Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

B.O.P.E.


Quem poupa o lobo, sacrífica á ovelha, lema do faca na caveira.
O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros. 
O BOPE do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1978, inicialmente chamado de Núcleo da Companhia de Operações Especiais, funcionava nas instituições do CFAP. 
Em 1982, o NuCOE foi transferido para as instalações do Batalhão de Polícia de Choque, recebendo a denominação de Companhia de Operações Especiais (COE). 
Os buracos no poste, demostram o potencial dos armamentos utilizados pelos marginais no Rio de Janeiro.
Quando o B.O.P.E., entra nas favelas, o faz com muita tática, especialização, e conhecimento do território.
As armas de assalto tornam-se necessárias, pela sua precisão, grande autonomia de munição e grande poder de destruição.
Através da publicação de um Boletim da PM nº120, o COE voltou a ser chamado de Núcleo de Operações Especiais, funcionando nas instalações físicas do Regimento Marechal Caetano de Farias. No dia 23 de março de 1988, o Decreto-Lei nº 11.094 determinou a criação da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE).
Ás incursões aéreas também fazem-se necessárias devido o local ser bem acidentado e com muitas trincheiras naturais.
O B.O.P.E., realiza suas operações nas favelas, e conta com maciço apoio aéreo.
Para atuar em missões próprias no Estado do Rio de Janeiro, determinadas pelo Comandante Geral. Somente em 1991, através do Decreto nº 16.374 é que o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi criado, extinguindo-se assim a CIOE. 
O grande idealizador do BOPE do Rio de Janeiro foi o coronel Paulo César Amendola, ele deu início a essa nova linha dentro da polícia, quando foi criado, esse ainda não havia tomado as proporções que tem hoje, nem mesmo a denominação de “Caveira”, inspiração vinda de uma série da TV norte-americana “Swat”. 
Muitos suspeitos são detidos, mas os menores de idade, retornam novamente, por eles serem protegidos pela lei, e não serem punidos pelos seus crimes.
Entre os criminosos, existem leis próprias, e quem não respeita-as, é torturado e executado, esse elemento abaixo, foi condenado  pelos bandidos e seria executado, e foi salvo pelo B.O.P.E.
Mas nem todos possuem á mesma sorte... 
Os corpos jogados nas vielas da favela, fazem parte da paisagem.
As vezes o B.O.P.E., entra na favela, apenas para juntar e carregar os corpos, isso deve-se pelas guerras dos traficantes pelos domínios dos pontos e biqueiras.
Os policiais do B.O.P.E. estão preparados para o que der e vier.
Equipe de elite da polícia, no combate incansável ao crime.
O BOPE é classificado como a melhor equipe de combate urbano do mundo, um integrante do FBI que passou cinco semanas no Batalhão de Operações Especiais do Estado do Rio de Janeiro disse que a tropa de soldados norte-americanos que se encontra no Iraque deveria efetuar treinamento junto com o BOPE. 
A Anistia Internacional, por outro lado, condena os métodos utilizados pelo BOPE durante as operações. Os policiais do BOPE utilizam veículos blindados, os chamados “caveirões”, para realizar suas operações, em especial as que ocorrem dentro de favelas. Atualmente o BOPE é composto por 400 homens, está previsto o ingresso de mulheres apenas em 2008.

Nenhum comentário: