Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO.

A noticia que correu durante toda a semana, e que causou uma grande surpresa e comoção no mundo inteiro, foi quando a belíssima atriz,  pacifista  e ativista de diversas causas sociais, Angelina Jolie, declarou ter realizado uma dupla mastectomia  ou seja, a retirada dos seus dois seios, tudo devido a ter ela uma grande possibilidade em contrair o temível câncer de mama.  Com uma perspectiva em torno de 87% de possibilidades de contrair a doença, pelo fato hereditário  pois a sua mãe a atriz Marcheline Bertrand, ter lutado uma longa batalha contra essa doença de 10 anos e ter falecido precocemente aos 56 anos de idade.
A belíssima atriz e modelo, Angelina 
Jolie, realiza uma mutilação voluntaria.
Em Tomb Rider ela teve a maior bilheteria
 com um filme inspirado em um video game.
Mas o que levaria uma pessoa tão esclarecida, vivida e realizada em sua vida profissional e tambem pessoal, a tomar uma decisão tão dificil como essa. Retirando os seios, que significam o maior simbolo da feminilidade de toda mulher, causando com isso uma mutilação espontânea,  num corpo considerado um dos mais perfeitos do planeta.  Seria o medo da morte ou o medo do cancer? Mas o cancer e a morte são praticamente a mesma coisa. Nada disso, existe uma grande diferença entre a morte em si e a morte provocada por um cancer.  Quem ja teve essa triste experiencia na familia ou entre conhecidos, sabe muito bem que apenas a palavra cancer ja provoca um imenso frio na espinha.
Sem duvida uma mulher de imensa coragem.
Pelos seus diversos traumas causados em toda familia e também pela imensa tortura causada ao doente, com um tratamento de medicamentos fortíssimos,  em casos necessita-se a utilização dos terríveis  tratamentos de quimioterapia e  radioterapia, que deixam sequelas  momentâneas terríveis,  com queda dos cabelos, mal estar generalizado, enfraquecimento do corpo e depressão devido as longas sessões de tratamentos.  Agora a retirada das mamas, poderá afasta-la da possibilidade de contrair cancer, mas sera impossível afasta-la da possibilidade da morte, pois isso faz parte do ciclo da vida humana, que é nascer, viver e morrer. Com certeza a morte vira por uma outra condição.
As paginas de um livro são as passagens, 
os dias são os capítulos, e a vida é uma 
metáfora, onde o final é uma realidade.
Sem duvida alguma esse é um momento de grande sofrimento e comoção da moça e dos seus familiares, ao ter escolhido uma maneira tão torturante em se desfazer desse terrivel mal, e com isso ela tera que conviver pelo resto de sua vida com  uma decisão dificil,  alem de uma mutilação fisica, que chega aos extremos da conciencia, mas que no seu ponto de vista, se fazia necessário  e a vida tera que continuar, isso é mais do que certo. Essa historia me fez relembrar do saudoso ator de Hollywood Steve M c Queen, que foi um dos atores mais bem pagos do cinema, considerado um dos maiores atores de todos os tempos,  ele trabalhou no filme Papilon, uma historia real de um condenado que conseguiu fugir de uma prisão a prova de fugas, e contracenou com Charles Bronson,  Dustin Hoffman, James Coburn, Clint  Eastwood,  e varios outros.
Steve Mc Queen, venceu o câncer, 
mas foi derrotado pelo coração.
A historia de Steve Mc Queen, bate certinho no que eu escrevi acima, sobre do ciclo da vida, onde a morte é uma peça fundamental em todo esse esquema natural.  Ele contraiu o terrível câncer, o mesotelioma,  um mortal tumor localizado nas glândulas pulmonares, quando internado aos 50 anos de idade em 1980, realizava um tratamento fortíssimo que estava dando bons resultados, e que em um tempo razoável, todos estavam muito contentes com os resultados do seu tratamento e até ja planejavam uma grande festa de recepção para o ator.  Mas com o que todos não contavam, foi que próximo de sair do hospital, ele teve um infarto fulminante, e não resistiu ao mesmo, vindo a falecer no dia 07 de Novembro de 1980. Quando todos esperavam que ele havia superado o terrível mal do cancer, e estava quase saindo do hospital, ele morreu por uma outra causa totalmente diferente, demostrando que é impossível ludibriar a temida morte no ciclo natural da vida.

"UMA BREVE HISTORIA DO TEMPO".

"Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do nosso amado pai hoje”, dizem seus três filhos, Lucy, Robert e Tim, em nota publicada na primeira hora da manhã de quarta-feira. “Era um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado sobreviverão por muitos anos. Sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas no mundo inteiro. Certa vez disse: ‘O universo não seria grande coisa se não fosse lar das pessoas que você ama’. Sentiremos sua falta para sempre”. Aos 22 anos, Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, "ELA", e os médicos lhe deram apenas dois anos de vida. 
Ainda jovem ele contraiu uma rara
 doença degenerativa que o deixou preso 
em uma cadeira de rodas, mas que não
 impediu que ele continuasse o seu 
brilhante trabalho cientifico.
O universo para Hawking era como 
se fosse um comodo de sua casa.
Mas viveu mais 54 anos. A doença o deixou em uma cadeira de rodas e incapaz de falar sem a ajuda de um sintetizador de voz. Reduziu o controle de seu corpo à flexão de um dedo e ao movimento dos olhos. Seu intecto avassalado, sua intuição, sua força e seu senso de humor, combinados com uma doença destrutiva, transformaram Hawking em símbolo das infinitas possibilidades da mente humana, e de sua insaciável curiosidade. Apesar de haver uma nuvem sobre meu futuro, descobri, para minha surpresa, que desfrutava mais do que nunca da vida no presente, disse Stephen Hawking em uma ocasião."Meu objetivo é simples. É um completo conhecimento do universo, porque ele é como é, porque existe".
A NASA lhe propiciou a oportunidade
 de conhecer a gravidade zero. 
Seu brilhante trabalho foi reconhecido no
 mundo inteiro e grandes estadistas o homenageavam por isso.
Amigos e colegas da Universidade de Cambridge prestaram uma homenagem, produzindo um video  sobre a trajetória de Stephen Hawking,  referindo-se a ele como o “professor Hawking”, como era mencionado no mundo da ciência,  e um texto em cujo penúltimo parágrafo se resume uma palestra do professor em seu 75 aniversario, “Foi um momento glorioso estar vivo e pesquisar sobre física teórica. Nossa imagem do Universo mudou muito nos últimos 50 anos, e estou feliz de ter feito uma pequena contribuição”.O professor Stephen Toope, vice-reitor da Universidade de Cambridge,  também o homenageou com estas palavras: O professor Hawking foi um pessoa única que será lembrada com carinho e afeto não só em Cambridge, mas no mundo inteiro. 
Sem duvida alguma Stephen Hawking, 
foi o maior gênio da nossa epoca.
Ele era um discípulo de Albert Eintein, 
e suas teorias sobre o Universo 
simplificavam toda a sua complexidade.
Stephen Hawking pode ser considerado
 como o Einstein do nosso tempo.
Suas contribuições excepcionais para o conhecimento científico e a popularização da ciência e a matemática deixaram um legado indelével. Sua personagem foi uma inspiração para milhões. Ele fará muita falta.  Nascido em 8 de janeiro de 1942 em Oxford (embora sua família morasse em Londres), Stephen William Hawking já se destacava no colégio do St. Albans, cidade para onde seu pai se mudou. Ali os colegas o apelidaram de "Einstein" por seu interesse pela ciência. Hawking saltou para a fama junto a seu colega Roger Penrose no final da década de 1960. O motivo, sua teoria da singularidade do espaço-tempo. Os dois físicos aplicaram a lógica dos buracos negros ao universo inteiro, assunto que o primeiro detalharia mais tarde para o grande público em Uma Breve História do Tempo, do Big Bang aos buracos negros (1988).
Fonte BBC.

TRAÇOS DE UM CRIMINOSO.

Afinal, como podemos identificar um criminoso em potencial? É claro que não podemos sair por aí acusando as pessoas de serem criminosas, é preciso ter provas para fazer essa afirmação. Porém, caros leitores, alguns comportamentos podem claramente indicar que a pessoa é um criminoso em potencial. Lembrando que isso quer dizer que ela pode ter tendências a esse comportamento, isso não significa que ela venha cometer. Pois bem, tendo isso em mente resolvemos fazer uma lista com alguns comportamentos comuns entre pessoa que podem ser criminosos. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria sobre os 7 comportamentos comuns entre criminosos em potencial:Os criminosos em potencial costumam se elevar diante das outras pessoas. 
 O egocentrismo deixa transparecer 
um individuo bastante mesquinho
 que so pensa em si mesmo.
Ao qual se acha muito acima das
 demais pessoas, esse comportamento
 pode indicar uma tendencia criminosa.
Por exemplo, um dos assassinos que fez o Massacre no Columbine escreveu em seu diário pessoal o seguinte: "Eu sou Deus". Essa é uma ideia radical que claramente expressa sua superioridade sobre as outras. É possível notar tais comportamentos, como expressar superioridade racial, de gênero ou mesmo social. Inconscientemente subestimar sua importância para o mundo à sua volta, parentes e amigos também é um comportamento estranho. É claro que coisas como gostar de armas, por exemplo, não torna uma pessoa automaticamente um criminoso. Caça legal, coleção de facas ou armas de fogo e o amor ao jogos que envolvam tiro pode ser um hobby sim, o problema é quando a pessoa tem um compromisso maníaco com esse hobby. Você concorda que se uma pessoa admira maníacos ou criminosos e suas ações algo pode estar estranho?
Uma arma de fogo passa uma sensação
 de extrema superioridade, e aquela 
pessoa medrosa e indefesa, com 
uma arma se sente gigante.
Logicamente muitas pessoas possuem Hobbies
 sobre armas de fogo, e não quer dizer que
 elas sejam criminosas, e todos os cidadãos
 possuem o direito constitucional
 a sua auto defesa. 
Criminosos em potencial não tem sentimentos, eles erradicam a compaixão e empatia em relação aos outros. Pessoas desse tipo mentem bastante, são propensas à violência e costumam desfrutar da tortura e humilhação de outros indivíduos. Por exemplo, sabe aqueles vídeos de crueldade e violência que rodam pela internet? Gostar disso pode ser estranho, mas algumas pessoas sentem um grande prazer em ver coisas do tipo.Estamos falando de pessoas são agressivas com outros indivíduos ou mesmo com os animais. Mudanças de humor sem um motivo e tentativas de suicídio também enquadram nesses comportamentos. Na verdade existem muitos outros sintomas, mas algumas pessoas conseguem ocultá-los sem problema algum. 
Criminosos em potencial não sentem
compaixão pelo semelhante, e em muitos
 casos ainda se desfazem de seus sofrimentos.
Possuem duas caras onde as utilizam 
sempre que houver conveniência.
Até porque, na prática, os maníacos mais violentos muitas vezes parecem pessoas completamente comuns. O desejo de abstrair do mundo pode surgir por várias razões. Pode ser por causa de uma doença, transtorno mental e até ao uso excessivo da tecnologia. O desejo de dessocialização em jovens, por exemplo, surge frequentemente por causa do bullying. As crianças e adolescentes sempre tentam esconder quando sofrem agressões e coisas do tipo pois eles consideram isso vergonhoso. Caso você perceba isso em alguém próximo a você, tente conversar para que num futuro isso não vire um problema grave. Estamos falando de depressão real e não de estresse ou frustração. É importante distinguir tais conceitos, até porque, depressão é uma desordem mental e o estresse, por exemplo, são fenômenos naturais. 
 Pessoas que mudam de comportamento constantemente possuem uma tendencia
 criminosa atuante em seu sub-consciente,
 que pode despertar a qualquer momento.
Luciano Pablo Salazar, o adolescente da foto
 que sem nenhuma piedade, remorso ou 
qualquer outro sentimento humano, degolou
 o seu cachorro, e postou as fotos na internet,
 com certeza esse comportamento tipifica 
o psicopata assassino, e com certeza 
esse jovem doente, no futuro se nao for
contido agora, ira repetir esse mesmo 
gesto com pessoas, pois isso 
lhe da imenso prazer.
A mente humana  um mistério indecifrável, 
porem aqueles seres voltados para o
 lado errada da razão, sempre possuem 
traços sobre suas personalidades.
Especialistas dizem que os sintomas da depressão são: indiferença, falta de emoção e desejos, perturbação do sono, ansiedade, sensação do medo, perda de concentração, baixo auto-estima, desejo de se esconder da sociedade, pensamentos sobre suicídio, abuso do álcool e coisas do tipo. Como citamos, eles não tem sentimentos, portanto, não se arrependem de nada (ou quase nada). Criminosos em potencial são incapazes de sentir remorso ou mesmo culpa. Por isso, não espere dessas pessoas um pedido de desculpas ou algo do tipo, muito menos que eles reconheça que erraram. Todo mundo gosta de ficar sozinho as vezes, todo mundo fica de mau humor e até mesmo comete falhas, por isso é preciso analisar bem antes de tirar suas próprias conclusões, certo?
Fonte Fatos Curiosos.

MANIPULAÇÃO DA VERDADE

Em 1977 foi realizado um experimento a respeito: 60 enunciados foram apresentados a um grupo de voluntários. Eles deveriam avaliar se eram verdadeiros ou falsos. O mesmo exercício foi repetido sucessivamente a cada quinze dias. Notaram então que as pessoas consideravam verdadeiros os enunciados que tinham visto antes, independentemente do quão razoáveis pudessem ser. Ao que parece, este mecanismo de ilusão da verdade funciona devido à existência da “memória implícita”No experimento indicado, os participantes qualificaram como verdadeiros os enunciados que tinham visto antes. Mesmo que tenham dito claramente que eram falsos, simplesmente os sentiam como “familiares”, e lhes pareciam verdadeiros. A ilusão da verdade ocorre sem a colaboração da memória explícita e consciente.
A mente humana possui pre disposição
 em criar um vinculo de realidade com uma
 historia bem apresentada, Papai Noel não
 existe, mas nos, mesmo os adultos
 ainda acreditamos nele.
Uma criatura bestial, onde ate ja criaram
 a sua infância, lobisomem, se fizer-mos 
uma enquete sobre isso, muitas pessoas 
dirão acreditar na existência dessa criatura.
 É um resultado direto da memória implícita, um tipo de memória que utiliza as experiências prévias para a execução de tarefas. Uma estratégia de nossa mente para economizar esforços. A memoria implícita está presente, por exemplo, quando amarramos os cadarços. Em um primeiro momento, aprendemos como fazê-lo e depois, realizamos esta operação de forma mecânica. Se temos que amarrar algo diferente do que sapatos, provavelmente usaremos a mesma técnica, mesmo que não seja a melhor. Em outras palavras, tendemos a criar modelos para serem aplicados em situações diferentes. Esta estratégia mental também se aplica a realidades mais abstratas, como as ideias, originando a ilusão da verdade.  Isso quer dizer que somos mais propensos a crer em uma ideia ou forma de pensar se ela é familiar e coincide com as experiências vividas, mesmo que esta sensação de familiaridade não tenha por que estar ligada à veracidade. Daí seu perigo e o risco de tomar decisões erradas.
O malandro austríaco Victor Lustig em 1925, 
conseguiu  a façanha de vender a descomunal 
torre Eiffel da França por tres vezes.
Agora se nos colocar-mos nos dias de 
hoje com toda essa tecnologia de informação,
 não e impossível que outro vigarista 
desse naipe também consiga 
fazer a mesma coisa.
A ilusão da verdade tem muitos efeitos problemáticos. Entre eles, torna realidade uma velha ordem postulada pelos nazistas. É aquela que diz: “Uma mentira repetida mil vezes se converte em verdade”. Um enunciado que se repete, sendo falso, tende a ser percebido com verdadeiro. A maioria das pessoas não tem interesse, e às vezes tampouco as ferramentas para verificar se algo é certo ou não. Na verdade, a ilusão da verdade é um atalho que a mente toma para evitar fazer mais esforços do que os necessários. Se fizéssemos um exame de tudo o que pensamos e fazemos, terminaríamos exaustos em menos de uma hora. Por que é melhor acordar pela manhã e não de noite? Devemos tomar o café da manhã ou melhor não comer nada no começo do dia? O que comemos no café da manhã é adequado ou somente o fazemos por costume?
Uma mentira secular, mas que engana gerações
 de pessoas a vida inteira, sobre o 
magico tirando um coelho
 de uma cartola.
Alguns políticos nunca saem do poder, 
mesmo mentindo a vida inteira, 
não cumprindo os seus compromissos
 assumidos, porque esses são os grandes manipuladores da verdade.
Se a fabula sobre um nariz crescer a cada 
mentira contada fosse real, grande parte
 da humanidade teria um nariz descomunal.
É impossível submeter tudo a uma avaliação em busca da verdade. Por isso nosso cérebro nos ajuda e simplesmente organiza a informação com base no que foi aprendido. É uma estratégia para facilitar nosso desempenho no mundo. Um aspecto importante é que a ilusão da verdade, por mais força que tenha, não anula o raciocínio lógico. Isso quer dizer que sempre temos a capacidade de seguir processos que nos permitem entender o que é falso e o que é verdadeiro. Também significa que o poder de  manipulação sobre nossa mente é limitado. Ele só nos prende com a ilusão da verdade quando decidimos não usar outras faculdades mais elevadas de raciocínio. Se decidirmos usá-las, a ilusão da verdade se dilui. Como você pode ver, seria interessante questionar os aspectos mais importantes da realidade, e nos perguntarmos por que  acreditamos no que acreditamos. Pensamos que algo é verdade por que já ouvimos a respeito várias vezes, ou realmente porque há evidências que indicam isso?
Fonte Readers Diggest.

"PEDRAS QUE ROLAM".

O Racetrack Playa, no Vale da Morte da Califórnia, é marcado por centenas de trilhas criadas por grandes pedras. A cada 10 anos ou mais, essas enormes pedras de cerca de 318 quilos, parecem se mover por conta própria, deixando essas trilhas na superfície do deserto. No entanto, em 2011, pesquisadores da Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, decidiram resolver o enigma. Como o Serviço de Parques Nacionais não lhes permitiu colocar dispositivos GPS nas rochas, eles trouxeram 15 pedras de tamanho semelhante e as monitoraram. Foram necessários dois anos, mas finalmente conseguiram a resposta. No inverno, a praia às vezes se enche de uma fina camada de água da chuva, que congela durante a noite e forma folhas de gelo. 
Como explicar uma pedra que anda
 sozinha, e ainda deixa o seu 
rastro marcado no chão?
Seus rastros são bastante visíveis, e deixaram
 os cientistas de cabelos brancos
 tentando explicar esse fenômeno.
O gelo é aquecido pelo sol na manhã seguinte, quebrando-os em pequenos pedaços. Quando uma dessas placas está embaixo das rochas, o fluxo de vento e água empurram a rocha muito lentamente, viajando cerca de 224 metros durante a temporada de inverno. Essa velocidade é devagar o suficiente para que os visitantes não possam ver o movimento, porém, este movimento faz uma trilha na lama que mais tarde se seca para registrar o caminho das pedras. Muitas teorias já diziam que o movimento das rochas tinha relação com vento, água e gelo em camadas grossas, mas nenhuma havia citado o gelo fino.  Eu tenho que confessar que fiquei surpreso. Eu realmente esperava que a flutuação fosse uma exigência, mas claramente não era. 
Cientistas ficaram por um bom tempo 
analisando essa situação para 
conseguirem uma resposta 
definitiva sobre o fato.
Distancias bem longas percorridas pelas
 pedras rolantes, mas que apenas 
obedeciam a um fator absolutamente normal.
O gelo era muito mais fino do que eu pensava ser necessário. Foi incrível ver o processo realmente acontecer, disse o coautor Ralph Lorenz, um cientista planetário do Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins University, em Baltimore. O lago, que geralmente é seco, ocasionalmente inunda no inverno, com chuva ou neve derretida. Como ele fica a cerca de 1,1 mil metros acima do nível do mar, sendo rodeado por montanhas, as temperaturas noturnas podem cair abaixo de zero. Com isso, os lençóis do lago temporário ganham uma camada de gelo fino ou ele pode congelar ainda mais solidamente em algumas ocasiões. Uma rara combinação de água e gelo promove o movimento das pedras, disseram os pesquisadores.
A natureza é capaz de pregar peças 
impressionantes, e seus mistérios 
se prolongam por muito tempo 
sem serem decifrados.
Uma corrida entre as pedras, deixa 
registrada no solo suas marcas 
bem definidas entre a paisagem.
 Para isso acontecer, o gelo da superfície deve ser fino do tipo "vidro", mas forte o suficiente para quebrar em grandes painéis para direcionar as rochas. Por fim, as noites geladas devem ser seguidas por dias ensolarados, com ventos fracos, que quebram o gelo, gerando o movimento das pedras. Depois que o solo seca novamente na primavera e verão, os rastros continuam por lá. Essa teoria agora comprovada cientificamente, demostra que não existia nada de anormal nos movimentos da pedras, apenas a física direcionava tudo. Pois havia o corpo solido (a pedra) o ponto de repouso (o chão) o lubrificante (agua congelada) e a energia (os ventos), e não podemos nos esquecer no sol que realizava o trabalho mais importante, aquecia e derretia  gelo que penetrava nas cavidades inferiores  da pedra e formava uma superfície bem lisa, a ponto de deslizar lentamente e driar a ilusão de que as pedras se moviam sozinhas. Sem duvida elas se moviam, mas não existia nada de assombroso, apenas as leis da física estavam em harmonia constante.
Fonte Readers Diggest.

ASQUEROSOS E NOJENTOS.

Elas apareceram no planeta há cerca de 300 milhões de anos  há muito mais tempo que o ser humano. Não importa quantos venenos, chineladas e vassouradas elas levem, sempre voltam a aparecer. Não bastasse tudo isso, muitas pessoas acreditam que o único ser que conseguiria sobreviver a uma guerra nuclear seria a barata. Mas isso é realmente verdade? As informações são do site Life's Little Mysteries .A ideia parece plausível, já que a barata é um inseto numeroso e resistente,  algumas aguentam até um mês sem comer. Além disso, ela tem outras características que indicam que ela poderia ainda existir depois que o último ser humano desaparecesse, como, por exemplo, a capacidade de se reproduzir rapidamente e em grandes números.
Um cogumelo gigantesco que arrasou 
duas cidades japonesas Hiroshima e 
Nagasaki com (cerca de 250 mil mortos 
nesse ataque e que aumentariam em
 mais 100 mil mortos com os efeitos 
das imensas queimaduras) na segunda
 grande guerra mundial (1939 a 1945), 
e ate hoje pessoas sofrem os 
efeitos da radiação.
Não sobrou pedra sobre pedra, porem
 os subterrâneos ficaram ilesos. 
Além de tudo isso, as baratas tem uma tolerância à radiação maior do que outros animais, ainda mais se comparadas ao ser humano. Elas também têm uma grande capacidade de adaptação, sempre desenvolvendo tolerância e imunidade a venenos. Essas características ajudariam o inseto a sobreviver ao longo período de contaminação que segue uma explosão nuclear. Contudo, como qualquer outro ser vivo, se as baratas estiverem próximas à explosão, vão acabar tostadas. O programa Mythbusters , do Discovery Channel , já fez essa pergunta anteriormente. No experimento da TV, o time de especialistas utilizou três grupos de insetos, baratas, besouros e moscas da fruta. 
Muita energia utilizada em um espaço
 relativamente pequeno, e as 
reações disso são colossais.
Todos aqueles que ficaram expostos 
extrema energia, tiveram seus corpos 
carbonizados pelo calor intenso.
O experimento indicou que, apesar de sobreviverem a doses de radiação 10 vezes maiores que as suportadas pelo ser humano, as baratas não aguentavam tanta radiação como a mosca da fruta. A equipe afirmou, ao final do programa, que a afirmação de que as baratas são os seres mais aptos a sobreviver a uma guerra nuclear era apenas um mito. Segundo o site, apesar do experimento, existem cerca de 4 mil diferentes espécies de baratas, além de uma população de alguns bilhões de insetos. É possível que algumas delas sobrevivam a um holocausto nuclear, dependendo da intensidade da radiação. Além disso, as que sobreviverem rapidamente estarão cheias de companheiras.
Agora onde estavam as baratas? Com 
certeza elas estavam confinas em seu
 ambiente preferido, as galerias de agua
 e esgotos, e nas profundezas da 
terra, bem longe do vórtex atômico.
Sua natureza repugnante,  imensa 
facilidade em reprodução e seus locais 
de moradias,  dão a esse ser, grande
 vantagem em comparação aos demais, 
que ficariam muito mais expostos as
 imensas cargas radioativas, porem não
 se pode afirmar com extrema exatidão, 
que elas seriam imunes a radiação.
Mito ou realidade, a barata é um ser pra la de repugnante e nojento, igual a esse ser execrável so mesmo outro ser ainda infinitamente pior do que elas, os políticos, imagino que a grande defesa da barata em quem sabe sobreviver a um bombardeio nuclear, seria o fato delas viverem e se reproduzirem nas profundidades da terra, esgotos, fossas, sarjetas, onde possivelmente, em caso de uma exposição a altíssimas doses de radiação, elas estariam mais protegidas. Pois todas essas camadas subterrâneas, filtrariam os excessos radioativos. Logicamente isso permanece no campo da teoria, pois sensatamente esperamos nunca termos que descobrir-mos isso pessoalmente. 
Fonte Readers Diggest.