Dzhokar Tsarnaev, de 19 anos, suspeito de participar do atentado terrorista na Maratona de Boston, na segunda-feira (15), foi preso pela polícia americana na noite desta sexta (19) em Watertown, cidade do estado de Massachusetts. O desfecho da caçada policial ocorreu após mais de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco ao jovem, que conseguiu fugir da primeira vez em que foi encurralado e que estava refugiado em um barco no quintal de uma casa. Após localizar o suspeito, a polícia montou um bloqueio na área. Testemunhas dizem ter ouvido diversos disparos de armas de fogo. Depois de algum tempo, a cobertura do barco foi retirada, tendo sido encontrado sangue no local, segundo informações do jornal Boston Globe e da rede WCVB, respectivamente.
O que sobrou de uma panela de pressão
utilizada para armazenar os explosivos.
O Boston Globe disse que a polícia utilizou "flash bangs", bombas não-letais que emitem luz e produzem muito barulho, para deixar o suspeito desorientado. Segundo a emissora NBC, a polícia fez uso de um negociador durante a ação. Minutos depois, por volta das 20h50 locais (21h50 em Brasília), a polícia de Boston confirmou a prisão de Dzhokhar Tsarnaev. A notícia foi recebida com aplausos pelas pessoas próximas ao local do cerco.A polícia confirmou que o suspeito está em estado grave no hospital e que não houve troca de tiros no barco. Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia chegou ao suspeito por informações de vizinhos que disseram ter visto sangue perto do barco.
A população aplaudiu em massa
ao ótimo desempenho dos policiais.
As autoridades americanas, não mediram
esforços para retirar das ruas esse
elemento de altíssima periculosidade.
O irmão mais velho de Dzhokar, identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, também suspeito de participação no atentado, foi morto durante a madrugada após uma troca de tiros nas imediações de um shopping center no subúrbio de Boston. Mais de 200 munições foram usadas pela polícia.Os irmãos de origem chechena moravam em Cambridge, na região de Boston, segundo as autoridades. Uma autoridade federal ouvida pela Reuters disse que a suspeita é que a motivação para o ataque tenha sido o "extremismo islâmico". O atentado na reta de chegada da maratona deixou 3 mortos e 176 feridos, em crime que chocou o país.
Uma megaoperação policial, só
vista em estado de guerra, lembrava
em muito alguns filmes de ação.
Nessa historia duas situações ficaram bem evidenciadas, primeiramente do ótimo desempenho de toda policia de Boston, não só da policia mas do pais inteiro e de suas autoridades, do departamento de justiça, que realizaram uma varredura geral na cidade de Boston e imediações a qual o único intuito era dese localizar o terrorista, prende-lo (se possível vivo), e retirar do convívio social um parasita imprestável e não mediram nenhum esforço em conseguir realizar isso. Foi muito gratificante pra gente e pra todas as pessoas que assistiram essa dramática historia desde o começo, e a toda perseguição, e chegar ao final dela com o suspeito detido e encaminhado agora para o seu lugar merecido, que ser ao fundo de uma cadeia pelo resto de sua vida medíocre.
O reconhecimento da população
aos seus heróis do dia a dia.
E a outra situação foi depois de tudo resolvido e o suspeito devidamente imobilizado e colocado em uma viatura, as pessoas nas ruas aplaudiam os policiais realizando com isso um reconhecimento pelo seu brilhante e eficaz trabalho, isso foi na cidade inteira, gostaria que aqui em nosso pais também houvesse um desempenho não digo tanto como o foi nesse episodio, mas que fosse o suficiente para se colocar muitos marginais perigosos atras das grades e mante-los la um um bom tempo, e dar um pouco de paz ao cidadão que paga os seus impostos e não tem nenhum retorno em troca.
Fonte W.C.V.B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário