Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2021

WERNHER VON BROWN.

Finalmente, em 16 de julho de 1969, o foguete Saturn V, de 110 metros (36 andares), se lança em majestoso curso vertical no radiante céu da manhã em Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida. Pesando 3 mil toneladas e com três astronautas a bordo, seu destino é a Lua. O mundo prende a respiração: a missão tem que dar certo. E, de fato, ela é uma sucesso. Graças em grande parte ao construtor de foguetes Wernher von Braun, um alemão naturalizado americano que liderou o projeto de construção do Saturn V, o mais potente foguete já produzido. Quatro dias mais tarde, o homem pisa pela primeira vez o satélite terrestre. Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos voltaram a deslocar as relações de poder a seu favor. Com a missão Apollo 11, Von Braun realizou seu sonho pessoal e, ao mesmo tempo, o dos americanos. Estes o festejam como seu "Missileman", sem o qual nada disso teria sido possível.
Wernher Von Brown era o rosto  da NASA, 
 sua visão futurista e imensa inteligencia,
 fizeram possivel a viagem a lua.
Sem Werner Von Brown as expediçoes 
espaciais seriam apenas ficção cientifica.
Até então, a União Soviética tinha sempre estado alguns meses à frente dos EUA, na corrida espacial. Em 1957 o Sputnik fora o primeiro satélite em órbita terrestre; quatro anos mais tarde, Yuri Gagarin era o primeiro ser humano no espaço sideral. Desta vez, porém, graças ao maciço apoio político e financeiro, Von Braun e sua equipe proporcionaram o triunfo histórico. O cientista alemão estava no auge de sua carreira: "Tudo o que o ser humano pode fazer em sua imaginação é factível", declararia, mais tarde. Após tamanha conquista, aparentemente o saber e aptidões de Von Braun eram preciosas demais para que os americanos lhe fizessem perguntas incômodas sobre seu passado. Como, por exemplo, sobre o pioneiro das viagens espaciais ter também construído foguetes para Adolf Hitler.
Sua visão futurista estava muito a 
frente de seu tempo, e fazer as pessoas
 entenderem que uma viagem espacial
 era possivel sempre foi um dilema.
Mas em 1955 ele se junta ao grande empresario
 Walt Disney, e produziram algumas series
 espaciais, e dai ele póde expor todo
 o seu grandioso projeto.
Sem questionamentos éticos nem consideração pelas perdas, ele desenvolveu a "Wunderwaffe" (arma milagrosa) desejada pela Alemanha nazista. No fim das contas, seu celebrado foguete lunar nada mais era do que um aprimoramento do míssil V-2, que ele projetara para o regime hitlerista. Wernher von Braun era obcecado por foguetes desde a infância, observando o céu de telescópio, e aos 17 anos lançando seus primeiros protótipos no céu de Berlim. Formado em engenharia na Escola Superior Técnica da capital, ele sonhava algum dia poder voar em pessoa em direção às estrelas. Em abril de 1932, portanto ainda antes da tomada de poder por Hitler, durante um teste de lançamento a Associação de Viagem Espacial do cientista recebeu uma inesperada visita de três senhores em trajes civis. O Departamento de Armamento Militar procurava meios de contornar o Tratado de Versalhes.
Antes de entrar para a NASA, Von Brown
 teve um passado nazista sendo oficial
 do exercito de Hitler, e migrou aos 
Estados Unidos juntamente com 
varios outros cientistas alemães de peso.
John Kennedy foi um grande incentivador
 de seus projetos, e não mediu esforços
 para coloca-los em pratica.
Após ser derrotada na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha não podia mais utilizar  aviões militares nem artilharia. Porém no pacto nada constava sobre mísseis ou foguetes, ou seja, projéteis de canhão autopropelidos. O jovem engenheiro aproveitou a chance, recebeu excelentes oportunidades de experimentação, filiou-se ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) e à organização paramilitar SS, e a partir de 1937 dirigiu uma grande área de testes de mísseis em Peenemünde, no Norte alemão. Lá ele deveria desenvolver a "Wunderwaffe" para os nazistas. A partir de 1941, o míssil balístico V-2 passou a ser produzido em série. No entanto, após um bombardeio britânico em 1943, o local de produção teve que ser transferido para as minas no campo de concentração Mittelbau-Dora, nas montanhas do Harz, na região central da Alemanha.
Von Brown criou os motores V2 que
 são utilizados até hoje, e sua 
eficiencia é impressionante, com
 refrigeração realizada pelo proprio 
combustivel da nave.
Um sonho distante que se tornou realidade 
nas mãos competentes de Von Browm e toda a 
sua equipe de engenheiros espaciais.
Já em 1955, ele recebia a cidadania americana, apesar de sua filiação ao NSDAP e à SS, que pelas leis nacionais impediriam sua naturalização. No mesmo ano, desenvolveu em conjunto com o animador Walt Disney a série de TV Man in Space, extremamente bem-sucedida em popularizar a viagem espacial tripulada para o público americano. Von Braun tinha visões e o talento para entusiasmar outros por elas. "Ainda antes do ano 2000 haverá na Lua cidades totalmente climatizadas, em que se viverá com mais conforto do que na Terra. Primeiro para os cientistas, depois para suas famílias. As crianças poderão frequentar a escola lá, mas inicialmente terão que voltar para a Terra para os estudos universitários. Mas na Terra vão logo sentir saudade do ar livre de germes e da pequena gravidade lunar", predizia Von Braun.
Wernher Von Brown sem duvida alguma foi o grande genio criador do nosso tempo, e sua obra ficara registrada para todo o sempre em nossa historia.
Amstrong, Collins e Alldrin, os tres
 austronautas que pisaram na
 lua com a APOLO 11 em 1969.
Em sua lapide apenas os dizeres do
 Salmo 19, e versiculo 1, ao qual denota
 tudo o que foi a sua vida e a sua obra,
"Os céus declaram a glória de Deus
 e o firmamento anuncia a 
obra das suas mãos".
Em 1970, um ano após o pouso na lua, von Braun tornou-se diretor de planejamento da NASA. Mas depois da vitória na corrida espacial, o entusiasmo inicial e o apoio financeiro diminuíram gradualmente. A guerra do Vietnã em curso também consumiu muitos recursos. Mas Von Braun continuou a lutar pela sua visão do espaço: "O Apollo não é como muitos pensam um desperdício enlouquecido do dinheiro dos contribuintes. Em minha opinião, é um dos investimentos mais sensatos, inteligentes e perspicazes que um país já fez”, disse. "O projeto Apollo estimulou a pesquisa e a tecnologia na indústria americana como nenhum outro programa jamais fez antes."No entanto, os políticos não apoiaram seus planos para uma missão tripulada rumo a Marte devido a problemas de financiamento. Desapontado com os cortes no orçamento pelo Congresso dos EUA, Von Braun deixou a NASA em 1972. Ele passou a atuar em uma corporação aeroespacial privada, a Fairchild, como vice-presidente. Em 1977, Wernher von Braun depois de uma luta de 4 anos contra um cancer agressivo,  faleceu em Alexandria, no Estado americano da Virgínia.
Fonte BBC.

Nenhum comentário: