Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

ICONE DAS ALTURAS

Herois vencendo todos os desafios naturais

Começou cedo a demonstrar interesse pelo esporte. Aos 13 anos fazia caminhadas em montanha, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e, aos 15 anos, já escalava em rocha. Em 1976, aos 14 anos, Mozart ingressou no Centro Excursionista Serra dos Órgãos - de Teresópolis, e a partir dali começou uma trajetória que o levaria a escalar os maiores e mais difíceis picos do mundo, tanto em expedições como em investidas solitárias, seguindo a melhor tradição dos grandes aventureiros.O mesmo Aconcágua que futuramente lhe privaria da vida já havia lhe trazido muitas alegrias. Em 1993, então com 15 anos de experiência em montanhismo e 5 anos de mountain bike, Mozart igualou sozinho o recorde mundial de ciclismo em altitude, estabelecido anteriormente por 3 canadenses.
Mozart Catão primeiro brasileiro e terceiro
 sulamericano, á escalar o Monte Everest
 Na volta, por causa de 2 dedos da mão esquerda congelando, foi preciso descer rapidamente com a bike, nos trechos em que era possível pedalar. A bicicleta foi levada na mochila do cume do Aconcágua até Nido de Condores (5600 msnm), a seguir pedalou até Plaza de Mulas (4200 msnm) e desceu mais 1500m, chegando finalmente à Puente del Inca (2700 msnm), onde tudo começou. 
Existem as barreiras naturais, frio, vento forte, avalanches, neblina, mas nada disso é obstaculo
 para esses desbravadores anonimos
A aventura rendeu alguns sustos, como cruzar com uma patrulha de resgate em Cambio Pendente (5200 msnm) que trazia o corpo de um alpinista americano, cuja família havia pago US$ 10000 para que o corpo fosse resgatado da montanha. Aquela temporada havia deixado um total de 4 mortos. Apesar das dificuldades causadas pelo clima após o fim da temporada, os dedos congelados e o nariz sangrando, Mozart venceu o inferno de gelo, igualando o tão almejado recorde. 
Mozart Catão também foi o primeiro brasileiro 
á escalar o Monte Aconcagua na Argentina. 
Realizou inúmeras escaladas no Brasil e participou de diversas competições mundiais, principalmente nas montanhas dos Andes (ArgentinaChile e Bolívia), dos Alpes (França e Itália), dosApalaches e do Maciço Central do Alasca (Estados Unidos da América e Canadá), do Cáucaso (Rússia e Geórgia), do Maciço Ellsworth (Antártica), da Cadeia do Leste Africano (Tanzânia) e doHimalaia (Nepal e Tibete).
O monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - tem 6 962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo oHemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado noParque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.
Possui três vias de acesso: a normal, o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. 

Mozart Catão um dos maiores esportistas 

brasileiros de todos os tempos.

A mais frequentada é a rota normal ou noroeste, que apresenta menos obstáculos técnicos - mesmo assim, não é recomendada para aventureiros não climatizados ou não experientes. As outras duas requerem escalada em gelo e rocha. A sua silhueta árida, os cumes gelados, o deserto de um lado e o oceano do outro mostram a magnitude e a magia da natureza.

Waldemar Niclevicz e Mozart Catão os 

primeiros á vencerem o  gigante Everest, e levando o nome do pais bem alto

Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la. Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3 368 m de altitude, Plaza de Mulas 4 370 m – que é o acampamento base –, Nido de Condores a 5 560 m e Berlim a 5 926 m.
Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas.

Muitos escaladores sonham em chegar ao topo, mais somente os melhores conseguem essa façanha. 

 Porem a subida pela face sul do Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo. Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios são necessários bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.

O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes.

Em 2002, Rodrigo Raineri www.rodrigoraineri.com.br e Vitor Negrete,formaram a única dupla brasileira a escalar a Face Sul do Aconcágua, bem como a Rota Noroeste em pleno inverno, em 2004.


Á tragédia

Equipe que tentou a sul do Aconcagua: Othon,

 Ronaldo, Dálio, Mozart e Alexandre.

Em 3 de fevereiro de 1998Mozart Catão, então com 35 anos, e Alexandre Oliveira, de 24, com Othon Leonardos de 23, morreram quando tentavam escalar a face sul do Aconcágua e foram arrastados por uma avalanche, estando os corpos dos brasileiros até hoje na Cordilheira dos Andes.
No dia 3 de janeiro de 2009 um alemão identificado como Stefan Geromin, de 42 anos, morreu após sofrer uma queda no Glaciar dos Polacos, próximo aos 6 mil metros de altitude. Um dia antes, dois dos cinco alpinistas que estavam perdidos próximos ao topo da montanha, morreram. Uma italiana, Elena Senin de 38 anos, e o guia argentino Federico Campanini de 31 anos. No dia 9 de janeiro da mesma temporada, um alpinista inglês morreu logo após chegar ao topo do Aconcagua, tornando-se a quarta vítima da temporada a morrer na montanha mais alta dos Andes.



Essa bandeira fica ainda mais bonita vista das 

alturas, afirma Waldemar Niclevicz



Enquanto alguns politicos ficam rebaixando o nome dos pais no mais baixo nivel, com suas falcatruas e inercias administrativas, por um outro lado existem homens, verdadeiros patriotas que elevam o nome do pais no mais alto possivel.
Parabéns aos herois das alturas brasileiros que ja conquistaram o Monte Everest, e colocaram o nome do pais no lugar mais alto do mundo, voces são o orgulho da nossa nação.
A história dos brasileiros no montanhismo é muito rica, cheia de conquistas e histórias para contar. Nos 8.848 metros de altitude do Everest, oito brasileiros já deixaram a marca verde e amarela no topo do mundo: Waldemar Niclevicz, Mozart Catão, Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Eduardo Keppke, Ana Elisa Boscarioli e Irivan Burda e recentemente, no dia 17 de maio de 2010, Manoel Morgado. 


Nenhum comentário: