Osman escalando paredão Lovers Leap na California em incriveis 4 minutos e 25 segundos, um record fantastico, detalhe esse paredão tem 120 metros de altura, e que levaria cerca de quatro horas para ser vencido por um escalador normal.
Uma façanha que ficou registrada
eternamente para a historia, Dan
Osmand no Lovers leap.
Osman vivia sozinho num sepulcral, estúdio quente a 200 metros da margem do Lago Tahoe. A cama, sofá, cadeira e mesa na sala principal abutted como peças de um quebra-cabeça. Ao longo de uma parede havia uma bancada em camadas com a escalada de hardware: dispositivos de came, calços, mosquetões, machados de gelo, raquetes, crampons, um capacete vermelho. Uma corda estava enrolada em um torno. Encostado um amplificador de guitarra elétrica era um-e-amarelo mochila vermelha, um protótipo do projeto de Osman The North Face, um fabricante de equipamento ao ar livre proeminente.
Ele adorava os grandes desafios das
alturas, e fazia tudo naturalmente sem
nenhum tipo de equipamento de segurança.
alturas, e fazia tudo naturalmente sem
nenhum tipo de equipamento de segurança.
Dois snowboards inclinou-se no canto perto da porta. Havia uma televisão pequena e uma ampla colecção de vídeos de escalada. Sete ou oito livros estava em uma mesa de cabeceira, todos eles preocupados com a história do Japão e dos samurais, incluindo um romance épico sobre a vida de Musashi, James Clavell's Shogun , e A Espada Samurai - Um Manual .Fotografias de Osman filha, Emma, de oito anos (agora vivendo com sua mãe), eram visíveis de todos os ângulos no apartamento. Nas paredes havia cartazes, um saldo de bandas de heavy metal - especialmente Metallica - e escaladores de diversos tipos de terreno. Duas vezes aparecendo foi Lynn Hill, um alpinista inovador trabalhando agora no topo da sua forma. Osman citados Hill, juntamente com o alpinista proeminentes e fotógrafo Jay Smith, Wolfgang Güllich e solista do lendário John Bachar, como exemplos.
Quando escalava o Lover´s leap na California
Em sua última entrevista Osman diz de sua filha: "Ela é o fato mais importante da minha vida. Nada mais chega perto."Com seu sorriso habitual, ele também admite, "Eu preciso dar um descanso aos meus anjos da guarda. Eles estão a trabalhar horas extraordinárias que me mantém vivo, por isso é hora de colocar os meus brinquedos fora por algum tempo."Por telefone Osman convence o Parque de Assistência para deixá-lo recuperar suas cordas e equipamento de fora da Torre de Pisa. passeios com pára-quedista e escalador Miles Daisher, para Yosemite. Eles fizeram á caminhada e rumaram até cordas fixas na rota de descida "chaminé" e começaram a arrumar todo o equipamento.
Não tem como falar de alpinismo sem
falar em Dan Osman!
Osman vê todos os seus cabos, equipado e pronto para um salto, ele não consegue resistir. Limpa seu acampamento no dia seguinte, então decide tentar um salto ainda maior naquela noite. Ele calcula que, ao transferir seu ponto de decolagem para o norte, o declive mais acentuado no dedo do pé da Torre Inclinada lhe dará mais espaço para queda. Ele quer criar um outro novo recorde. Até agora as cordas mais se destacaram na neve, chuva e sol por mais de um mês, e realizaram mais de vinte saltos entre Dan e seus amigos. Mas as cordas eram novas no início deste esforço, e os valores que Dan considerava seguros, haviam se desgastado com ás constantes temperaturas baixas e os ventos fortes.
Dano desafiava a lei da gravidade
realizando feitos inacreditáveis nas alturas.
Dan Osman era um especialista em alpinismo
e sabia tudo sobre os equipamentos,
mas sua ansiedade em saltar acabou por vence-lo.
Ele prolonga a linha de salto de 75 pés para garantir um novo recorde, e convida seus amigos em seu telefone celular para dizer que ele está decolando. Logo após seis horas na escuridão final de novembro, ele lança. É o culminar de todos os seus anos de experimentação e desenvolvimento de equipamentos e técnica. Com a forma perfeita, ele sobe até o rosto, rastreamento de distância da rocha. Down ele mergulha, revelando a pressa de queda livre, seu farol socos um ponto de luz através da escuridão. Como de costume, as sombras abaixo apressam-se para encontrá-lo, como ele sente a pressão crescente da corda que snugs seu chicote e começa a retardar sua queda. Sua corrida para baixo quase começa a se transformar em um balanço, quando a corda explode em ou perto do último nó do salto de linha. Agora em queda livre total Osman hurtles através do ar, com 180 metros de linha solta ainda amarrado à cintura. Ele bate em uma árvore, chicotes e salta entre os galhos, em seguida, volta-se para o chão. Do alto de um amigo da Torre Inclinada de Osman, Daisher, grita de novo e de novo, mas não há resposta, apenas o eco de sua vóz pelos abismos de Yosemite ressoavam.
Suas duas paixões as alturas e sua filha Emma.
Daisher corre para baixo as linhas de rap e busca através da floresta escura. Ele encontra o corpo de Osman deitado no chão, intacto, mas não há pulso.
amigo de Osman, Mihai Constantinescu, chega naquela noite e mantém uma vigília pelo corpo. Ele diz: "Os ramos foram espalhados por toda parte, alguns até três centímetros de diâmetro. Dano(como era chamado pelos amigos) parecia quase pacífico com os olhos quase fechados e as mãos cuidadosamente dobradas em um quadril."Como se o seu corpo fosse ajeitado daquela forma", não havia mais vida nenhuma nele, mais aquele olhar de satisfação saia do seu rosto inerte.Como á dizer: estou indo agora, mais realizei tudo o que eu quis e desejei na vida.
Fonte BBC.
Fonte BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário