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quinta-feira, 11 de março de 2010

CUIDADO COM OS BANCOS!




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TARIFAS BANCARIAS , SERVIÇOS QUE NÃO PODEM SER COBRADOS 

Abra seus olhos e não caia nas emboscadas dos bancos! Desde fim de abril, os bancos deverão seguir a nova regulamentação do CMN (Conselho Monetário Nacional) e do Banco Central sobre tarifas, em que não podem mais cobrar tarifas mensais de serviços consideradas essenciais para a manutenção de conta corrente e poupança.
Além disso, podem ser oferecidos quatro tipos diferentes de serviços chamados: essenciais, prioritários, os especiais e os diferenciados. Ou seja, a nomenclatura dos serviços realizada pelos bancos agora segue uma padronização que facilita o consumidor entender o que está sendo cobrado e comparar as tarifas com outros bancos, dentro de um mesmo tipo de serviço para que ele escolha as opções mais convenientes para ele. Segundo especialistas, isso pode estimular a concorrência e pressionar a queda dos preços, caso o consumidor utilize bem disso, escolha as melhores opções e deixe de lado bancos que na medida de custo/benefício não o atenderem.
Serviços considerados essenciais que não podem ser cobrados pelos bancos:
- depósitos à vista
- cartões de débito
- dez folhas de cheques por mês
- dois extratos por mês de contas correntes (com a movimentação mensal)
- quatro saques no caixa ou terminal de auto-atendimento (conta corrente)
- dois saques no caixa ou terminal de auto-atendimento (conta poupança)
- duas transferências de recursos entre contas do mesmo banco
- serviços pela internet
- compensação de cheques
- extrato anual com as tarifas cobradas (extrato consolidado)
Fique de olho nas suas movimentações bancárias e nas cobranças feitas pelos bancos. Qualquer cobrança indevida, não deixe de colocar a “boca no trombone” e reclamar, tanto junto aos bancos quanto ao Procon. Se você foi enganado, não tenha a postura de deixar pra lá! As regulamentações devem ser cumpridas e os clientes bancários devem ser respeitados. Os abusos econômicos não podem ser tolerados!
Os bancos são de longe á instituição
 que mais lucra no mundo!

TARIFA BANCÁRIA COBRADA INDEVIDAMENTE PODE RENDER INDENIZAÇÃO
Atenção consumidor!  Entraram em vigor as novas regras para a cobrança de tarifas bancárias. A contar desta data, o consumidor que for vítima de uma cobrança indevida terá direito a indenização por danos morais e materiais. Entre as mudanças, está a criação de uma nova categoria de serviços bancários, os "serviços essenciais gratuitos". Nela incluem-se dez procedimentos e produtos pelos quais os bancos estão proibidos de cobrar tarifa. Além do fornecimento de um cartão de débito e de uma eventual segunda via do mesmo, todo correntista tem direito a um talão de cheques gratuito com 10 folhas, quatro saques, dois extratos de conta e duas transferências entre contras por mês. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as tarifas bancárias, para pessoas físicas e empresas, respondem por 20% das receitas totais dos bancos. A instituição elogiou as novas regras. "A Febraban está consciente de que precisa avançar nessa agenda e está dedicada, através dos bancos afiliados, ao aperfeiçoamento das relações com seus clientes e com o mercado por meio de um processo de auto-regulação de todo o sistema bancário", informou a Federação por meio de nota à imprensa.
E suas taxas são pra la de absurdas, 
voce deve ficar de olho sempre aberto







Tarifas Bancárias: pesquisa do Procon-SP revela diferença de até 259%









 A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou um levantamento dos valores das tarifas bancárias (avulsas e "pacotes/cestas") de um rol de produtos/serviços básicos oferecidos por dez bancos, com o objetivo de orientar o consumidor quanto a melhor maneira de controlar e racionalizar o gasto com tarifas. Dentre os itens comparados constatou-se que a maior diferença na cobrança de tarifa avulsa ocorreu no serviço manutenção do cartão magnético (função débito - c/c especial, valor mensal). Enquanto a Nossa Caixa cobra R$ 6,00, o Safra cobra R$ 1,67, uma diferença de 259,28%.
Em virtude da diversidade de produtos/serviços, a pesquisa do Procon-SP se concentrou nos itens mais demandados pelos consumidores: renovação do cadastro da c/c especial - pessoa física, manutenção de c/c especial ativa, renovação do cheque especial, remessa domiciliar do talão de cheques, manutenção do cartão magnético (função débito - c/c especial), extrato semanal no terminal eletrônico e saque no terminal eletrônico da própria rede/auto-atendimento.
Para tanto foi criado um perfil de "cliente hipotético" (pessoa física), titular de uma conta corrente com limite de crédito (cheque especial), que utiliza regularmente os principais serviços, necessários à movimentação e controle de sua conta corrente e que optou pela isenção do 1º talão de cheques no mês. Não foram considerados quaisquer indicadores de reciprocidade (saldo médio, poupança, aplicações, empréstimos, seguros, etc.), em razão da diversidade de política de desconto adotada pelos bancos.
Cabe ressaltar que os produtos e serviços oferecidos pelos bancos podem superar os estipulados no perfil hipotético. Logo o consumidor deve comparar o pacote mais próximo da sua real utilização, já que pagará um conjunto de produtos e serviços muitas vezes não utilizados e inclusos nos "pacotes/cestas" das instituições financeiras. Dependendo do perfil do cliente e dos "pacotes/cestas" oferecidos pela instituição financeira a melhor opção poderá ser a aquisição de um "pacote/cesta" que atenda parcialmente às necessidades do consumidor acrescido da tarifa avulsa do serviço/produto não incluso no pacote.
Os bancos que fizeram parte do levantamento foram: Banco do Brasil, Bradesco, C.E.F., HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco. Com a unificação das instituições financeiras Santander e Banespa, o Banco Safra foi selecionado para compor a amostra; a escolha é feita segundo o critério de maior volume de depósitos à vista e o maior número de agências, segundo dados do Banco Central.
O nome e o valor do "pacote/cesta" que se enquadra ao perfil descrito na tabela "Perfil do cliente hipotético - Tabela com a quantidade dos produtos e serviços utilizados mensalmente" e os valores avulsos das respectivas tarifas vigentes em 01/02/2007 foram levantados junto aos sites das instituições financeiras ou nas tabelas afixadas nas agências dos bancos.
São taxas e mais taxas, que não acabam mais!
Leia a íntegra do texto no site do Procon
Na análise das tarifas avulsas verificou-se que dos 7 itens pesquisados, foi possível efetuar comparação em 5, devido à diversidade na apresentação do produto/serviço.
- Renovação do cadastro pessoa física - c/c especial - anual
Em 01/02/06 o valor médio desta tarifa era de R$ 16,83 e em 01/02/07 era de R$ 19,00. Acréscimo de 12,89%.
- Manutenção da conta corrente ativa - c/c especial- mensal
Em 01/02/06 o valor médio desta tarifa era de R$ 7,14 e em 01/02/07 era de R$ 8,13. Acréscimo de 13,87%.
- Renovação do cheque especial - trimestral
Em 01/02/06 o valor médio desta tarifa era de R$ 19,43 e em 01/02/07 era de R$ 21,19. Acréscimo de 9,06%.
- Envio de talões de cheques via correio - remessa domiciliar (por remessa)
Em 01/02/06 o valor médio desta tarifa era de R$ 4,58 e em 01/02/07 era de R$ 5,31. Acréscimo de 15,94%.
- Manutenção do cartão magnético (função débito - c/c esp.) - mensal
Em 01/02/06 o valor médio desta tarifa era de R$ 3,65 e em 01/02/07 era de R$ 3,81. Acréscimo de 4,38%.
"Pacote/Cesta" de Produtos e Serviços Bancários
Na análise dos "pacotes/cestas" verificou-se que em média, em 01/02/2006, o cliente hipotético pagava mensalmente R$ 22,48, já em 01/02/2007 o valor médio do "pacote/cesta" era de R$ 21,34, o que representa um decréscimo de 5,07%.
Comparativo entre "Pacote/Cesta" e Tarifas Avulsas-vigentes em 01/02/2007(valores anuais)
Na análise do comparativo constatou-se que um cliente que se enquadra no perfil hipotético adotado, pagaria anualmente, em média, R$ 256,12 pelo "pacote/cesta", enquanto pelas tarifas avulsas R$ 347,40. Isso significa que, caso o cliente hipotético tivesse optado pelo "pacote/cesta", ele economizaria, em média, 26,28%, ou seja, R$ 91,28. Para o perfil estipulado, em todos os bancos pesquisados é menos oneroso para o bolso do consumidor o "pacote/cesta" de produtos e serviços bancários.
Apesar de existirem os órgãos de defesa do consumidor,
mais, o maior fiscal de tudo isso, ainda é voce!
Procom/PB comemora o Dia Internacional do Consumidor.
Procon-SP orienta
Muitas vezes o consumidor nem percebe que a soma das despesas com tarifas bancárias pode comprometer o seu orçamento. Tomando-se como base o valor médio mensal, para o perfil estipulado, do "pacote/cesta" R$ 21,34, verifica-se que ele representa 6,10% do salário mínimo vigente (R$ 350,00). Já o valor médio mensal das tarifas avulsas (R$ 28,95), representa 8,27%.
Para optar pela melhor forma de pagamento das tarifas o consumidor deve:
- acompanhar a tabela de tarifas bancárias vigente;
- conhecer todos os "pacotes/cestas" ofertados;
- verificar a política de descontos nos "pacotes/cestas" adotada pelo banco;
- comparar as tarifas avulsas x "pacotes/cestas" de acordo com o seu perfil;
- na opção pelo "pacote/cesta" ficar atento para não extrapolar as quantidades de produtos/serviços estipuladas pelo banco;
- acompanhar nos extratos bancários os lançamentos diários, a fim de verificar as cobranças das tarifas;
- para dirimir alguma dúvida, o consumidor deve consultar o gerente da sua agência.
A falta de clareza e uniformidade de terminologia dos produtos e serviços bancários, a multiplicidade de forma de cobrança das tarifas e a falta de informações claras e precisas por parte dos bancos representam grande obstáculo para o consumidor. Apesar disso, a conscientização do consumidor usuário dos serviços bancários é determinante na definição da melhor forma de pagamento das tarifas, já que tais serviços representam um peso substancial no comprometimento da sua renda mensal.
Verifica-se que quanto menor a renda do consumidor maior é o peso do custo dos serviços bancários. Geralmente o cliente que possui uma renda maior tem condições de concentrar investimentos, contratar serviços (por exemplo, seguro, previdência privada, etc.) em uma instituição financeira e, consequentemente, poderá obter desconto ou até isenção das tarifas, de acordo com o grau de reciprocidade com o banco.

 Fonte: 
Procon-SP  
Além das imensas filas, também existem as exorbitantes
 taxas cobradas pelos bancos








Se um correntista tivesse depositado R$ 100,00 (Cem Reais) na poupança num banco, no dia 1º de julho de 1994 (data de lançamento do real), ele teria hoje na conta a fantástica quantia de R$ 374,00 (Trezentos Setenta e Quatro Reais)
Se esse mesmo correntista tivesse sacado R$ 100,00 (Cem Reais) no Cheque Especial, na mesma data, teria hoje uma dívida de R$ 139.259,00 (Cento e Trinta e Nove Mil e Duzentos Cinqüenta e Nove Reais), no mesmo banco. Ou seja: com R$ 100,00 do Cheque Especial, ele ficaria devendo 9 Carros Populares, e com o da poupança, conseguiria comprar apenas 1 Pneu simples de carro. 
Não é a toa que o Bradesco teve quase: R$ 2.000.000.000,00 (Dois Bilhões de Reais) de lucro liquido somente no 1º semestre, seguido de perto do Itaú e etc... 
Dá para comprar um outro banco por semestre!
E os Juros Exorbitantes dos cartões de crédito? VISA cobra 10,40% ao Mês, CREDICARD cobra 11,40% ao Mês. 
Em contrapartida a POUPANÇA oferece 0,62% ao Mês 
O presidente mandou você se levantar da cadeira, lembra?
Vamos, sim, levantar  da cadeira! 
Mas em vez de procurar outro banco, vamos protestar contra essa situação insustentável de desequilíbrio econômico. 
Se você passar prá frente esta notícia, já estará contribuindo.


Quem valoriza o seu dinheiro é voce mesmo, por isso fiscalize tudo, e em caso de erro, denuncie!

lucro-dos-bancos


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