Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO + 20.

A presidenta Dilma Roussef, abriu nesta quarta-feira, o primeiro dia das conferencias das nações, sobre o desenvolvimento sustentável do mundo inteiro, sobre as condições eco ambientais a que se encontra o nosso planeta , mas o que é esse grande movimento chamado de Rio + 20 ? A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2007, fez a proposta para a ONU, da realização da próxima reunião aqui para o nosso pais.
A presidenta Dilma abriu a convenção 
dos debates nesta quarta-feira 
13 de Junho de 2012.
 E você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20 ? Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco 92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. O evento rendeu a criação de vários documentos importantes  como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima  e da Diversidade Biológica, e o movimento ECO, Organização Ambiental das Crianças, criado por uma menina de 12 anos de idade, a canadense Severn Suzuki.
Severn Suzuki, uma menina de apenas 12 anos de idade deixou um monte de adultos de queichos caídos com suas ideias eco ambientais super futuristas, e mostrando que dinheiro e jeito tem, o que falta é vontade politica pra fazer.

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola.

Bairros inteiros com casas, poderiam 

ser abastecidos pela energia solar se

 a mesma fosse popularizada com 

incentivos fiscais do governo.
 Afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vidaPor isso, no mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil  como ONGs e empresas. 
Rios como o Tiete, estão mortos a
 muito
 tempo,
projetos e o dinheiro para 
as obras de
 limpeza existem, mas fica tudo 
na conversa
 fiada, e nada é feito.
A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo.
Em paises como a Holanda e a Alemanha, 
existem campos específicos para a produção 
da energia eolica que é renovavel.
Interessantíssima essa cúpula de reuniões eco ambientais, mas na minha opinião particular, eu acho que o Brasil deveria ter promovido no pais series de eventos que ajudariam a promover essa ideia e também a conscientizar o cidadão sobre as reais condições a que se encontra o nosso pais e o nosso planeta, por exemplo promoção de concursos escolares sobre esse tema eco ambiental e com premiação para os vencedores, (isso com a clara intenção de embutir nas mentes infantis essa realidade e os suas alternativas futuras ).
O desperdício de agua nas cidades é algo impressionante, e se voce fala algo, a pessoa simplesmente diz que ela é que esta pagando a conta!
São pessoas totalmente alienadas e ignorantes, que parece  viverem dentro de cavernas!
 Desconto nas contas de luz, água, para aquelas pessoas que conseguissem reduzir os seus consumos  diários e mensais, bônus em compras e redução de impostos, (IPVA, IPI, ICM, ETC),  para aquelas pessoas que menos utilizassem seus veículos, e também maior incentivo sobre as energias alternativas, como a energia eólica a energia solar, lampadas residenciais de led (que são caríssimas por falta de incentivo especial do governo federal), e demais energias renováveis, sendo que a energia solar e uma grande realidade como uma energia alternativa, mas devido ao seu alto custo, torna-se enviável sua implantação, o mesmo diz-se dos geradores eólicos que são caríssimos, por falta de incentivos governamentais. Isso tudo também serviria para criar na população uma mentalidade consciente sobre desperdício, da poluição residencial, da reciclagem de produtos, enfim criar no cidadão uma ideia de cooperativismo ambiental, e também cidadania.

Nenhum comentário: