Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MORTE NAS ALTURAS.

Dois alpinistas franceses e um canadense, continuam desaparecidos no monte Manaslu, no Nepal onde aconteceu uma avalanche no domingo (23). Nesta segunda-feira (24), cinco alpinistas foram resgatados nesta segunda por equipes de busca. Situado na cordilheira do Himalaia, o Manaslu é a oitava maior montanha do mundo. O resgate havia sido suspenso domingo à noite devido às condições climáticas na região. "Nós paramos as operações de busca por helicóptero. Dois franceses e um canadense ainda estão desaparecidos. As buscas ainda estão sendo feitas nas montanhas", disse à AFP o chefe da polícia local, Basanta Bahadur Kunwar.
De acordo com o vice-presidente do SNGM, Christian Trommsdorff, as buscas podem ser canceladas definitivamente, porque não há mais esperanças de encontrar os desaparecidos.
Muita dificuldade no resgate dos
alpinistas atingidos pela avalanche.
O número de mortos no incidente é motivo de contradição entre as fontes oficiais e não-oficiais e os veículos de imprensa. O governo do Nepal afirma que nove pessoas morreram na tragédia, mas a a Associação de Montanhismo do país diz que 13 alpinistas morreram. De acordo com a agência Reuters, no entanto, o número exato de vítimas seria 11. Não há informações sobre a nacionalidade das vítimas resgatadas. O ministério de Relações Exteriores da França confirmou a morte de quatro franceses, embora agências de notícias tenham informado que sete franceses estavam entre os mortos. Dois alemães, um alpinista espanhol e um nepalês também estariam entre os mortos. Cinco alpinistas foram resgatados de helicóptero e levados para hospitais na capital, Katmandu. Um deles, um alpinista alemão, foi socorrido com vida, mas morreu durante atendimento médico na unidade de saúde.
Segundo um policial ouvido pela agência "Reuters", pelo menos mais 13 alpinistas estariam no acampamento aguardando a chegada do resgate. O estado de saúde destas pessoas é desconhecido.
Todo cuidado torna-se pouco devido as constantes alterações climaticas daquela região.
Os corpos de seis dos alpinistas mortos na tragédia, entre eles o do espanhol Martí Gasull, foram levados nesta segunda-feira (24) para a capital, Katmandu. Segundo a agência "Efe", os corpos seriam de quatro alpinistas franceses (uma mulher entre eles),um italiano e um espanhol. A expedição era formada por ao menos 25 alpinistas e havia praticamente alcançado o cume do Manaslu quando aconteceu a avalanche. O alpinista francês Claude Manel conta que ouviu o barulho do montante de neve antes de ele atingir o acampamento. “Eu ouvi o som antes e consegui sair do saco de dormir. Acho que é por isso que eu estou vivo. Eu comecei a rolar na neve, acho que cerca de 200 metros", declarou o sobrevivente, de 42 anos. O alpinista diz que ficou coberto de neve foi até o pescoço e chegou a ver um soterrado na avalanche.
Infelizmente não ha muito o que fazer
em caso de acidente grave nas alturas.
Muita gente acha que apenas o monte Everest, ou o K2, sejam os dois picos mais perigosos de se escalar no mundo, mas na verdade, qualquer pico é muito perigoso e cada um deles possue um grau de periculosidade que por muitas vezes é renovada pelas costantes mudanças do tempo, que pode mudar de uma hora para outra, numa imprevisibilidade extrema, onde uma mudança dessas pode pegar o alpinista no meio da sua escalada e ele não tem como se esconder das baixissimas temperaturas e vento muito forte. A escalada é um esporte radical, muito arriscado, e para se participar de uma dessas é necessario ter muita experiencia e conhecimento sobre tudo que gira em torno dela, e alem do fato que o alpinismo é um esporte muito caro.
O Monte Manaslu é o oitavo pico mais
alto do mundo com 8.156 metros de altitude,
tambem, conhecido como monte Kutang, ou
Manasa a montanha do espirito, sem duvida
 é uma montanha muito linda mesmo.
Mas é lindo demais estar bem acima das nuvens e vencer esse grande desafio, entre o minusculo homem, e a gigantesca montanha, mas nem sempre as historias contam as vitorias dos bravos alpinistas, as tragedias tambem fazem parte desse conto de fadas surreal, e essa tragedia nesse monte Manaslu, ja esta sendo considerada a maior tragedia dos ultimos 15 anos, e só ficando abaixo daquela terrivel tragedia ocorrida no monte Everest em 1995, onde 42 pessoas morreram em situações muito parecidas com essas do Manaslu, eu relembro uma tragedia ocorrida em 1998, quando o grande alpinista brasileiro Mozart Catão, junto com a sua equipe, foram surpreendidos quando escalavam a face norte do pico Aconcagua na Argentina (face mais temida e perigosa desse monte), só para lembrar Mozart Catão juntamente com Waldemar Niclevicz, foram os primeiros brasileiros a escalarem o monte Everest em 14 de Maio de 1995.
Mozart Catão e a sua equipe descansam
 em paz para sempre nas altitudes
sombrias do Monte Aconcagua.
O mesmo Aconcágua que futuramente lhe privaria da vida já havia lhe trazido muitas alegrias, deixando seu nome estampado nos livro de records Guinness. Em 1993, então com 15 anos de experiência em montanhismo e 5 anos de mountain bike, Mozart igualou sozinho o recorde mundial de ciclismo em altitude, estabelecido anteriormente por 3 canadenses. Na volta, por causa de 2 dedos da mão esquerda congelando, foi preciso descer rapidamente com a bike, nos trechos em que era possível pedalar. A bicicleta foi levada na mochila do cume do Aconcágua até Nido de Condores (5600 metros), a seguir pedalou até Plaza de Mulas (4200 metros) e desceu mais 1500m, chegando finalmente à Puente del Inca (2700 metros), onde tudo começou.
Um grande orgulho para o pais
Mozart Catão e Waldemar Niclevicz,
elevaram a bandeira e o nome do Brasil,
no lugar mais alto do mundo.
 A aventura rendeu alguns sustos, como cruzar com uma patrulha de resgate em Cambio Pendente (5200 metros) que trazia o corpo de um alpinista americano, cuja família havia pago US$ 10000 para que o corpo fosse resgatado da montanha. Aquela temporada havia deixado um total de 4 mortos. Apesar das dificuldades causadas pelo clima após o fim da temporada, os dedos congelados e o nariz sangrando, Mozart venceu o inferno de gelo, igualando o tão almejado recorde.
Fonte Reuters e Wikipedia.

Nenhum comentário: