Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sábado, 25 de janeiro de 2025

REALIDADE EXPOSTA.

Em 1977 foi realizado um experimento a respeito: 60 enunciados foram apresentados a um grupo de voluntários. Eles deveriam avaliar se eram verdadeiros ou falsos. O mesmo exercício foi repetido sucessivamente a cada quinze dias. Notaram então que as pessoas consideravam verdadeiros os enunciados que tinham visto antes, independentemente do quão razoáveis pudessem ser. Ao que parece, este mecanismo de ilusão da verdade funciona devido à existência da “memória implícita”No experimento indicado, os participantes qualificaram como verdadeiros os enunciados que tinham visto antes. Mesmo que tenham dito claramente que eram falsos, simplesmente os sentiam como “familiares”, e lhes pareciam verdadeiros. A ilusão da verdade ocorre sem a colaboração da memória explícita e consciente.
A mente humana possui pre disposição
 em criar um vinculo de realidade com uma
 historia bem apresentada, Papai Noel não
 existe, mas nos, mesmo os adultos
 ainda acreditamos nele.
Uma criatura bestial, onde ate ja criaram
 a sua infância, lobisomem, se fizer-mos 
uma enquete sobre isso, muitas pessoas 
dirão acreditar na existência dessa criatura.
 É um resultado direto da memória implícita, um tipo de memória que utiliza as experiências prévias para a execução de tarefas. Uma estratégia de nossa mente para economizar esforços. A memoria implícita está presente, por exemplo, quando amarramos os cadarços. Em um primeiro momento, aprendemos como fazê-lo e depois, realizamos esta operação de forma mecânica. Se temos que amarrar algo diferente do que sapatos, provavelmente usaremos a mesma técnica, mesmo que não seja a melhor. Em outras palavras, tendemos a criar modelos para serem aplicados em situações diferentes. Esta estratégia mental também se aplica a realidades mais abstratas, como as ideias, originando a ilusão da verdade.  Isso quer dizer que somos mais propensos a crer em uma ideia ou forma de pensar se ela é familiar e coincide com as experiências vividas, mesmo que esta sensação de familiaridade não tenha por que estar ligada à veracidade. Daí seu perigo e o risco de tomar decisões erradas.
O malandro austríaco Victor Lustig em 1925, 
conseguiu  a façanha de vender a descomunal 
torre Eiffel da França por tres vezes.
Agora se nos colocar-mos nos dias de 
hoje com toda essa tecnologia de informação,
 não e impossível que outro vigarista 
desse naipe também consiga 
fazer a mesma coisa.
A ilusão da verdade tem muitos efeitos problemáticos. Entre eles, torna realidade uma velha ordem postulada pelos nazistas. É aquela que diz: “Uma mentira repetida mil vezes se converte em verdade”. Um enunciado que se repete, sendo falso, tende a ser percebido com verdadeiro. A maioria das pessoas não tem interesse, e às vezes tampouco as ferramentas para verificar se algo é certo ou não. Na verdade, a ilusão da verdade é um atalho que a mente toma para evitar fazer mais esforços do que os necessários. Se fizéssemos um exame de tudo o que pensamos e fazemos, terminaríamos exaustos em menos de uma hora. Por que é melhor acordar pela manhã e não de noite? Devemos tomar o café da manhã ou melhor não comer nada no começo do dia? O que comemos no café da manhã é adequado ou somente o fazemos por costume?
Uma mentira secular, mas que engana gerações
 de pessoas a vida inteira, sobre o 
magico tirando um coelho
 de uma cartola.
Alguns políticos nunca saem do poder, mesmo mentindo a vida inteira, não cumprindo os seus compromissos assumidos, porque esses são os grandes manipuladores da verdade.
Se a fabula sobre um nariz crescer a cada 
mentira contada fosse real, grande parte
 da humanidade teria um nariz descomunal.
É impossível submeter tudo a uma avaliação em busca da verdade. Por isso nosso cérebro nos ajuda e simplesmente organiza a informação com base no que foi aprendido. É uma estratégia para facilitar nosso desempenho no mundo. Um aspecto importante é que a ilusão da verdade, por mais força que tenha, não anula o raciocínio lógico. Isso quer dizer que sempre temos a capacidade de seguir processos que nos permitem entender o que é falso e o que é verdadeiro. Também significa que o poder de  manipulação sobre nossa mente é limitado. Ele só nos prende com a ilusão da verdade quando decidimos não usar outras faculdades mais elevadas de raciocínio. Se decidirmos usá-las, a ilusão da verdade se dilui. Como você pode ver, seria interessante questionar os aspectos mais importantes da realidade, e nos perguntarmos por que  acreditamos no que acreditamos. Pensamos que algo é verdade por que já ouvimos a respeito várias vezes, ou realmente porque há evidências que indicam isso?
Fonte Readers Diggest. Io 70 to ui

DECADÊNCIA.

Antes foi a Holanda (fechou 8 presídios em 2012). Agora é a Suécia que acaba de fechar 4 presídios. Desde os anos 90 o mundo todo estava somente enchendo as cadeias. De repente, nasce uma tendência contrária. Será que vai se sustentar? Em vários países o número de presos está diminuindo. As causas? Redução da criminalidade, enfoque mais compreensivo em relação ao tema drogas, baixa reincidência, aplicação de mais penas alternativas, inclusive para pequenos roubos, para os furtos e lesões não graves etc. Por que Holanda e Suécia estão fechando prisões, enquanto Brasil e EUA estão aumentando os presos? Por que Noruega tem baixo índice de reincidência, enquanto são altos os índices no Brasil? Por que vários países estão diminuindo os presos e as prisões, enquanto o Brasil está fechando escolas para construir presídios?
Presos são iguais no mundo 
inteiro, o que muda são a prisões.
O fechamento de prisões e a 
redução da criminalidade é
 um sonho de toda a humanidade.
 Por que países como Suécia e Holanda dão tratamento ameno à questão das drogas, enquanto Brasil e EUA continuam com a mentalidade puramente repressiva? Uma boa pista que se poderia sugerir para entender essas abissais diferenças pode residir na cultura de cada país: patriarcal ou arterialista. Um ponto relevante consiste em examinar o quanto os países mais liberais já se distanciaram do arquétipo do Pai (patriarcal) para fazer preponderar o arquétipo da alteridade. No campo econômico, apesar de todas as crises mundiais e locais, as nações mais prósperas neste princípio do século XXI (países nórdicos, Suíça, Canadá, Japão etc.) são as mais cooperativas, as mais solidárias (ou seja, as que contam com menos desigualdades). As que seguem mais firmemente o arquétipo da alteridade (não o patriarcado). Trata-se, neste caso, de uma cooperação intencional, deliberada. 
Um grande investimento em escolas 
padrões, com certeza se reduziriam
 os investimentos na construções de prisões.
Uma equação facil de-se resolver,
 mas de difícil montagem.
O progresso econômico sustentável depende dessa prática cooperativa. Nenhuma sociedade é rica plenamente se grande parcela da sua população está mergulhada na miséria e na pobreza.O encarceramento em massa não leva à queda nos números da violência. Os EUA, apesar da 3º melhor posição no ranking entre os países de desenvolvimento humano muito elevado (IDH), apresentou uma taxa de 4,8 mortes para cada grupo de 100.000 habitantes, em 2010, ficando com a 5º maior taxa de homicídios entre os países com alto grau de desenvolvimento. Já se entre os cinco países melhores colocados no ranking do IDH, Noruega (1º), Austrália (2º), Holanda(4º) e Alemanha (5º), os EUA são o país com o maior número de mortes por 100.000 habitantes, registrando quase 5 vezes mais que o segundo colocado, a Austrália, que registrou em 2009 uma taxa de 1 homicídio para cada grupo de 100.000 habitantes.  
E a maioria das prisões se transformam em
 escolas do crime, graduando criminosos
 em diversas escalas de violência.
Plantando é que se colhe, e se plantando
 sementes ruins, se colhera ervas daninhas.
O país que detém o maior número de portes de armas per capita do mundo, tem recebido alertas do governo Obama para conter a violência. Um estudo do Martin Prosperity Institut (Gun Violence in U.S. Cities Compared to the Deadliest Nations in the World)Que compilou dados de vários órgãos, fez uma comparação das mortes por arma de fogo nas cidades dos EUA, comparando-as com as taxas de mortes dos países mais violentos pelo mundo. Descobriu-se que Nova Orleans, a cidade que mais mata por arma de fogo no país tem quase a mesma taxa de mortes que Honduras, o país que mais mata no mundo. Detroit foi comparada a El Salvador, Baltimore foi comparada a Guatemala, Miami foi comparada a Colômbia e Washington comparada a São Paulo. Da mesma maneira, o Brasil vem mantendo índices muito elevados de violência.
As condições de uma prisão indicam o
 interesse de um governo em administra-la.
uma situação que deveria ser levada a 
serio pelos governantes, para que essa 
situação não virasse uma bola de neve.
Uma nação que investe em livros hoje.
Reduzira os investimentos com algemas
 no futuro, e a população ficaria
 eternamente grata e feliz.
 Em 2011, segundo o Datasus, órgão do Ministério da Saúde, foram registrados 52.198 homicídios,  Em 2010, haviam sido registradas 52.260 mortes por homicídios. A política de segurança pública é cada vez mais falha, apesar dos milhões aplicados todos os anos erroneamente. Investe-se demasiadamente em construções de novos presídios e armamento da policia, enquanto o número de escolas é cada vez mais reduzido e tratado pelo governo com descaso. Que seja possível aprendermos com a Holanda, que conseguiu diminuir seus índices de criminalidade de forma brutal; educar e fornecer subsídios àqueles que estão ou já estiveram em situação de cárcere, oportunidades de educação e trabalho. E chega de ficar reformando as leis penais, iludindo a população que isso seria o suficiente para reduzir a criminalidade.
Fonte Jus Brasil.

A ARENA.

Quem nunca assistiu um capitulo da fantástica serie de tv americana, Jornada nas Estrelas (Star Trek) criado poe Gene Roddenberry em 1966, e que foi uma das serie de tv de maior sucesso de todos os tempos da tv americana, se tornando em um filme tambem de muito sucesso. Eu era fanático nessa serie e assistia todos os epsodios, Ao qual considero um deles como o melhor de todos "Arena". Onde os senhores do universo os Metrons, devido a grande ameaça de destruição do universo devido as armas e tambem dos povos inter estelares violentos, resolveram então intercederem e colocarem os principais lideres desses povos tidos como violentos em uma arena.
A nave Enterprise viajando 
pelos confins do universo.

A tripulação da nave faz o reconhecimento
 do planeta e é bombardeada
 pelo inimigo reptiliano.
Alerta total, pois o inimigo 
não esta brincando em serviço.
Dr Spock assume provisoriamente o comando 
da nave enquanto o capitão Kirk vai defender 
o universo lutando contra o reptiliano.
Sem armas, e sem nenhum tipo de ajuda 
contra um ser descomunal e cruel.
Olho no olho entre o humano e 
a fera, da o inicio ao duelo mortal.
Que seria um planeta neutro, e deixariam os escolhidos, para um duelo de vida ou  morte, sem armas e sem nenhuma ajuda, ao qual aquele que vencesse essa batalha cosmica, ficaria livre e salvaria o universo da destruição total. E um dos escolhidos para essa batalha foi o comandante da nave USS Enterprise capitão James T. Kirk, e o outro escolhido para duelar com ele seria uma criatura vinda dos extremos do universo, Gorn um comandante e capitão reptiliano de sangue frio, muito inteligente e com uma força brutal, porem de movimentos bem lentos. Colocados os dois ali naquele planeta suas sortes estavam lançadas, e no primeiro encontro entre eles, o capitão Kirk pode descobrir que aquele ser era descomunal e de grande força, e lhe seria impossível vence-lo sem nenhuma arma. 
Kirk tenta de todas as formas 
possiveis derrubar o inimigo. 
Mas nada parecia deter o ser descomunal,
 que vinha babando para cima dele.
As pancadas não faziam nenhum
 efeito contra o monstro.
Apenas com as mãos seria impossível
 de-se conseguir algo contra Gorn.
O capitão Kirk não tinha como 
vencer essa criatura descomunal.
A unica coisa que ele poderia fazer 
era correr e se esconder da fera.
Lutar com ele no braço seria suicido, pois ao ser atacado com uma pedra de tamanho razoável, ele apenas sentiu cocegas e continuou sua perseguição ao comandante, que não tinha outra saida a não ser correr e se esconder. Pois o reptiliano era muito forte, mas tambem era muito lento. Mas ele não poderia ficar o tempo todo correndo e se escondendo da criatura abominável, pois em algum momento ele poderia ser capturado e morto. Foi então que Kirk observou que aquele planeta era uma verdadeira mina de ouro e cheia de minerais valiosos e de grande utilidade. Como o enxofre, nitrato de potassio, carvão mineral e ate diamantes em abundancia. Foi então que o capitão Kirk começou a juntar todos aqueles minerais, e a trabalhar na construção de algo que pudesse deter a fera, como uma arma com grande poder de ação.
Mas ele não poderia ficar a vida inteira
 correndo e se escondendo.
Enxofre, nitrato de potassio, carvão 
mineral e ate diamantes poderiam 
ser a salvação da patria para o capitão.
Que tal usar um projetil com a pedra 
mais dura do universo, diamante bruto.
A mistura correta desses elementos 
encontrados no planeta, formaria a polvora.
Os Metrons entram em contato com
 a tripulação e começam a
 transmitir o duelo ao vivo.
Onde eles assistem a terrivel sina
 do capitão e não podem fazer 
nada para ajuda-lo.
E Kirk ja tinha todos os componentes para a fabricação de polvora, mas precisava de um propulsor de energia dirigida, para colocar em pratica então a sua arma de defesa, foi dai então que ele procurando encontrou um tronco oco, parecido com um bambu gigante, encheu o mesmo com a polvora caseira, socou bem, colocou os diamantes depois (como um projetil) conseguiu uma faisca com o coldre do taser, e acendeu o carvão formando uma  chama. Esperou em um passagem estreita a chegada do inimigo, e quando ele estava bem proximo, acendeu o pavio e disparou um tiro certeiro de seu canhão artesanal, que pegou de cheio o peito do inimigo.
Gorn parte para cima do capítão 
Kirk, e tem uma terrivel surpresa.
É atingido por um tiro de canhão artesanal,
 que o derruba, e poe fim ao duelo.
Kirk prestes a dar o golpe de misericórdia, 
mas seu lado humano fala mais 
alto e ele prefere não executar o inimigo.
O lider dos Metrons sauda o capitão Kirk 
não só por sua vitoria, mas pelo seu 
nobre gesto em poupar a vida de Gorn.
Fim do combate, o universo salvo e o capitão
 retorna para sua espaçonave Enterprise, 
e pronto para novamente desvendar 
os mistérios do espaço.
Derrubando o ao chão ferido gravemente, toda essa batalha cósmica estava sendo assistida de camarote pela tripulação da Enterprise, que assistiam a tudo sem terem nada a fazerem para ajudar o comandante e apenas torcendo por sua vitoria. Derrubando o inimigo ao chão, Kirk pegou então o estilete que a criatura havia construído, e postou-se em cima dele, para lhe dar o golpe de misericórdia, quando então seu lado humano tomou conta de sua mente, afastando o seu lado de fera, e ele acabou sendo piedoso com o inimigo, e não lhe deu o golpe final. Kirk então foi
considerado vencedor do combate e salvador do universo, e o lider dos Metrons surgiu-lhe a frente e o parabenizou não so por sua grande vitoria sobre um inimigo infinitas vezes mais forte, mas por sua imensa compaixão com o inimigo indefeso ao chão. Na minha opnião esse foi o melhor espsidio da serie, e passados 50  anos essa historia continua bem viva em minha lembrança.

ANJOS...

Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender às diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.


A evolução das tecnologias permite cada vez mais a integração de crianças com necessidades especiais nas nossas escolas, facilitando todo o seu processo educacional e visando a sua formação integral. No fundo, surge como uma resposta fundamental à intrusão  de crianças com necessidades educativas num ambiente educativo.
Motivação e interesse são dons naturais que independem de razão.
Como uma das respostas a estas necessidades surge a utilização da tecnologia, com o desenvolvimento da Informática, veio a se abrir um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação, manifestando-se como um auxílio a pessoas com necessidades educativas especiais.
Tecnologias foram criadas para á educação especial, mas ás únicas coisas que realmente funcionam são o amor e á dedicação ao próximo.
Partindo do pressuposto que aprender é fazer, a tecnologia deve ser encarada como um elemento cognitivo capaz de facilitar a estruturação de um trabalho viabilizando a descoberta, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. Na verdade são inúmeras as vantagens que advêm do uso das tecnologias no campo do ensino – aprendizagem no que diz respeito a crianças especiais.
Essas crianças não precisam de piedade, 
elas precisam de respeito e muito amor.
Assim, o uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento tendo em base as necessidades e interesses das crianças. A deficiência deve ser encarada não como uma impossibilidade mas como uma força, onde o uso das tecnologias desempenha um papel significativo.
Ás mais preciosas pedras são valiosas porque são raras.
Existem diversas opiniões contrarias ao ensino especial, mas ha de-se convir que como essas crianças são naturalmente dotadas de condições diferenciadas das demais, elas não poderiam ser deixadas em uma escola convencional, pois isso com certeza iria causar infinitos constrangimentos á elas, pelos temidos bullings, notórios em todos os níveis escolares, por isso á necessidade de um aprendizado todo ele voltado para esses anjos maravilhosos, eu no passado tive á oportunidade de trabalhar algum tempo com essas crianças e aprendi á ama-las intensamente, e também pude perceber o trabalho de todos aquelas pessoas especializadas.
Ás montanhas não podem ser movidas 
mas podem ser contornadas.
Assistentes sociais, professoras, monitoras, enfermeiras, pedagogas, e uma vasta quantidade de pessoas que trabalham com um imenso amor, que por diversas vezes sacrificam o seu bem estar pessoal, (quando até alguns familiares dessas crianças ás vezes ás abandonam a sorte),  para estarem lado á lado com esses anjinhos inocentes, eu com essa materia aproveito para deixar os meus parabéns a todo esse pessoal dedicado e extremamente profissionais, e que esse seus valiosos trabalhos não serão nunca em vão, como diz á santa palavra da salvação em Mateus no capitulo 5, versiculo 7.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia