Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sábado, 17 de fevereiro de 2018

COBRA COMENDO COBRA.

Em todas as parte do mundo encontram-se cobras ofiófagas (isto é serpentes que se alimentam de outras serpentes), cobras que se alimentam de cobras. A mais famosa delas, porém, é a muçurana, que vive nas Américas Central e do Sul, do Guatemála até o Brasil.A muçurana tem geralmente de 1,50 a 1,60 m de comprimento, mas pode atingir até 2,40m. Sua coloração varia com a idade. Quando jovem é rosácea e, quando adulta, egro-chumbo ou azulado. na região ventral tem uma coloração branco-amarelada. O habitat preferido das muçuranas, como de várias outras cobras, são as matas de vegetação rasteira, fechada. 
Á conhecida serpente ofiofaga, temida
 pelas outras serpentes, mussurana.
Mussurana se banqueteando com 
uma cobra cascavel, depois de 
uma luta impressionante.
Apesar da cascavel se defender dando 
varias mordidas e injetando veneno na 
mussurana, isso de nada adianta pois 
essa serpente é imune ao seu veneno.
As jararacas são seu "prato" predileto, mas, na falta delas ou de outras cobras, satisfazem-se até com pequenos mamíferos. A muçurana ataca as outras cobras prendendo-as na boca com seus fortes dentes (de 10 a 15). Travando-os preferencialmente no terço anterior do corpo da vítima, enrosca-se rapidamente nela, matando-a por constrição. Em seguida, ingere totalmente sua presa.
Quem diria que um animal tão peçonhento, 
pudesse ser subjugado por 
outro sem veneno.
Á perigosíssima urutu cruzeiro, faz parte do cardapio da mussurana.
Á jararaca (que na verdade é uma urutu mais clara) também faz parte do cardapio da mussurana.
Conhecida como devoradora de outros ofídios, em especial as venenosas jararacas, urutus e cascavéis, a muçurana é tida como inofensiva para o homem.A muçurana (Pseudoboa claelia), também chamada limpa-campo, é uma cobra da família dos colubrídeos. De cor preta, apresenta brilho cinzento irisado e ventre cinzento, amarelo ou manchado e atinge até 2,45m de comprimento. Seu nome deriva provavelmente do vocábulo de origem indígena "mussum", nome de um peixe angüiliforme de água doce, ao qual se agregou o sufixo rana, que significa semelhante.
Agora essa serpente possui um veneno 
potentíssimo e mortal até mesmo
 para á mussurana.
Os hábitos singulares da muçurana foram estudados pelo pesquisador Vital Brasil. Vive perto de rios e lagoas. Apesar de possuir veneno, dificilmente é capaz de morder. Ao atacar outras cobras, mesmo de maior tamanho, costuma lutar até dominá-las por estrangulamento, para só então iniciar a deglutição, geralmente pela cabeça. Dotada de força extraordinária e muita agilidade, é capaz de travar lutas de mais de uma hora de duração. Em vão a serpente atacada injeta seu veneno na muçurana, que parece ser naturalmente imune a ele.
Esta é uma cobra coral verdadeira venenosíssima,
 o que indica isso é á cor vermelha
 no meio do amarelo.

As corais, além de serem muito visíveis devido às suas cores, não apresentam o comportamento de ataque como, por exemplo, das cascavéis. As presas das corais são pequenas e podem estar localizadas na porção anterior da mandíbula (dentição proteróglifa), na Micrurus, como na porção posterior (dentição opistóglifa), nas Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius. Portanto, elas não picam, mas mordem a caça para inocular a peçonha.
Coral falsa, quando á cor vermelha 
estiver no meio do preto, ela possui 
veneno pouco ativo.

A coral verdadeira geralmente é identificada pela posição das presas ou pela quantidade e delineamento dos seus anéis. As peçonhentas de forma geral possuem um ou três destes anéis completos em volta do corpo e as não-peçonhentas os possuem apenas na parte dorsal.
Ela possui presas pequenas, mas quando utilizadas injetam poderosa neurotoxina, que 
causa danos terríveis ao organismo, 
podendo causar á morte se não
 for tratado a tempo.
A coral tem hábito noturno e vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição. Para se defender, geralmente levanta a sua cauda, enganando o ameaçador com sua forte coloração; este pensa que é a cabeça da cobra e foge para não ser atacado. As atividades diurnas estão ligadas às buscas para reprodução e à maior necessidade de aquecimento que as fêmeas grávidas apresentam. Após o acasalamento, a fêmea posta de 3 a 18 ovos, que em condições propícias abrem após uns 90 dias. Dada a capacidade de armazenar o esperma do macho, a fêmea pode realizar várias posturas antes de uma nova cópula.
Fonte Animal Planet.

Nenhum comentário: