Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2021

"MOCINHO E BANDIDO".

Nesse mundo de hoje, altamente evoluído, em todos os aspectos, e que devemos sempre pensar em ajudar ao próximo menos favorecido, e seria ate uma obrigação de-se fazer isso, mas agora sinceramente falando você teria coragem de empregar um ex-presidiário?  Que acabou de sair da prisão cumprindo uma pena por crimes cometidos contra a sociedade. Através disso coloca-lo juntamente com sua família  esposa e filhos, e ate arrumar um cantinho para ele morar em sua casa?
Ajudar o próximo as vezes pode
 ser uma grande armadilha.
Se você respondeu não! Ninguém pode censura-lo por isso, haja vista que muitas pessoas ate pregam sobre esse assunto, de reinserir um elemento ex-condenado a sociedade, para que ele tenha um novo recomeço, isso sem duvida seria um ato nobrissimo de sua parte, desde que não houvessem alguns fatores interligados a isso que poderiam lhe trazer um arrependimento do fundo da alma. Não se trata de preconceito social ou desprezo pelo semelhante,  mas sim da realidade urbana nua e crua. E nesse mundo moderno em que vivemos, nós precisamos diariamente de dados conclusivos sobre tudo, e nesse caso, a sua vida e da sua família estão em jogo.
A família é uma instituição muito 
preciosa, e sua integridade deve ser 
mantida acima de qualquer outra coisa.
Por exemplo, qual é a verdadeira condição psicológica e social desse "novo 
homem"? Sera que ele vai resistir a sua nova condição de vida, trabalhando para o seu sustento próprio honestamente como todo mundo assim o faz?   Deixando de lado uma vida criminosa onde ele tinha tudo o que queria, e fazia o que bem entendia com o dinheiro que arrecadava com seus crimes?  Que lhe surtia ate uma vida de "luxo e conforto", e deixar tudo isso para trabalhar duro recebendo um salario miserável, como um simples trabalhador?
Na duvida entre negar ajuda ou se 
arrepender depois, melhor ficar com
 a primeira opção.
Sera que ele vai conseguir resistir a toda essa tentação que se expôe na sua cara? Mas tudo bem e mesmo que você então resolva dar um voto de confiança em uma pessoa que se encontra nessa situação, agora eu pergunto: Quem se responsabilizara por isso? Digo, quem garantira esse elemento na sociedade? Pois você bem sabe que tudo o que você faz na vida você precisa ter uma garantia, um aval de alguém sobre as suas reais condições e sua postura,  se você possuir qualquer restrição por minima que seja, você não consegue fazer nada, então qual órgão ou entidade do governo se responsabilizara pela inserção desse elemento na sociedade novamente?
QUEM GARANTE?
Falar em ajudar é sempre mais fácil
 para quem esta de fora!
E se por acaso ele retroceder fizer tudo errado, atacando aquelas pessoas que lhe deram a mão, quem se responsabilizara por isso? Serão os direitos humanos, a igreja, o governo? Enfim quem dara o aval e todas as garantias necessárias para que se  deposite toda a confiança em uma pessoa "errante e desconhecida"? E assinara embaixo? Porque falar é muito fácil, diz-se muito por ai da necessidade em ajudar ao seu próximo, e dar uma nova chance ao ex-presidiário, esse é um assunto muito serio, não existe nenhum estudo sobre o real comportamento de um ex-sentenciado, ou melhor ninguém sabe qual vai ser a sua conduta depois que ele for re-colocado na sociedade, qual sera sua re-ação, pois a primeira ação foi o seu crime (pra ele desprezível), depois o cumprimento de sua pena (essa sim uma ação sobre o seu ato) e teoricamente,  os números são muito negativos quanto a isso.
Na cadeia todo mundo é bonzinho, 
pois não tem ninguém indefeso para
 se assaltar ou roubar, o grande 
problema é quando sai as ruas!
Porque o que acontece em nosso pais é um fato muito interessante, um elemento de altíssima periculosidade solto nas ruas, e quando preso e indo para uma prisão, ele passa por uma metamorfose extraordinária, saindo da mídia  ele ja não oferece mais "toda aquela periculosidade do passado", e recebe bonificação positiva pelo seu bom comportamento dentro da unidade prisional (algo que lhe é imputado naturalmente pelo próprio regime interno da unidade prisional) pois um elemento que comete vários crimes nas ruas, tem la dentro o seu comportamento monitorado e vigiado, e logicamente fica em um espaço confinado, sem ter a possibilidade de fazer muita coisa.
Ninguem nasceu para ficar encarcerado,
 mas tambem existem pessoas que 
não merecem viverem livres!
Mas isso não quer dizer que ele por causa disso, virou um santo! Nada disso! Ele esta tão perigoso quanto antes, ele apenas tem toda a sua violência e maldade concentradas e camufladas, em um espaço que o impossibilita de ativa-la, estando em um ambiente isolado de toda sociedade. Mas tenha certeza que ele esta apenas esperando por um momento para utiliza-la.  E geralmente os criminosos são especialistas em burlar tudo, e possuem uma grande facilidade em passar uma informação e manipula-la ao seu contento, isso é uma das causas deles estarem presos, e ainda por incrível que possa parecer, existem muitas pessoas que acreditam em suas falsas mudanças, e caem  igual patinho, e se enganam redondamente,  achando que eles ja estão recuperados e prontos para voltarem a sociedade, e quando soltos a coisa muda de figura, e o velho lobo retorna a tona.
Para a palavra ressocialização ficar
 bonita, deveriam-se ouvirem as vitimas!
Mas isso é muito pouco, apenas meia hora de conversa com esses elementos não pode re-definir seu real perfil,  bom comportamento e religião também não são suficientes, pois o bom comportamento como ja disse, é uma norma interna de obrigatoriedade do sentenciado,   (e nunca deveria ser adicionada como bônus ao seu indulto) e religião, cumpre-se lembrar que 90% dos condenados quando presos, a primeira coisa que eles fazem é entrar para uma religião, para saírem um pouco da vista. E para reinserção a sociedade, para que um elemento criminoso volte novamente para a sociedade, deve-se ter um trabalho muito rigoroso em toda sua parte psicológica e comportamental,  com um estudo amplo e muito rígido, pois vidas humanas preciosas estarão em risco, por uma decisão errada da justiça.
Ninguem tem escrito na testa sobre 
 seu mau, e também ninguém 
possui bola de cristal para saber disso.
Nos Estados Unidos, existe o Agente de Condicional, um profissional especializado em monitorar o ex-presidiário, quando o mesmo sai em liberdade, é um tipo de liberdade assistida rigorosíssima, onde o ex-sentenciado, tem que prestar contas de tudo o que faz, nada de álcool  nada de drogas, horários restritos, onde são realizados exames anti-doping e de álcool  e se o elemento tiver uma minima quantidade no sangue, ou uma falta disciplinar também minima, ele volta imediatamente para a cadeia, e tem que trabalhar (o Estado lhe arruma um serviço), e toma-se todo o cuidado em nunca recolocar nas ruas uma pessoa sem condições de voltar, e o Estado assume todas as responsabilidades sobre esse elemento, é o que deveria acontecer aqui no Brasil quando se beneficiassem.
Trabalhar na cadeia é uma coisa, 
agora na rua é outra coisa muito diferente!
Vários  elementos sem as minimas condições de saírem, e quando houvessem crimes cometidos por eles, o governo deveria ser responsabilizado criminalmente por isso, e ser obrigado a indenizar todas as vitimas, quem sabe assim então a justiça seria um pouco mais rigorosa em promover esses indultos, nada de preconceito, nada contra os indultos, mas devem ser realizados priorizando-se primeiramente a vida humana em prol do cidadão de bem sem demagogia, agora estou falando do criminoso comum, ladrão, traficante, assaltante, etc, agora os psicopatas (estupradores, seriais, assassinos banais) esses então devem ter um tratamento muito mais rigoroso, e saidinha nem pensar, pois tecnicamente esses são clinicamente conhecidos por seus altos índices de reincidência criminosa e maldade indiscritivel.

Nenhum comentário: