Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INTELIGENCIA E ESTUPIDEZ.

Ser muito inteligente não quer dizer que 
também não se faça algumas burradas na vida. 
Inteligencia.
Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender, e possuir uma capacidade de raciocínio muito rápido. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o  caráter ou a  sabedoria Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade.
O cérebro humano é o grande responsavel 
pela unteligencia do individuo.
Inteligência, QI e g são conceitos distintos. A inteligência é o termo usado no discurso comum para se referir à habilidade cognitiva. Porém, é uma definição geralmente vista como muito imprecisa para ser útil em um tratamento científico do assunto.O quociente de inteligência Q.I. é um índice calculado a partir da pontuação obtida em testes nos quais especialistas incluem as habilidades que julgam compreender as habilidades conhecidas pelo termo inteligência. É uma quantidade multidimensional - um amálgama de diferentes tipos de habilidades, sendo que a proporção de cada uma delas muda de acordo com o teste aplicado. 
Agora também é notório a existência 
de pessoas com inteligencias muito 
acima da media.
A dimensionalidade das pontuações de QI pode ser estudada pela analise fatorial, que revela um fator dominante único no qual se baseiam as pontuações em todos os possíveis testes de QI. Esse fator, que é uma construção hipotética, é chamado g ou, algumas vezes, chamado de habilidade cognitiva geral ou inteligência geral. Existem algumas teorias sobre a origem da inteligência, citadas num estudo recente do pesquisador Alirio Freire, que foi um pouco além das teorias convencionais, propondo que a origem da inteligência estaria vinculada ao início do bipedalismo . Dados parciais de seu trabalho encontram-se disponíveis para consulta on-line sobre Alirio Freire ou "origem da inteligência".
Estupidez.
A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligencia, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de Q.I. . O adjetivo também pode ser usado como um pejorativo.
Realizar uma manobra perigosa dessas 
em plena via publica é uma
 grande estupidez!
Contrariamente indivíduos inteligentes também podem ter um comportamento estúpido quando seu pensamento racional é descarrilado por opiniões fortes ou crenças rígidas. Neste caso a vítima cai na polarização da confirmação e começa a selecionar dados: tornando-se intencionalmente cego e surdo à evidência contrária, enquanto ao mesmo tempo coleta as evidências que apóiem as suas opiniões e crenças. Anote que a ciência moderna desenvolveu-se para combater esta forma de estupidez. Durante o pensamento científico deve-se constantemente criticar nossas próprias opiniões e suposições (tentativa de desmentir hipóteses)
O animal leva o nome de burro, mas 
ele não faz nem um decimo do 
que muitos seres humanos fazem.
A Enciclopédia da Estupidez (The Encyclopedia of Stupidity) por Mathis Van Boxsell é baseada na contenda do autor de que a "estupidez é o fundamento de nossa civilização" e sua ideia de que ninguém é suficientemente inteligente para compreender quão estúpido é. Isto não é tão estúpido como soa se incluir na definição de estupidez "auto-destruição inconsciente, a capacidade de agir contra um voto de felicidade". Um ditado atribuído a Albert Einstein é "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro.   A estupidez, mais exatamente, não pode ser vista como o contrário à inteligência mas como uma espécie de ausência defeituosa de inteligência, a escuridão que faz a luz da inteligência verdadeira visível. Contrastado com ignorância, que é a falta de conhecimento, não a falta de inteligência.
Adolf Hitler, era dotado de altíssima 
inteligencia, um gênio estrategista, mas 
também foi o maior psicopata
 assassino da era moderna.
Observando esses relatos acima eu relembro duas situações distintas, a primeira foi de um renomado professor universitário, que participou do programa do Silvio Santos, "O Show do Milhão", onde ele estava conseguindo ser o primeiro a ganhar o premio de 1 milhão de reais, onde só faltava uma pergunta a ser respondida. E  ele ja tinha em suas mãos a metade desse premio, ou seja quinhentos mil reais, uma quantia excelente para quem morava em casa alugada, e daria para comprar uma boa casa e ainda sobraria dinheiro, sua mulher lhe pediu desesperadamente que ele desistisse do premio final, e ficasse com o premio de quinhentos mil, mas ele super confiante, foi para a ultima pergunta.
O professor Hermínio Jair da Silva,
 não ganhou o premio de 1 milhão de 
reais, e ainda perdeu os quinhentos mil
 que ja estavam em suas mãos, por
 causa de uma simples letra.
Ja que tinha respondido varias outras perguntas dificílimas, ele estava altamente confiante, e veio-lhe então a pergunta final: Quantas letras tem a frase "Ordem e Progresso", e ele com toda sua inteligencia acima da media respondeu 16 letras, e conseguiu perder  tudo!  Simplesmente porque em toda sua ânsia de ser o melhor de todos, e também ser o único a conseguir ganhar o premio maior,  ele trocou a letra "e", que une as duas palavras,  pelas letras "ou", formando a frase, então fazendo isso logicamente seriam 15 letras, na frase correta, e seriam 16 letras na frase errada (Ordem ou Progresso 16 letras), eu imagino sua mulher o que deve estar lhe falando na orelha até hoje, agora ele não era burro e nem muito menos estupido, (digamos distraído, a palavra que lhe cairia muito bem) pois chegar onde chegou, era inteligente ate demais, o que lhe faltou foi humildade e frieza em analisar primeiro a resposta (pois havia tempo), e confirmar, e só depois disso responde-la.
Os psicopatas assassinos com todas as
 suas vastas inteligencias voltadas 
para o mal, maquinam seus 
crimes minunciosamente, e o pior 
de tudo, sem nenhum remorso.
E outro detalhe, é que cientificamente esta comprovado que a grande maioria dos psicopatas assassinos, possuem um nivel altíssimo de inteligencia, principalmente os seriais Killers, que arquitetam seus crimes com uma precisão fantástica, pensando em todos os mínimos detalhes, fazendo-nos com uma perfeição fora do normal, (ilicitamente, um exemplo bem claro foram os sequestradores dos voos que atingiram as torres gêmeas, que possuíam altos conhecimentos, graduações universitárias e ainda conhecimentos em pilotagem de aeronaves ), como se estivessem arquitetando uma obra prima do mal. Agora também não é por causa disso que podemos identificar um elemento com altíssima inteligencia como um possível criminoso, longe disso, no caso dos psicopatas assassinos, ja esta embutido em suas mentes doentias um desvio de caráter, de personalidade e de conduta, que os leva a agirem de uma forma fora da razão e do normal absoluto.
Fonte Wikipedia.

Nenhum comentário: