Um dia dramático, caótico e histórico. Todos os adjetivos cabem para falar da saga do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado, 7, que começou logo cedo com uma ato religioso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e terminou numa cela de 15 metros quadrados na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O Brasil assistiu ao longo do Sabado, em tempo real, ao ex-presidente mais popular da democracia recente chegar à prisão. Popular, claramente, para o bem e para o mal. Lula saiu literalmente carregado nos braços do povo em São Bernardo, e amargou uma recepção hostil com incontáveis fogos de artifício quando o bimotor que o levou de São Paulo à capital paranaense pousou no aeroporto Afonso Pena.
Lula desafiou a justiça brasileira ao
não cumprir a sua ordem de prisão.
Uma multidão de imbecis, não permitia
que a Policia Federal cumprisse o
mandato de prisão contra Lula!
Para finalizar, na chegada à sede da PF o petista pôde ver, da janela do helicóptero que o conduzia a seu destino final, sua militância ser massacrada por bombas de gás disparadas pela polícia. Um capítulo melancólico de um personagem que ganhou projeção mundial. Foi uma jornada de sobressaltos, com uma militância arisca e indignada, que chegou a cercar o portão do sindicato para evitar a saída do ex-presidente e derrubar as grades num movimento furioso impedindo a saída de Lula. As lideranças petistas precisaram intervir avisando que o tempo acordado com a PF estava se esgotando. "A PF deu meia hora para nós resolvermos. Ou Lula será responsabilizado criminalmente por tudo de ruim que venha acontecer", alertou a senadora Gleisi Hoffmann de cima do caminhão de som.
Preso na tal ditadura militar como eles
dizem e agora preso na democracia,
sera que essa tal ditadura militar
era mesmo assim tão ruim?
A maioria da população brasileira comemora
a prisão do reconhecido como o maior
ladrão da humanidade de todos os tempos.
Chegou-se a cogitar que a parede humana que impedia a saída de Lula fazia parte da estratégia do ex-presidente para evitar ser preso. Hoffmann explicava à militância que se Lula não saísse ele poderia receber uma ordem de prisão preventiva e ser prejudicado em sua batalha jurídica para tentar reverter a prisão. Diante de uma multidão enfurecida, e correndo contra o relógio para se entregar, Lula protagonizou uma cena antológica: deixou o prédio emblemático para sua carreira política a pé por volta das 18h40, para chegar a um carro da Polícia Federal. Abriu caminho entre a militância que, momentos antes, tinha impedido seu carro de deixar o local. Em meio ao tumulto, o petista se entregou para cumprir, embora com atraso de 26 horas, a ordem de prisão decretada pelo juis Dr Sergio Moro, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.
A imagem mais esperada pela população
brasileira, (os verdadeiros brasileiros).
Lula na cadeia, quem poderia imaginar
isso? Agora todos aqueles corruptos que
coloquem suas barbas de molho, pois
não vai ter perdão para ninguém!
O ex-presidente seguiu assim, sob custódia policial, em um carro que o levaria à sede da PF para fazer exames de corpo e delito (praxe), antes que ele fosse encaminhado a Curitiba. As TVs cobriam o trajeto com imagens aéreas, numa transmissão ao vivo, vista por milhões de brasileiros. Metade deles celebrava, a outra, se entristecia. Ninguém indiferente. A saga que durou quase 50 horas Lula chegou ao sindicato na quinta-feira por volta das 20h após a inesperadamente rapida determinação de Moro, teve espaço ainda para um discurso derradeiro, no qual Lula admitia sua "morte política", ao menos por enquanto. Após uma longa expectativa desde que chegara ao sindicato na noite de quinta-feira, ele falou ao público presente, depois da missa celebrada no próprio sindicato em homenagem a sua mulher, Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado.
Dia 07 de Abril de 2018 esse dia passara para
a historia, parecia dia de jogo do Brasil
na copa do mundo, tamanha era a
quantidade de fogos para a
comemoração da prisão de Lula.
Ele usou do aniversario de morte
da esposa para tentar ludibriar
a Policia Federal, e ganhar tempo.
Não ha novidade nenhuma nisso, pois
ele com toda a sua insensibilidade
realizou vários discursos políticos
no próprio velório da esposa.
Com o mesmo estilo que marcou sua trajetória de mais de 40 anos de vida pública, Lula permitiu-se um último ato catártico, em que desafiou os que ele considera seus algozes: o Judiciário, a mídia e aqueles que não queriam que ele fosse candidato a presidente. É inegável o valor politico e histórico de Lula, que exemplifica a saida de um homem simples, sem estudo e da pobreza, para um dos mais altos patamares da politica de um pais, porem a de se ressaltar também que ele Lula, traiu toda uma nação que esperava dele, imensas mudanças, os altos processuais citam dele ter aberto os cofres públicos para diversos esquemas de corrupção, e ser o grande chefe de todos eles. Tudo que ele e o seu partido PT, colocaram a mão, automaticamente se transformaram em corrupção, um mentiroso nato e insensível, capaz ate de recitar discursos no próprio velório da esposa. Ele teve a grande oportunidade de sua vida, ao se tornar presidente, mas o poder subiu a sua cabeça e ele jogou tudo por agua abaixo, e o que se diz dele ter tirado milhões da miséria absoluta, é mais uma de suas grandes farsas, as pessoas continuam iludidas e vivendo na pobreza absoluta. E do alto do cargo de presidente de um pais, para uma cela minuscula de uma cadeia, não é perseguição politica e não é injustiça, é apenas a imensa certeza da punição de um homem, que traiu a sua Patria e o seu povo, e que agora vai ter que pagar por todos os seus erros... preso.
Fonte El Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário