbas, então, achando que o acidente fora proposital, Simbas passou a discutir e, depois a brigar com Lucínio de Faria, 35 anos, pai de cinco filhos, o grupo começou a agredir João Luís e Lucínio. Depois de ser espancado no pátio, o franzino Lucínio foi arrastado para um banheiro da emissora, onde continuou o massacre, ao encerrar-se a surra, ainda recebeu a última ameaça do chefe da segurança da Record, Wadi Gragnani Dini: seria demitido se contasse à polícia sobre a briga na emissora, espancado, Lucínio foi embora, mas começou a passar mal e ao ser hospitalizado, constatou-se estar com costelas e alguns órgãos internos rompidos, e que com isso lhe causaram a morte. 
Album do Casa lançado no ano de 2007.
Eu me lembro muito bem dessa briga, na época foi super comentada, e sem duvida foi um dos grandes fatores que ajudaram para o final da banda, pois os músicos ficaram malvistos pelo publico como marginais baderneiros, e perderam muito dinheiro com seus shows agendados que eram cancelados por causa daquele fato, o vocalista Simbas, subia no palco travestido e isso gerava muitas brincadeiras e gozações e insinuações de muita gente, naquela época a coisa pegava feio, e ele tinha muita coragem em se apresentar assim, hoje em dia o musico se apresentar travestido é a coisa mais normal do mundo.
O retorno da banda.
A possibilidade do retorno da banda havia sido estudada há tempos, em dezembro de 2003, Netinho remontou a banda para uma apresentação única em Matão, interior de São Paulo, e a resposta do publico foi melhor que a banda esperava, o publico ficou estasiado com a apresentação, e isso demostrou aos músicos que eles ainda tinham muita lenha para queimar, nessa formação contaram com Netinho, Marinho Testoni e Marinho Thomaz, e foram chamados Nando Fernandes vocais, Andria Busic (Dr Sin) no baixo e Sandro Haick na guitarra.
Em 2003, retorno triunfal da banda, 
com um publico grandioso.
O retorno concretizou-se no final de 2007. A banda prepara um novo álbum para 2008, trinta anos após seu antecessor, mas com nova roupagem e novos integrantes, além de canções inéditas dando sequência à carreira, contava com algumas regravações em novos arranjos, em janeiro de 2008 foram convidados para tocarem no Festival Psicodalia de Carnaval, na Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, com um público de 3000 pessoas e um repertório totalmente inédito, a formação que se apresentou festival em 3 de fevereiro de 2008 contou com Netinho, seu irmão Marinho Thomaz, Marinho Testoni, Andria Busic e Faiska.



Nenhum comentário: