Levantamentos estatísticos do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, tabulado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostra que Porto Alegre, Salvador e São Paulo, são as capitais que apresentam os maiores índices de roubos de carros para cada 100 mil veículos. O estudo, baseado em dados fornecidos pelas secretarias de segurança dos Estados com base na Lei de Acesso à Informação, concluiu que, a cada 2 minutos e 30 segundos, um carro foi roubado ou furtado nas 27 capitais do país, em 2014, totalizando 213.472 casos. A capital gaúcha teve a maior taxa do país no ano passado. Foram 6.938 roubos no ano passado, um índice de 833,8 casos para cada 100 mil carros. Em 2013, Porto Alegre teve 6.488 roubos de carros, uma taxa de 808 ocorrências para cada 100 veículos.
É triste dizer isso mas nessa fila de
veículos,alguns deles serão roubados.
Um aumento de 6,04% em relação a 2014. Os números superam, em muito, a média nacional, que foi 476,4. Em relação aos furtos, as taxas foram de 490,2 em 2014, e 487,1 no ano anterior. Em Salvador, os roubos subiram em 2014 em relação a 2013. São 6.371 casos (índice de 777,7 roubos a cada 100 mil carros) contra 6.125 (taxa de 780 casos). Os furtos registraram 1.749 casos em 2014, contra 1.417 no ano anterior, um aumento de 23,43%. A cidade de São Paulo foi considerada a capital com o maior número absoluto de roubos e furtos pelo FBSP: 99 mil casos (roubo e furtos) em 2014, uma média de 1 carro perdido a cada cinco minutos. Foram 49.344 roubos, em 2014, uma taxa de 673,8 casos para cada 100 mil veículos. No anterior, foram registrados 50.713 casos, uma taxa de 723,4 ocorrência. Segundo a FBSP, houve uma queda de 2,7% nos roubos de um ano para o outro, que teve como consequência uma variação negativa 6,86% no índice de casos.
Deixar os veículos estacionados
nas ruas é pedir para ser roubado.
E também existem os roubos a mão
armada, andar pelas cidades virou
um desafio a sobrevivência humana.
Os furtos também apresentaram queda: de 48.477 casos em 2014 ante 49.703 no ano passado. A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, os números mostram que as ocorrências de roubo e furto de veículos continua muito alta no país. Segundo ela, os furtos ocorrem com menos frequência em relação aos roubos porque a atual tecnologia dos veículos inibe um pouco mais a ação dos criminosos. "O roubo não exige uma especialização do bandido. O mais preocupante é que o aumento de roubos, na maioria dos casos, está ligado ao crescimento de crimes contra a vida, principalmente o latrocínio", disse. Para ela, as autoridades de segurança dos Estados devem ficar atentos à fiscalização dos desmanches. "Se o carro é roubado é porque existe alguém para comprar as peças. Muitos Estados estão intensificando o combate aos desmanches ilegais, o que é positivo. É um fator inibidor ao roubo de veículos", explicou a diretora.
A unica maneira eficaz de-se proteger
o patrimonio seriam os seguros contra
roubos, mas devido o aumento dos
roubos os mesmos ficaram caríssimos.
A lei dos desmanches criada
pelo governo de São paulo reduziu
em muito as ações criminosas
tirando de circulação varias quadrilhas
especializadas, porem isso ainda é pouco.
Procurado pela reportagem, o tenente coronel Luiz Dulinski Porto, diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), reconhece os altos números de roubos de carros no Estado. "Tivemos mudança de governo no Rio Grande do Sul, então faz seis meses que a nova administração assumiu a SSP. Priorizamos os delitos contra a vida e contra o patrimônio", disse. "O que não conseguimos diminuir foi o número de roubos de veículos". A Lei de Desmanches entrou em vigor no Estado em maio deste ano e, segundo o tenente coronel, a previsão é que o número de roubos caia. "Dessa maneira, vamos poder fiscalizar o estabelecimento para saber qual é a procedência da peça. Se a peça não tiver procedência, vai ser imediatamente destruída", confirmou. Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que os roubos caíram 27,43% de janeiro a agosto deste ano em comparação a 2014.
Os veículos são levados para locaisermos e desmontados inteiros,
dificultando a ação da policia.
Meliantes pegos em flagrante com "a mão
na massa quando desmontavamveículos
roubados em um chácara em São
Miguel Paulista em São Paulo.
na massa quando desmontavamveículos
roubados em um chácara em São
Miguel Paulista em São Paulo.
Os furtos de veículos caíram 11,64% na comparação do mesmo período. Ano passado, graças ao trabalho dos setores de inteligência policial e da criação da Lei dos Desmanches, 186 estabelecimentos foram fechados. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que não havia nenhuma autoridade disponível para comentar o assunto quando foi procurada pela reportagem, às 17h15 de quinta-feira. Vendo esses dados alarmantes sobre os roubos e furtos de veículos em nosso pais, podemos perceber que existe uma imensa logística criminosa em cima de tudo isso, como se fosse uma linha de montagem de uma grande empresa e cada "empregado" teria uma função especifica, o puxador (ladrão de veículos) devide com o caranguejeiro a função de obter os veículos, que é levado a um ponto "X", onde la é desmontado inteirinho e suas peças são distribuídas aos entrujões (receptadores) que se encarregam de venderem as peças em lojas ou desmanches, agora quem compra essas peças roubadas também é responsável criminalmente por todo esse ciclo vicioso, e so vai perceber isso quando tiver um veiculo comprado com prestações a perder de vista também roubado. Ah e tem um detalhe super importante que eu estava me esquecendo, a unica maneira mesmo real de voce não ter prejuízo com um roubo de veiculo, é o seguro contra roubos, pois não andar com eles nas ruas e deixa-los nas garagens, imaginando que la ele estará seguro, infelizmente também não o protege, pois eu tenho varias ocorrências de veículos roubados de dentro das garagens, a coisa é feia mesmo.
Fonte Uol Noticias.
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