Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2024

AIR BAG PARA MOTOS.

Os condutores e passageiros de motocicletas de todo o Brasil podem ser obrigados a usar colete ou jaqueta com airbag. Isso por que foi aprovado nesta quarta-feira (03), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012. A proposta deve passar ainda por outras duas comissões e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados. No texto aprovado pelo CAS, os motociclistas terão três anos para adaptação do colete com airbag. Para os profissionais moto-fretistas, a empresa ou o contratante dos serviços deverá arcar com as despesas do equipamento. A proposta também altera a lei 12.009/2009, que obriga o uso de dispositivos reflexivos nas roupas de quem trabalha com a moto. 
Esse equipamento é totalmente diferente
 ao utilizado em veiculos de quatro rodas.
Um equipamento que pode ajudar em
 muito a proteção do motociclista acidentado.

Se aprovada a lei irá alterar também o Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/1997, para incluir que a não utilização desses equipamentos, tanto pelo condutor quanto pelo passageiro implicará infração gravíssima. A senadora Ana Amélia também propôs no substitutivo a isenção do (IPI) e do Imposto de Importação para os coletes e acessórios. Esse acessório é importantíssimo para colaborar na segurança dos motociclistas, mas acontece um fato muito importante sobre a decisão em se criar uma lei para a obrigação do uso desse mesmo equipamento, para que exista uma adequação justa sobre todo o texto legislativo, devera haver uma distinção sobre o uso desse equipamento, com certeza aqueles que trabalham com transporte sobre veiculo de duas rodas, possuem uma maior tendencia em se acidentarem.
Agora acidente com moto, dependendo
 da velocidade, não existe equipamento
 no mundo que possa proteger.
Mas acontece que o governo se preocupa apenas em arrecadar os impostos e tambem no caso das autuações, em se multar e receber os valores das multas, mas o governo não se preocupa em realizar um trabalho ostensivo em cima do produto a ser utilizado, que no caso seria esse colete especial. Onde existe apenas uma empresa no pais inteiro, produzindo esse equipamento, ou seja uma jaqueta dessas que o governo pretende fazer com que seja obrigatoriedade em se usar, custa em media no mercado cerca de R$ 1200,00, (mil e duzentos reais), um valor muito custoso para qualquer trabalhador,  e tambem a eficacia desse equipamento não é 100$ comprovada, pois não protege todo o corpo do motociclista, e todo mundo sabe que um acidente com moto o corpo fica todo exposto, e não existe equipamento no mundo que consiga dar uma real segurança aos motociclistas acidentados.
A maleta de primeiros socorros
 que o governo inventou, foi um
 tremendo fiasco desde o principio.
A maleta não salvou
vida de nenhuma pessoa, 

mas em compensação 
fabricante das mesmas
ganhou montanhas de dinheiro.

Agora vendo essa situação eu relembro tambem de um outro equipamento que foi tambem obrigatório no passado através de lei, e que foi um grande fiasco, foi a tal de maleta de primeiro socorros, onde todos os motoristas eram obrigados a possuírem uma dessas em seu veiculo, e  que desde o começo foi uma grande contrariedade, pois é sabido que ninguem pode tocar em pessoa acidentada, para que o seu quadro não se torne ainda mais grave. E mesmo assim, foi criada uma lei que tornava obrigatório o uso das mesmas, e punível de multa, a verdade é que o dono da empresa que fabricava essas tais maletas ganhou montanhas de dinheiro com essa lei, e um tempo depois essa lei foi abolida, e as pessoas que compraram o produto nunca foram ressarcidas e ficaram no prejuízo ate hoje, para que a coisa funcione justamente, seria necessario uma auditoria para verificação generalizada de todas as informações e dados referentes ao produto citado, para que não se recaia novamente em um produto de utilidade duvidável, e de pessoas que se enriqueçam atraves do suor dos demais trabalhadores.

Nenhum comentário: