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quinta-feira, 4 de março de 2010

MAIS ARRECADAÇÃO!

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Rodovias paulistas terão 28 novos pedágios


Pelo menos 28 novos pedágios entram em operação até o fim deste ano nas rodovias estaduais de São Paulo Atualmente, há 91 praças de pedágios nas rodovias incluídas no programa de concessões rodoviárias do governo do Estado. Destas, três serão desativadas. As concessionárias aceleram as obras para iniciar a cobrança até o período de férias, no final do ano, quando o tráfego nas rodovias aumenta até 30%.

As novas praças fazem parte da segunda fase do programa. Os contratos das concessionárias com o governo estadual preveem que as empresas podem cobrar tarifas seis meses após assumir a rodovia, desde que tenham realizado as obras previstas no Programa Intensivo Inicial. Esse programa inclui obras de infraestrutura básica, como tapa-buraco, recapes emergenciais, limpeza de canteiros, acostamentos e galerias, e sinalização, além de serviços de segurança e de atendimento ao usuário.
Com aumento de arrecadação, teoricamente, 
também as rodovias serão melhoradas.

Só o Sistema Raposo Tavares terá nove postos de cobrança. As duas praças que operam atualmente na rodovia, nos municípios de Presidente Bernardes e Caiuá, serão substituídas. A Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), que assumiu os 450 quilômetros do trecho, já poderia estar cobrando pedágio desde o mês passado. As obras das praças, no entanto, não ficaram prontas por causa das chuvas. A empresa informou que pretende concluir todas até o final deste mês. Os pedágios vão entrar em operação à medida em que ficarem prontos e o funcionamento aprovado pela Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Na Raposo Tavares, estão em obras os pedágios nos municípios de Palmital, Assis, Rancharia, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Caiuá. Na rodovia Orlando Quagliato (SP-225), que faz parte do mesmo lote, estão em obras os pedágios de Santa Cruz e o de Piratininga. As tarifas variam de R$ 3 a R$ 4,80. Tanto na SP-225 como na Raposo, entre Ourinhos e Presidente Prudente, não havia pedágio.
Os caminhões sofrem com á má conservação
das estradas, e isso podera melhora-las 
sensivelmente.
As seis praças previstas no Corredor D. Pedro I, com 296,6 quilômetros de rodovias na região de Campinas, estão praticamente prontas, mas a empresa Rota dos Bandeirantes ainda não iniciou a cobrança - o prazo vence hoje. A concessionária espera ser autorizada pela Artesp a cobrar tarifas já na próxima semana. Na rodovia D. Pedro I, os novos pedágios ficam em Igaratá e Itatiba - este substitui o de Nazaré Paulista, que será desativado. Outros três estão na SP-332, de Campinas a Mogi-Mirim, um na SP-360, de Itatiba a Jundiaí, e outro na SP-063, entre Itatiba e Louveira.
As praças de pedagio estão por todo lado, não existe 
como fugir delas, se á arrecadação for utilizada devidamente, 
para as melhorias das estradas, sera ótimo.
A concessionária Rodovias do Tietê passará a contar com nove praças nos 415 quilômetros que passou a administrar, sobretudo no trecho leste da rodovia Marechal Rondon, entre Jundiaí e Botucatu. Nessa rodovia, os pedágios estão sendo construídos em Conchas, Botucatu, Pirajuí, Areiópolis e Agudos. A SP-201 (Campinas-Tietê) tem pedágios em obras em Monte Mor e Rafard, e a SP-308 (Salto-Piracicaba), em Salto e Rio das Pedras. Todos devem operar até novembro.

No trecho oeste da Marechal Rondon, com 420 km, a concessionária Via Rondon passou a administrar os 4 pedágios existentes e vai construir outros quatro. As novas praças serão nos municípios de Pirajuí (km 401), Glicério (km 498), Lavínia (km 591) e Guaraçai (km 621). O início da cobrança está previsto para 7 de novembro. Apesar do atraso nas obras, a previsão é de que todas as praças de pedágio estejam em operação até o final do ano.
Via Dutra: pedágio mais caro a partir deste sábado
Transito congestionado devido
 á proximidade 
com o pedágio. 

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