Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

ESPIRITO DE NATAL.

Por incrivel que possa parecer,  mais nesta epoca em que estamos agora, parece que realmente ocorre uma grande mudança nos comportamentos das pessoas, sem duvida alguma deve ser isso obra do Espirito de Natal, que vem de algum lugar muito bom e toma conta dos corações das pessoas. As vezes pessoas que ha muito e muito tempo não se viam, e nem muito menos conversavam, mas quando chega nesse momento do Natal, parece que se envolvem completamente nessa atmosfera altamente contagiosa e serena, e essas mesmas esquecem tudo do passado e realçam as amizades.
A simbologia do Natal realça uma
 energia altamente positiva.
Um tempo de convivência harmônica
 e saudável com amigos e familiares.
Sem duvida isso é muito bom, pois faz com que tenha-mos uma paz de espirito imensa (mesmo que seja por pouco tempo), dando um grande alivio ao coração e muita harmonia ao ambiente. O interessante de tudo isso é que algumas pessoas ate carrancudas durante o ano inteiro, mas que chegam ate a soltarem sorrisos, durante essa epoca magica. Agora ai tambem mora um grande perigo, pois devido a esse período de magia, algumas autoridades, acabam por confundir as coisas.
Não devemos nos esquecer nunca
 daquelas pessoas mais necessitadas.
E movidas por esse impulso de grande alegria, acabam por soltarem muitos presos das cadeias (não que eles não mereçam sair), com certeza toda pessoa humana (eu disse humana com todas as letras), merecem sim essa grande oportunidade, mas esse bonus de confiança, não pode ser realizado apenas tendo como base principal essa energia positiva, e tambem o impulso em ajudar. Pois nunca deveremos confundir as coisas, para que presos sejam liberados nos chamados indultos, e nesse caso de Natal, deve existir um critério muito rígido e justo, que primeiramente vise a segurança das demais pessoas de bem.
Agora ter pena de certas pessoas
 pode se tornar em uma armadilha
 para certos inocentes de verdade.
Pois soltando um certo elemento nas ruas  que não esta devidamente preparado para o retorno a liberdade e ao convívio social, por pura bondade e por sentir-se pena dele, acaba-se por condenar aquelas pessoas que estão vivendo a essência do Espirito de Natal, e nesse caso essas pessoas terão toda aquela harmonia maravilhosa, destruída por esses elementos desvirtuados da razão. Todo ano acontecem as conhecidas "saidinhas de presos", que não ajudam em nada a recuperação do preso,  pois não existem nenhum tipo de estudo ou pesquisa que comprove isso, inclusive existem muitos presos beneficiados com esse indulto que desaparecem, não retornando mais ao sistema prisional.
Essa atmosfera de energia positiva
 altamente contagiante, é muito mais do
 que um dia, na verdade é uma concentração 
de toda essa energia do ano inteiro, 
distribuída em um unico dia.
Agora também existe um outro fato muito importante sobre essa época de festas,  que  alem dessa atmosfera energética altamente contagiosa, possui um outro detalhe interessante, nessa época aumenta em quantidades assustadoras o consumo de bebidas alcoólicas, e com isso também o aumento de mortes por acidentes e por diversos outros fatores ocasionados por esse consumo exagerado de álcool.  Onde gera-se ate um comentário comico sobre um elemento que ingere um garrafão de pinga, e depois fica tomando chazinho de bordo para curar a ressaca.
Bebida em excesso, alem de
 causar um grande mal, tambem 
causam grandes tragedias todos os anos!
E não devemos nunca nos esquecer-mos daquelas pessoas que em algum lugar no passado tiveram perdas  importantes,  familiares, amigos, exatamente nessa época,  ou um pouco antes ou depois,  e possuem lembranças eternas dos belos e felizes momentos que festejaram com seus entes queridos que ja não estão mais aqui, porem, porem suas essências ficaram eternizadas na lembrança. E quando a maioria das pessoas festeja e comemora alegremente,  Por um outro lado, uma pequena minoria de pessoas fica com o coração partido por causa disso. Nesta data muito importante, primeiramente devemos possuir muita sabedoria para encontra-mos com pessoas variadas, e seus sentimentos, e devemos respeitar suas atitudes e comportamentos, pois ninguém sabe na realidade o que acontece dentro do coração de um ser humano. Desejo a todos um Feliz Natal e um prospero Ano Novo, com muita paz harmonia, saude e solidariedade, o resto a gente corre atras.

PLANETA MISTÉRIO.

Desde o fim dos anos 80, alguns estranhos buracos estão sendo encontrados por pessoas na região da Rússia e Ucrânia. Estes buracos, absurdamente profundos, são encontrados em locais remotos e ermos, no meio de florestas densas, onde não há nenhuma estrada ou forma de acesso a máquinas para realizá-los. Todos os buracos são perfeitamente cilíndricos e lisos.  Dando a nítida impressão que foram feitos por métodos técnicos, e não ao mero acaso. Ainda por cima, não há rastro, marca ou mesmo depósitos de material que foi retirado do solo para a criação do buraco. A terra, sedimentos e pedras são aparentemente cortados e levados para algum lugar de maneira totalmente misteriosa, nos locais, percebe-se  a ausência de estradas e marcas de pneus.
Os buracos surgiram nas florestas da
 Russia do nada, ninguém consegue
 explicar como isso ocorreu.
São buracos  perfeitamente cilíndricos
 de profundidades diversas em todo mundo.
Alias esse grande mistério não é exclusividade da Russia, foram constatados milhares de buracos, também em varias partes do mundo, sendo alguns feitos dentro de residencias, geometricamente perfeitos, e de diversos tamanhos, sendo alguns a ultrapassarem o diâmetro de 10 metros e profundidades acima de 50 metros, sem deixar nenhum rastro de terra ou algo que explicasse a forma a que foram construídos,  sem duvida alguma é mais um mistério dos muitos que existem em nosso planeta, um fato muito intrigante, que relembra em muito aquela alta tecnologia utilizada em construções também em varias partes do mundo, com uma tecnologia desconhecida. 
Na Guatemala apareceu um buraco
 dentro da sala depois de um estrondo, 
com 80 centímetros de diametro, 
e 12,2 metros de profundidade.
Ninguem tem uma explicação coerente
 sobre esses fenomenos que estão 
ocorrendo no mundo inteiro.
Como milhares de monumentos construídos em redor do mundo, com uma perfeição nunca antes visto, cito das piramides de Gizé, uma construção milenar, realizada ha aproximadamente 2.500 anos, e assim como a sua dimensão, também conserva uma imensidão de mistérios, de como foi construída  Pois para a sua construção foram utilizadas pedras  de 2 toneladas, milimetricamente mediadas e cortadas,  e encaixadas uma em cima da outra, com uma perfeição extraordinaria, utilizando-se para isso de uma engenharia desconhecida. E ate hoje não se conhece a forma de transporte utilizado para realizar essa façanha. Na decada de 70, cientistas britânicos e americanos, fizeram uma vista a mesma, com equipamentos de altíssima geração, e ficaram surpresos pois ao adentrarem nos corredores da piramide, todos os aparelhos deixaram de funcionar, so voltando a funcionarem do lado de fora.
Buraco misterioso em uma plantação de arroz na China.
Um buraco imenso ao leste das montanhas
 de Ellensburg em Washington E.U.A..
As piramides de Gizé, uma construção
 repleta de misterios indecifraveis.
Cientistas ao entrarem nas camaras internas,
 ficaram surpresos porque todos os aparelhos
 de altissima tecnologia deixaram de funcionar.
O templo do faraó Ramsés II, foi todo 
construído em pedra bruta, e tem 3.200 anos,
  tambem é uma misteriosa obra prima, 
com uma tecnologia muito avançada 
para a epoca de sua construção.
Obelisco de Luxor em Karnak, tem 23 metros
 de altura esculpido em uma pedra só, e 
pesa 200 toneladas, e foi transportado por 
cerca de 900 quilometros ninguem sabe como.
Esses misteriosos buracos encontrados em varias partes do mundo, são
mas um grande mistério para os cientistas queimarem suas pestanas, e anexarem-no a demais grandes obras ja construídas em todo o mundo, e que despertaram grande atenção, pelo metodo de suas construções e tambem pela forma a que foram transportados, como foi o caso do Obelisco de Luxor em Karnak, que tem 23 metros de altura  e pesa 200 toneladas,  foi construído em uma pedra só, e foi trazido de cerca de 900 quilometros de distancia, mas ate hoje nem se imagina como isso ocorreu, pois naquela epoca não existiam guindastes de grande porte como existem hoje, e mesmo assim, para tal feito seria necessário uma grandiosa empreitada, com uma logistica de primeiro mundo, e tecnologia de ponta.

BURACOS AZUIS.

Os buracos azuis receberam este nome devido ao contraste entre o azul-escuro  do fundo e o azul mais claro das águas que o rodeia, os dois tons de azul devem-se aos reflexos do céu e a luz do sol. Os buracos azuis podem existir em terra ou no mar, há 300 mil anos, a chuva começou a escavar as rochas das Bahamas, causando um efeito de erosão, mas uma erosão de longo tempo, e  a medida que os sedimentos enfraqueciam a rocha, os buracos iam-se transformando em grutas. e ficaram por um longo tempo desta forma, ate que um belo dia, houve o aumento das mares, e essas cavernas, ficaram inundadas, formando com isso um magnifico cenario de esculturas naturais e desenhos vibrantes.

O buraco azul de Belize nas
 Bahamas no Caribe, parece um 
grande olho muito bem definido.
Somente a natureza seria capaz de 
realizar uma obra tão perfeita.
A pedra calcária é porosa e deixa passar a água salgada, enchendo as grutas à medida que as marés sobem, a água doce fica na  superfície encontra-se com a água salgada do fundo num ponto a que se chama Halocine e a  reação química que se dá no calcário do Halocine cria veios horizontais, esse  Halocine está abaixo do nível da água, onde a  inundação de buracos azuis com a subida dos níveis da água do mar pode mudar as reações químicas que permitem que estas grutas se transformem em verdeiras cápsulas do tempo, e tambem pelo fato de não existir oxigenio, permite-se uma conservação de diversos materiais organicos,  isso inclui ossos de animais e demais detritos ali depositados.
Buraco do Lago Vermelho na Croacia,
 com cerca de 530 metros de profundidade.

Buraco Bala A, no Libano, com cerca 
de 250 metros de profundidade.
Poço Neversink, no Alabama, U.S.A., 
30 metros de profundidade, muito parecido
 com o buraco Bala A do Libano foto acima.

Buraco Ik Kil, em  Tinum no Mexico, 
com 40 metros de profundidade.
Um lugar maravilhoso, mas ao
 mesmo tempo muito perigoso para
 mergulhadores inexperientes.
Ao nível do mar, a pressão exercida no corpo humano é de uma atmosfera, ou seja, uma atmosfera é o peso da coluna de ar que está acima de cada indivíduo, estendendo-se pelo espaço, em  cada dez metros de profundidade, a pressão aumenta uma atmosfera, portanto quando mais fundo, maior sera a pressão exercida ao corpo, onde a mesma aumenta à medida que os gases do ar entram na corrente sanguínea e nos tecidos. Se um mergulhador estiver abaixo da linha de água durante demasiado tempo pode ficar com nitrogenio acumulado na corrente sanguínea, o que causa narcoses perigosíssimas,  um mergulhador para evitar a temida  descompressão, deve subir ate a superfície em estágios e nunca subir até muito depressa, pois nesses segundo fato, o gás fica na  corrente sanguínea em forma de bolhas, que borbulham dentro da mesma, causando dores terríveis. 
O homem se torna infinitamente
 pequeno diante de tamanha obra.
São galerias decoradas e muito bem
 organizadas, onde cada galeria possui
 um aspecto diferente da outra.
Michael Pateman foi o primeiro arqueólogo das Bahamas a estudar e documentar os restos humanos encontrados em buracos azuis no local, os ossos que Pateman encontrou datam do ano 1200 D.C.. O buraco azul de Sawmill Sink tem partes muito profundas, com bordas acima da agua, tornando-o uma autêntica armadilha para animais que entrassem ou caissem no mesmo. O buraco azul de Sawmill Sink tem uma camada de sulfito de hidrogenio criada por resíduos que se acumularam durante longo tempo, sendo o mesmo  um gás venenoso que entra nos corpos dos mergulhadores através da pele, o sulfito de hidrogenio cheiram a ovos podres e causam formigueiro nos lábios, toda a  decomposição que dá origem ao sulfito de hidrogenio, consome todo o oxigenio da água criando uma zona de ausência do mesmo e ausencia de vida, nesse patrimonio eterno da humanidade.
Mergulhadores encontraram ossos
 humanos dentro das cavernas.
Os ossos  e detritos nas cavernas, não são corroídos,  porque as bactérias e fungos que normalmente causam essa corrosão, não existem sem oxigénio neste local. No final da Idade do Gelo, há cerca de 15 mil anos, o nível do mar era de 122 metros abaixo do que esta atualmente,  e algumas partes do buraco azul estavam secas e foram ocupados por animais diversos. O buraco azul de Sawmill Sink contém os ossos de uma espécie de galinholas que não voavam.Três espécies nunca antes identificadas foram encontradas no buraco azul de Sawmill Sink. As estalagmites e as estalactites são formações minerais resultantes de depósitos da água da superfície em grutas, a  forma e a química das estalagmites e estalactites dão a conhecer a biografia do ambiente à superfície, de milhares, e ate milhões de anos de tempo em sua formação.
Suas galerias se parecem com  grandes
 templos, minunciosamente decorados 
com estalactites e estalagmites.
As estalagmites e estalactites deixam de crescer quando uma gruta fica inundada, ficando apenas retratada aquelas que ja foram formadas  durante o longo tempo, Um pó vermelho que formou uma camada espessa nas paredes da gruta indica que numa determinada altura a superfície da ilha esteve coberta por esse mesmo pó, sendo originario  do Deserto do Sahara, a cerca de 6.437 quilómetros de distância,  (quem brinca dizendo sobre poeira em alto-mar, tai um exemplo que para a a natureza isso é possivel) As estalagmites, por vezes, têm anéis como os das árvores que representam anos de crescimento da estrutura, o que possiblita aos oceanografos e cientistas, terem uma base sobre seu tempo de formação,  As estalagmites das Bahamas cresceram cerca de dez milésimos de milímetro por ano,  e possuem  uma camada de ferro, possivelmente daquele pó provindo do Sahara, e tambem devido a vários  outros fenómenos naturais Heinrich. Os fenómenos Heinrich são mudanças climatéricas à escala global, as poeiras do Sahara estão relacionadas com seis fenomenos Heinrich que tiveram lugar nos últimos 80 mil anos.

A PEDRA DE ROSWELL.

Uma pedra com propriedades magnéticas incomuns, com marcas profundas que parecem ser as fases da Lua, um eclipse solar e a representação de uma supernova, foi descoberta nos arredores de Roswell, Novo México, assustando os investigadores, cientistas e todos que a examinaram. Muitos acreditam que a misteriosa pedra não é natural do planeta Terra, mas o tema gera grande controvérsia no meio científico. O estranho artefato é o segundo registro de possível atividade extraterrestre, em menos de um século, ocorrido na área de Roswell. Sam D. LaGrone, prefeito de Roswell, que de fato viu e tocou a pedra declarou: “É uma pedra muito estranha. Toquei nela, a senti e não identifiquei como poderia ter sido produzida”, completando que ela é mais um elemento que evidência o mistério que envolve a cidade, o Caso Roswell, mesmo 61 anos depois e que supostamente foi acobertado pelas autoridades militares. O objeto tem uma cor avermelha bem intensa, mede menos de cinco centímetros e pesa aproximadamente 40 gramas. Ela foi encontrada em setembro de 2004, por Robert Ridge, enquanto caçava cervos na Cedar Hill, que fica 17 milhas do incidente ocorrido em 1947.
Uma pedra encontrada muito próximo
 de onde supostamente caiu uma aeronave
 extraterreste em 1947 na cidade de Roswell.
Seu desenho foi realizado com uma 
perfeição fora do normal, em alto 
relevo muito bem definido.
Seus traços demostram um bom
 conhecimento em astronomia, 
devido a figuras astrais.
 “Vi algumas pegadas recentes no solo e as segui. Foi quando notei a pedra parcialmente exposta ao lado de um buraco na areia. Mas não a peguei porque pensava que havia cervos um pouco mais para cima da colina”, declarou Ridge alegando que depois voltou ao local só pegar a pedra. Depois de mostrar a pedra para a família e seus amigos, ele a guardou em uma caixa num depósito seguro até o ano o ano de 2007, quando a curiosidade para descobrir sua verdadeira história falou mais alto. Em julho de 2007 Robert Ridge foi apresentado aos ufólogos Chuck Zukowski e Debbie Ziegelmeyer e mostrou o material. Ridge informou que os ufólogos ficaram bastante impressionados chegando até a mostrar a pedra a vários especialistas, incluindo os melhores antropólogos do Novo México e todos eles afirmaram que jamais viram algo parecido com isto. Segundo Zukowski não havia nenhum jeito desta pedra ter sido marcada ou perfurada sem equipamentos modernos e sofisticados e sem o uso de laser ou jatos d'água de alta velocidade para alimentarem as brocas.
O interessante disso é que o 
desenho dessa pedra é idêntico
 ao desenho encontrado em uma 
plantação de milho na Inglaterra.
Desenhos sofisticados realizados 
em plantações pelo mundo inteiro, 
ninguem sabe quem faz isso.
Cada vez mais estamos envolvidos
 nos misterios vindo do universo.
A imagem do artefato parece literalmente ter sido arrancada da superfície da pedra de minério ferroso e vermelho. Além das estranhas inscrições encontradas na pedra ela possui uma outra característica muito peculiar: o objeto possui propriedades magnéticas capazes de fazer o ponteiro de uma bússola girar e registrar seu campo magnético há metros de distância. “A pedra oval também irá girar quando um imã for colocado em cima da superfície da imagem dependendo de sua posição” acrescentou Zukowski. Arqueólogos que viram a pedra querem submetê-la a uma análise de laboratório, o que eles chamam de fase dois de suas investigações. Um antropólogo descreveu a pedra como sendo semelhante a um magneto. Os magnetos foram mencionados na literatura durante séculos como pedras possuindo propriedades mágicas e místicas. Existem lendas antigas onde as pessoas informam que quando seguravam os magnetos em suas mãos o seu corpo tremia e que este tipo de pedra já curou uma porção de doenças, inclusive picadas de cobra e dores de cabeça.
Em Nazca no Peru tambem existem
 desenhos feitos, ao qual so são
 percebidos a grandes altitudes.
Quem se preocuparia em criar avisos, 
ao qual so são vistos do céu?
Seria a pedra de Roswell algum
 tipo de elemento especifico extraterrestre?
 Mas porque foi deixado no local do incidente?
Enquanto isso, os ufólogos afirmam que o desenho contido na pedra é parecido com os círculos ingleses que apareceram em várias cidades da Inglaterra, indicando a possibilidade da pedra conter uma mensagem do espaço. Priscilla Woolf, de Tijeras, uma norte-americana conhecida por ter poderes sobrenaturais, visitou o local onde a pedra foi encontrada e afirmou que sentiu uma vibração em suas mãos quando segurou a pedra e que percebeu que uma luz veio do céu quando a colocou no local onde foi encontrada. “Embora a pedra tenha sido encontrada parcialmente exposta na superfície, a área arenosa na qual esta foi achada é conhecida por sua erosão constante, o que possivelmente escondeu a pedra durante vários anos”, explicou Zukowski. “Depois que tive contato com esta pedra por alguns meses, comecei a pensar que ela poderia ser algum tipo de código, ou até mesmo uma mensagem”, finalizou Ridge.
Fonte BBC.

STIGMATA.

O filme Stigmata (Stigmata, EUA,1999 com Patrícia Arquete) colocou ao público uma questão que estava esquecida há muito tempo. O que é stigmata e por que acontece? Quem são os escolhidos? Stigmata é a presença de ferimentos (chagas) semelhantes aos de Cristo. Os estigmas não tem explicação científica, e não são necessariamente as pessoas que tem fé que recebem esse dom. Essa é a forma mais forte do poder divino. Pessoas que sofreram essa benção (pois elas juram que não infecionam e não incomodam) tem sua fé reforçada e conseguem tirar suas conclusões baseadas no que viveram antes e depois da aparição das feridas. O filme retrata uma imagem obscura do fato, mas na realidade não é bem assim que acontece funciona. 
Patricia Arquete, em 1999 representou 
uma pessoa estigmatizada com obsessões repetitivas e incontroláveis.
Um fenômeno paranormal que intriga os 
cientistas e religiosos do mundo inteiro.
As pessoas que foram estigmatizadas afirmam ter sido "Instrumento da palavra de Deus", pois todas elas dizem ter recebido uma imagem, ou voz que revelasse algo sobre ela e sua fé. Conheça agora duas pessoas que receberam realmente o Stigmata: São Francisco de Assis  É o primeiro caso registrado de alguém que recebeu as cinco chagas de Cristo. São Francisco era um jovem que tinha tudo na vida: roupas, dinheiro, terras e muito mais. Certo dia porém, quando passava pela capela de São Damião, ouviu a seguinte frase vinda da cruz: "Francisco, não vê que minha casa está em ruínas? Vá, repara-a para mim!". Depois desse dia, São Francisco decidiu viver com os pobres, leprosos e sair pregando o Evangelho.  
Passado algum tempo, alguns de seus seguidores quiseram ditar novas regras e Francisco, seguido de Frei Leão, retirou-se para o monte Alverne, no qual passou quarenta dias jejuando e orando.
São raríssimas as pessoas que
 passam por essas manifestações, 
como se fossem escolhidas a dedo.
Segundo a igreja catolica São 
Francisco de Assis foi o primeiro caso
 reconhecido de stgmastismo profundo.
 Um dia ele decidiu subir até um ponto mais alto do monte, sozinho, e pediu a Frei leão que ficasse onde estava e orasse bastante. Francisco, já desesperado, gritava a Deus que se comunicasse com Ele, para entender melhor o que Deus queria dele.  
Foi quando Deus mandou-lhe as cinco chagas, para que Francisco sofresse como Jesus sofreu. Isso transmitiu uma alegria infinita, da qual, a princípio, só Frei Leão sabia. Francisco não conseguiu esconder o milagre que havia lhe acontecido e pouco antes de morrer, aos 43 anos de idade, compôs o Cântico das Criaturas, sua última composição Giorgio Bongiovanni.
Marcas profundas e muito visiveis
 que teoricamente simbolizam 
o sofrimento de Jesus Cristo.
Não é necessário ser religioso assíduo
para sofrer essas manifestações.
 É um dos poucos casos de um estigmatizado vivo. De acordo com suas próprias palavras, há 10 anos, no dia 5 de abril, ele diz ter recebido uma visita da mãe de Cristo. Ela estava rodeada por uma luz e lhe disse: Giorgio, meu filho, sou Maria. Tú és minha última esperança. Escuta-me, pois tenho que confiar-te uma missão. Prepara-te e tenha fé. Desde então, ele vem recebendo mensagens da Virgem Maria, e se preparando para o que viesse pela frente. Em agosto de 1989, numa peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal, Maria deu a Bongiovanni uma mensagem de agradecimento e um aviso: quando o Apocalipse estivesse chegando, ele seria avisado e todos que olhassem para ele acreditariam em sua mensagem. 
Marcas no corpo que aparecem
 e somem misteriosamente.
Giorgio Bongiovanni um ceciliano
 sofre por todas essas manifestações 
de stgmatismo na atualidade.
Naquele momento saíram do peito da Virgem Maria dois raios de luz, que atingiram as mãos de Giorgio. Estas foram as duas primeiras de suas seis chagas ou estigmas, espalhadas pelas mãos, pés, peito e testa, essa última em forma de cruz. De acordo com estudiosos do mundo inteiro, o sangue se comporta diferente do resto do corpo. As chagas estão sempre abertas e nunca inflamam ou sequer infeccionam e ainda possuem um leve aroma de rosas. Um sangramento normal demora de 2 a 3 minutos para cicatrizar, as de Bongiovanni levam de 7 a 8. Por isso ele afirma: "As chagas do meu corpo são iguais às de Cristo"
Fonte Apocalipse 2000.  

ASSEDIO MORAL!


Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto. 
Hoje em dia existem diversas formas 
de-se denunciar isso, e sofre 
assedio moral quem quer!
Tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, foi defendida em 22 de maio de 2000 na PUC/ SP, sob o título "Uma jornada de humilhações".
A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então o tema tem tido presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão, em todo país. O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo.
Essa situação por incrível que possa 
parecer ocorre normalmente em
 diversas empresas publicas e privadas.
São pessoas desequilibradas emocionalmente, e psicologicamente, que sentem um tipode prazer, ao pisarem em seus semelhantes.São desprovidas de moral e não sabem o  significado da palavra ética.Seu único e principal objetivo é subir de vida,o mais rapido possível, não importando como o farão para consegui-lo.Mostrar suapseudo-autoridade, com ordens absurdas e desconectadas de razão.Quando encontram na sua frente uma pessoa ingênua e humilde, eles á humilham o máximo possível.
Algumas pessoas se fazem ditadoras 
dentro de  uma empresa, e realizam
 uma verdadeira tortura psicológica e
 emocional em cima dos seus subordinados.
Em agosto do mesmo ano, foi publicado no Brasil o livro de Marie France Hirigoyen "Harcèlement Moral: la violence perverse au quotidien". O livro foi traduzido pela Editora Bertrand Brasil, com o título Assédio moral: a violência perversa no cotidiano.
Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados e, entre eles, destacamos: São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, entre outros. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro, que, desde maio de 2002, condena esta prática. Existem projetos em tramitação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Bahia, entre outros. No âmbito federal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei.
Ninguém tem o direito de humilhar ninguém!
Independente de cargo ou função.
todos são iguais perante á lei.
 É um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que 
Não deixe ninguém pisar em voce!
Voce é um ótimo profissional!
E o mundo necessita muito da sua
 mão-de-obra! Denuncie sem medo!
prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.Em resumo: um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe:
Enquanto houver submissão, 
haverá humilhação com assedio moral.


  1. repetição sistemática
  2. intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)
  3. direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)
  4. temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)
  5. degradação deliberada das condições de trabalho
Entretanto, quer seja um ato ou a repetição deste ato, devemos combater firmemente por constituir uma violência psicológica, causando danos à saúde física e mental, não somente daquele que é excluído, mas de todo o coletivo que testemunha esses atos.O desabrochar do individualismo reafirma o perfil do ’novo’ trabalhador: ’autônomo, flexível’, capaz, competitivo, criativo, agressivo, qualificado e empregável. Estas habilidades o qualificam para a demanda do mercado que procura a excelência e saúde perfeita. 
Esse é um tipo de mal que apenas voce pode curar...
Estar ’apto’ significa responsabilizar os trabalhadores pela formação/qualificação e culpabilizá-los pelo desemprego, aumento da pobreza urbana e miséria, desfocando a realidade e impondo aos trabalhadores um sofrimento perverso. A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental.
Antes que seja tarde demais pra você!
 Que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte, constituindo um risco invisível, porém concreto, nas relações e condições de trabalho.Por incrível que pareça, as situações de assedio moral, estão infiltradas em nossa sociedade, principalmente nas empresas, sendo que isso nas empresas publicas se dá em números absurdos, sendo que por qualquer motivo banal, transfere-se um funcionário de um lado para o outro, sem nenhuma satisfação coerente para tal.
A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos países desenvolvidos. A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionado com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos. As perspectivas são sombrias para as duas próximas décadas, pois segundo a OIT e Organização Mundial da Saúde, estas serão as décadas do ’mal estar na globalização", onde predominará depressões, angustias e outros danos psíquicos, relacionados com as novas políticas de gestão na organização de trabalho e que estão vinculadas as políticas neo-liberais.
Ver imagem em tamanho grande
O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e a desestabilização emocional e moral dos(s) assediado(s), tornando o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, ensejando em muitos casos o pedido de demissão do empregado, que se sente aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica.O assedio moral só acontece porque as pessoas 
se deixam ser assediadas, com medo de alguma retaliação no serviço, se todos se unirem e enfrentarem isso, ninguém em sã consciência ira burlar os seus direitos constituídos.Porque os assediadores conhecem as leis.
A submissão e o medo de perder o 
emprego as vezes fazem o empregado
 se tornar um capacho na mão do seu chefe!

Os custos do assédio moral são estratosféricos!

O assédio moral é um problema de saúde pública e seu custo é muito elevado sob o ponto de vista econômico-financeiro, para a sociedade e também possui um custo humano.O custo do assédio é suportado pelo responsável, pela sociedade e pelas pessoas que dele participam direta (vítima, testemunhas) ou indiretamente (familiares e amigos).A- Econômico-financeiroSob o ponto de vista econômico seu custo é elevado porque ele faz com que trabalhos realizados sejam desperdiçados, a marca de produtos e serviços sejam afetados, a produtividade seja prejudicada, ocorra a degradação do ambiente de trabalho, o nome empresarial seja atingido, ocorra a suspensão do contrato de trabalho, etc. 
Não vimos ainda nenhuma estatística no Brasil, mais nos Estados Unidos o custo total para os empregadores por atos praticados no ambiente de trabalho foi estimado em mais de 4 bilhões de dólares e as despesas para o tratamento da depressão chegam a 44 bilhões de dólares segundo o BIT - International Labour Office, ligado a ONU (Bureau international du travail). Na Europa o custo é estimado em 20 bilhões de dólares. Certamente que este custo também é elevado no Brasil.Sob o ponto de vista financeiro o responsável pelo assédio moral poderá pagar um valor muito elevado a título de indenização pelos prejuízos morais e materiais que o assediado sofrer.
Esse assedio moral só acontece com 
pessoas que não possuem opnião 
própria e que não são auto-confiantes profissionalmente.
Os valores de indenização tem variado muito, encontramos condenações que vão de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), estes valores são fixados conforme o entendimento de cada juiz, por isso eles são tão variáveis.O custo econômico-financeiro é muito alto, por isso, parece que nenhum dirigente prudente o queira pagar, para isso, é preciso que o assédio seja prevenido antes de ser tratado.
Ajude a policia a colocar na cadeia
esses vagabundos criminosos o 
mais rápido possível!