O termo Poltergeist, do idioma alemão, é traduzido como fantasma barulhento (poltern = barulhento; geist = fantasma ou espírito). São conhecidos como Poltergeist os fenômenos sobrenaturais não explicados pela ciência. Lançamento de pedras, luzes que surgem do nada, deslocamento de objetos leves ou pesados, surgimento espontâneo de água, fogo, ou focos de luz, anormalidade nas instalações elétricas e telefônicas, abertura de portas, pancadas em lugares diversos, clarão ofuscante, estouro de lâmpadas, ruídos de passos ou correria, vozes, música, brinquedos que funcionam mesmo sem as baterias ou pilhas, correntes de ar, objetos surgindo ao lado de outros, como as chaves de seu carro junto a um livro no chão, sua escova de dentes junto a uma caneta, ou algum pertence seu junto a uma faca (Todas essas coisas significam um Pressagio de Morte).
O cinema tem abordado esse tema com
muita propriedade, e ja realizaram diversas
produções se utilizando de efeitos especiais,
e tornando a cena bem real, e muito aterrorizante.
O interessante desse fenomeno é que
sempre essas manifestações se dão
em locais carregados de energias,
provavelmente um tipo de portal karmico.
Acredita-se que o foco dessa perturbação seja oriundo de uma criança na fase da puberdade, em geral do sexo feminino, ou mesmo um adulto dotado de poderes paranormais. O evento caracteriza-se por estar relacionado a um indivíduo presente em um ambiente e pode ser de curta a longa duração. Difere sutilmente da chamada Assombração (Haunting), que pode se estender por anos e está sempre associada a uma área, geralmente uma casa a qual contém histórico de mortes violentas. A parapsicologia define esses fenômenos como uma faculdade extra-sensorial na qual a mente atua diretamente sobre a matéria, através de meios invisíveis sem contato físico. O termo psicocinesia é derivado das palavras gregas psyché (alma) e kinein (mover). De acordo com a literatura espírita, o fenômeno Poltergeist decorre de espíritos em perturbação, os quais em comunhão com uma pessoa sensível, atuam por vezes de forma agressiva, ao fazer com que objetos como pedras, por exemplo, voem pelos ares atingindo outros objetos e pessoas.
Um local carregado de energias, que são despertadas por algo que abre esse portal, podem ser pessoas especificas, dotadas de um dom paranormal.
Ou tambem podem ser residuos de energias atraidas, atraves de algum tipo de ritual, ao qual escancararam esse portal, e não o fecharam devidamente.
Para a ocorrência da manifestação é obrigatória a presença de um médium de efeitos físicos, ainda que completamente alheio à sua faculdade. De acordo com o professor Carlos Alberto Tinoco, autor de Poltergeists, Fenômenos Paranormais de Psicocinesia Espontânea, apesar de terem várias características em comum, os dois fenômenos são distintos. Os casos de Assombramento, Assombração ou Haunting (pelos ingleses), Hantise (pelos franceses) e Infestazione (pelos italianos) são estudados pelos pesquisadores da Psychical Research Foundation Inc., de Durham, EUA, que investigam exclusivamente os fenômenos relativos às manifestações que sugerem a presença de pessoas mortas (fenômenos Theta), fazem distinção entre os dois aludidos fenômenos.O notável pesquisador Ernesto Bozzano, na sua obra Dei fenomeni d'Infestazione, após estudar quinhentos e trinta e dois casos paranormais escolhidos, conseguiu enquadrar trezentos e setenta e quatro deles na categoria de Assombramento ou Haunting.
Geralmente tambem essas manifestações ocorrem
em grande parte em locais onde ocorreram
cenas de crimes, como se a energia espiritual
daquela vitima ainda continuasse no
local ocupando uma outra dimensão.
Essa teoria tem muito sentido, pois ao ocorrer
um crime, ficam os residuos fisicos da
vitima espalhados no solo, o sangue
principalmente, ou seja uma parte da
pessoa visivel fica, agora quem sabe
fica tambem uma parte invisivel da aura.
Esses locais podem permanecer depois de
um crime infestados de energias karmicas,
que ocupam uma outra dimensão e não
podem serem vistas, porem se manifestam
atraves de poderes desconhecidos.
Junto com a arma do crime restaram os residuos corporais da vitima, e provavelmente tambem residuos karmicos, que ficam interagindo com o local, quem sabe seria alguma tentativa de comunicação extrasensorial.
Os cento e cinquenta e oito restantes foram classificados como Poltergeist. Bozzano arrisca uma definição para Assombramento:Os fenômenos de Assombramento compreendem esse conjunto de manifestações misteriosas e inexplicáveis cujo traço característico essencial é o de ligarem-se de maneira especial a um local determinado. (ver revista Reformador, agosto de 1976, página 238, artigo de Hermínio Miranda). Diz ainda Bozzano que nada mais misterioso nos casos de Assombramento do que o prolongamento de alguns deles, mantendo-se ativos, muitas vezes, através de séculos. Tais fenômenos se ligam, em sua esmagadora maioria, ao problema da morte, o que os coloca na categoria de manifestação Theta. Os casos de Haunting ou Assombramento, "poltergeist nada mais é do que uma palavra tecnica inventada pelos cientistas, para tentarem explicar o inexplicavel".
Fonte BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário