A criminalidade cresceu substancialmente em todo pais, e tendo um aumento preocupante no estado de São Paulo, onde os índices de homicídios dolosos (criminosos que realizam o crime premeditadamente com a pura intenção em comete-lo, sem se preocuparem com responsabilidades posteriores e por pura maldade) aumentaram em cerca de 15,6 %, sendo registradas no primeiro bi-mestre deste ano, 787 crimes enquanto que no ano passado foram registrados no mesmo período, 684 crimes. Não ha de-se negar que todo esse aumento generalizado no pais, tem como principal incentivo a impunidade criminosa. Pois existem cerca de 180 mil mandados de prisão em andamento no pais.
As prisões estão super lotadas
faz tempo e nada de efetivo foi
realizado ate agora pelo governo federal!
E segundo levantamento da Corregedoria Nacional de Justiça, apenas 1/3 das pessoas que estão com suas prisões decretadas, acabam efetivamente atras "das grades", pois assume-se a postura absurda da super-lotação das prisões, e por causa disso não existe lugar para se colocar tantos presos "novos". Lembrando que só no estado de São Paulo são cerca de 18 mil mandados de prisão a serem cumpridos, (muitos bandidos apavorando) nisso teoricamente em uma mentalidade por mais positivista que possa ser, são por baixo 5 mil criminosos de altíssimas periculosidades soltos nas ruas.
Prender os criminosos não é o problema,
o problema é onde coloca-los?
E juntando-se a isso, diversos presos que não retornam das conhecidas saidinhas anuais, e também do fato de que algumas situações de ociosidade que não são mais consideradas crimes, no caso da vadiagem e também do pequeno porte de drogas, finalizando com os altos índices de crimes cometidos por menores de idade, que perante a legislação brasileira são inimputáveis. Ora não é necessário ser nenhum expert no assunto para se saber que o Brasil tem sido muito benevolente com os criminosos, e esta criando cobras para ser mordido por elas futuramente, ou seja ja esta acontecendo isso, a criminalidade esta crescendo e se espalhando de uma forma assustadora, hoje as comunidades rurais, que no passado eram locais de descanso ha algum tempo ja deixaram de ser assim , e alguns locais ja possuem altos índices de crimes.
Solução para o problema existe,
basta coragem para colocar a mão na massa.
Agora também existe um detalhe, mesmo quando o individuo condenado e preso, ele não fica por muito tempo encarcerado, pois é premiado com uma centena de benefícios que fazem com que sua sentença seja ridícula, a ponto de faze-lo reincidir em seus crimes sem nenhum pudor ou medo dos resultados. Para resolução desse problema, seria primordial que se realizasse uma reforma em todo sistema penitenciário, com mais investimentos e construções de novas e modernas prisões, também uma reforma penal, com leis que punam de verdade e uma sistemática muito mais abrangente sobre essa situação.
Exmo Sr Ministro, se as prisões são
calabouços medievais, então porque não
se começar a mudar isso desde ja?
Pois ate o Ministro da Justiça Jose Eduardo Cardozo, chegou a alegar que as nossas prisões são verdadeiros calabouços da época medieval, e também cumpre-se lembrar que o governo do P.T., ja completou 10 anos, e ate agora não mostrou nada efetivo para se acabar com essa situação das prisões e suas super-lotações absurdas. Para que algo comece a ser realizado no pais em sentido a todo sistema prisional, judiciário e penal, representantes dos governos começarem a ser presos por desobediência e prevaricação. Jeito para se resolver tem, mas é necessário que se sente a mesa e comece desde ja a criarem mecanismos específicos para toda essa area tão esquecida, e os investimentos são necessários em máxima urgência.
A cracolândia, é o exemplo tipico
da tolerância do governo, possui menores
e ociosos, que são inimputáveis, e os
mesmos deitam e rolam a vontade.
Um velho e sábio dito popular cita que a ociosidade é a oficina do diabo, e isso acontece em todo pais de uma forma vergonhosa, rodinhas de fumo em toda parte, e a policia não pode fazer nada, pois vadiagem não é mais considerada crime, e nem o pequeno porte de droga como ja disse acima, (lembrando que hoje a gigantesca e vergonhosa cracolândia, começou com uma simples rodinha dessas) e isso acaba servindo como incentivo ao pequeno criminoso que não sendo interpelado judicialmente, fica arquitetando seus planos criminosos, pois o trabalhador não frequenta essas rodinhas, se o governo quiser mesmo reduzir a criminalidade em todo pais, devera começar agir com maior austeridade, nesses pequenos detalhes, e começar a acabar com a impunidade sendo intolerante em alguns casos, e parar de ficar passando a mão na cabeça de quem não presta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário