Bombeiro salva criança
com instruções por
telefone no interior
de SP
Menina de 1 ano e 7 meses engasgou com comida e desmaiou em Bauru.
Cabo orientou família, que ligou para o Corpo de Bombeiros.
A calma de um bombeiro que deu instruções por telefone ajudou a salvar uma criança de 1 ano e 7 meses que havia se engasgado com comida e desmaiado em Bauru, a 329 km de São Paulo. A menina chegou a ficar 20 minutos desacordada.
Veja o site do Bom Dia São Paulo
Após o susto no sábado (6), a vitalidade de Ana Cristina mostrava que os momentos de aflição já tinham sido superados. Foi com um aparelho celular que uma prima da menina ligou para o Corpo de Bombeiros. Com as orientações passadas por telefone foi possível reanimar a criança.
saiba mais
Por telefone, bombeiro
salva criança em MG
Sargento do Corpo de Bombeiros orientou mãe a socorrer filho engasgado.
Desespero de artesã emocionou o profissional, que tem 17 anos de experiência.
Depois de 17 anos de experiência, uma ligação emocionou o sargento do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, Willian Gomes. Ele ajudou, por telefone, uma mãe a socorrer o filho engasgado. “Ela estava extremamente nervosa, falando que o filho tinha engasgado com a alimentação”, diz Gomes. Do outro lado da linha, estava a artesã Lis Barbosa, preocupada com o estado do filho pequeno. “Ele tossia muito e não saía nada”, lembra a mãe.
O bombeiro tinha que manter a calma. “Eu falei para ela colocar o bebê no colo, voltado com o rosto para baixo e pedi para dar leves pancadas na parte superior do tronco”, explica Gomes.
O pânico era grande. A artesã tentou desligar o telefone, mas o bombeiro disse que ela deveria permanecer na linha. “Se o atendimento não for rápido, o bebê pode vir a óbito”, diz o sargento. Lis se concentrou e conseguiu salvar a criança, para a felicidade do bombeiro.
Ele já conheceu o menino. Durante a visita, o sargento deu novas orientações para a mãe. Ela se emocionou ao agradecer a ajuda. Comandante do Corpo
do Bombeiros salva
menino em incêndio
14/03/2007 - 21:40
Diário do NordesteUma ação rápida e eficaz do próprio comandante-geral do Corpo de Bombeiros salvou a vida de uma criança de nove anos de idade, nesta quarta-feira (14) pela manhã, no Centro de Fortaleza.O caso ocorreu no segundo andar de um prédio localizado no Centro, por volta das 11h30min, quando o coronel João Vasconcelos Sousa passava pelo local e avistou uma criança de aproximadamente 10 anos pedindo ajuda pela janela.Quando o comandante chegou ao segundo andar do prédio, o menino informou que o irmão estava dentro de um dos quartos e ele não conseguia tirá-lo do local.O socorro foi imediato e a criança, Alan Florêncio da Silva, de nove anos, transferido com urgência para o Instituto Dr. José Frota (IJF-Centro), onde chegou apresentando queimaduras de primeiro grau e com dificuldades nas vias áereas, por conta da inalação da fumaça, conforme os médicos.O menino Alan é portador de Síndrome de Dawn e nenhum adulto foi encontrado no local. De acordo com informações do próprio major, os pais de Alan foram buscá-lo no hospital no final da tarde e a criança passa bem.A causa do incêndio só poderá ser conhecida depois da realização da perícia feita pelo Instituto de Criminalística.
QUARTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2008BOMBEIRO DE VAGOS SALVA CRIANÇAS DAS CHAMASO fogo, que destruiu o terceiro andar do lote 6 da Urbanização Alto de Urse, e que se presume tenha sido provocado por um curto-circuito num cobertor elétrico, foi detectado às quatro horas da madrugada de ontem por Cirilo Oliveira, o guarda-noturno, de 27 anos, Bombeiro voluntário em Vagos."Andava a fazer a ronda e começou a cheirar-me a plástico queimado, fui pela frente e por trás do prédio e comecei a ver labaredas", contou, ao JN, Cirilo Oliveira. Nessa altura, deparou com duas mulheres à janela a pedir ajuda. Uma era a locatária do apartamento que estava a arder, a outra era uma vizinha. Ambas saíram pelos seus próprios meios. "Depois, fui buscar as duas miúdas que estavam na sala do apartamento que estava a arder", lembra Cirilo Oliveira. "Havia muito fumo e elas estavam um pouco aflitas", frisou, salientando que minutos depois o apartamento ficou tomado pelas chamas. "Graças a Deus que deram pelo fogo, caso contrário teria sido uma tragédia", observou.As duas corporações de bombeiros da cidade combateram o incêndio até às sete horas da manhã, com sete viaturas e duas dezenas de elementos, tendo havido necessidade de recorrer a dois autotanques, já que tiveram problemas com as "bocas de incêndio".Quando não estão de serviço eles andam por aí, poucos os reconhecem, muitos os substimam, mas isso não interessa...A unica coisa que interessa é a satisfação do dever cumprido, mesmo arriscando a propria vida.
Polícia Militar faz parto dentro de viatura policial15h32, 06 de junho de 2008
Uma soldado da PM (Polícia Militar) realizou na manhã desta sexta-feira um parto dentro de um carro de polícia, no Butantã (zona oeste de São Paulo). A criança --prematura de cinco meses-- e a mãe foram levadas ao Hospital Universitário, na Cidade Universitária.Por volta das 8h, o pai da criança pediu ajuda à equipe da soldado Hevelize da Silva, 28, que estava parada na esquina das avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Escola Politécnica. O homem queria que o carro policial abrisse o trânsito para que seu veículo chegasse mais rapidamente a um hospital, pois sua mulher estava em trabalho de parto."Para evitar algum acidente, decidi levar a mulher em nosso carro", disse Hevelize, que está há dois anos e cinco meses na PM. Quando a mulher entrou no carro, a bolsa estourou. "Fiz o parto na parte de trás do carro mesmo", contou a soldado. Após nascer, o bebê, um menino com apenas 1,25 kg, foi enrolado em uma toalha e entregue à sua mãe.Os policiais levaram a mãe e o menino até o Hospital Universitário. A mãe passa bem. Devido ao seu tamanho, o bebê deverá receber cuidados especiais durante os primeiros dias de vida, segundo a PM.Fonte: Folha
Geral | 15/09/2008 | 14h12min
Menino de 8 anos ajuda
mãe a dar à luz em SP
Bebê passa bem no Hospital Geral de Guaianases
Um menino de oito anos ajudou a mãe a fazer o parto da irmã, na manhã de hoje, na Cohab Juscelino, zona leste de São Paulo. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o pai saiu para pedir socorro assim que a mulher começou a sentir dores. Porém, quando os dois guardas chegaram à residência, por volta das 6h30min, a menina já havia nascido, com o auxílio do irmão.O pai do bebê levou a criança imediatamente ao Hospital Geral de Guaianases, em uma viatura da GCM. A mãe ficou aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros e seguiu para o mesmo hospital. Ambas passam bem.Redação do Gterra, 03/12/2008 às 10h40min
Médico salva vida de
jovem usando mensagem
de texto via celular
Segundo o “Independent”, o jovem
se recuperou e passa bem.
Um médico voluntário que trabalha no Congo contou recentemente com a ajuda de mensagens de texto via celular para realizar a cirurgia que salvou a vida de um jovem. David Nott, 52, voluntário da organização Medecins Sans Frontieres, em Rutshuru, usou as instruções enviadas por um médico de Londres para operar um adolescente de 16 anos.
Segundo a publicação britânica “Independent”, o jovem havia ferido o braço gravemente – o jornal não especifica se foi um acidente ou um confronto. O ferimento estava infeccionado e apresentava gangrena. “Ele estava morrendo, tinha mais dois ou três dias de vida”, afirmou o médico, que realizou a cirurgia em outubro,
(a notícia
só foi divulgada nesta semana).
2/05/2009 - 00:03
Médico salva a
vida de adolescente
usando uma furadeira
caseira
Não se trata de nenhum
episódio de
Mc Gayver ou Dr. House. Um garoto de 12 anos caiu da bicicleta, bateu com a cabeça no chão e acabou passando por uma cirurgia incomum.queda, Nicholas Rossi começou a queixar-se de dores de cabeça. Após uma hora de observação, o rapaz começou a perder a consciência e foi atendido pelo Dr. Rob Carson, que percebeu que, na queda Nicholas tinha fraturado o crânio e sofrido hemorragia, neste caso, fatal caso nada fosse feito em poucos segundos.O médico então decidiu operar o rapaz, mas dois problemas surgiram em cima da hora para aumentar o drama. Primeiro, o hospital não dispunha de equipamentos necessários para uma intervenção neurológica. Foi então que o Dr. Rob decidiu recorrer a uma furadeira caseira para perfurar o crânio do garoto e salvar sua vida.
Depois de esterelizar a broca, o médico foi resolver o segundo problema: ele nunca tinha realizado nenhuma cirurgia dessa natureza na sua vida. Para conseguir, ele precisou telefonar para um neurocirurgião do hospital de Melboune, que lhe deu orientações precisas de como eliminar o coágulo.O pai de Nicholas afirmou: “O Dr. Carson chegou até nós e disse ‘Vou ter que furar o crânio de Nicholas para aliviar a pressão sobre o cérebro. Nós temos apenas um tiro e uma bala’”.Após o sucesso da curiosa intervenção, o estado de Nicholas tornou-se estável o suficiente, que permitiu sua mudança para um outro hospital.Modesto, o Dr. Carson não se deixa abalar com os elogios. “Não é uma realização pessoal. É apenas parte do meu trabalho. Eu tinha uma equipe muito boa para ajudar-me”, encerrou ele.
Quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 09h54
Do Metro
cidades@eband.com.br
Cerca de 27 pessoas são salvas de afogamento diariamente nas praias do litoral norte e sul do Estado de São Paulo. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, nos primeiros 13 dias do ano foram 353 salvamentos e 11 mortes registradas.
Desde o início do verão, em dezembro de 2009, o total de óbitos foi de 19. Em dezembro de 2008 e janeiro de 2009 foram registradas 30 mortes nas praias. Uma pesquisa realizada pelos Bombeiros identificou o perfil predominante entre as vítimas de afogamento
no verão.
De acordo o levantamento, são estudantes do sexo masculino, com idade entre 15 e 18 anos, que têm o 1º grau incompleto e moram em cidades da Grande São Paulo. Segundo a pesquisa, a maioria dos afogamentos ocorre aos domingos.
Posto de salva-vidas em Santos litoral de São Paulo.
Bombeiro salva criança
com instruções por
com instruções por
com instruções por
telefone no interior
telefone no interior
de SP
de SP
de SP
de SP
de SP
Menina de 1 ano e 7 meses engasgou
com comida e desmaiou em Bauru.
Cabo orientou família, que ligou
Cabo orientou família, que ligou
para o Corpo de Bombeiros.
A calma de um bombeiro que deu instruções por
telefone ajudou a salvar uma criança de 1 ano e
7 meses que havia se engasgado com comida e
desmaiado em Bauru, a 329 km de São Paulo.
A menina chegou a ficar 20 minutos desacordada.
Veja o site do Bom Dia São Paulo
Após o susto no sábado (6), a vitalidade de Ana
Após o susto no sábado (6), a vitalidade de Ana
Cristina mostrava que os momentos de aflição já
tinham sido superados. Foi com um aparelho
celular que uma prima da menina ligou para o
Corpo de Bombeiros. Com as orientações
passadas por telefone foi possível
reanimar a criança.
saiba mais
Por telefone, bombeiro
salva criança em MG
Sargento do Corpo de Bombeiros
orientou mãe a socorrer filho engasgado.
Desespero de artesã emocionou
Desespero de artesã emocionou
o profissional, que tem 17 anos
de experiência.
Depois de 17 anos de experiência, uma
ligação emocionou o sargento do Corpo
de Bombeiros de Belo Horizonte, Willian
Gomes. Ele ajudou, por telefone, uma
mãe a socorrer o filho engasgado.
“Ela estava extremamente nervosa,
falando que o filho tinha engasgado
com a alimentação”, diz Gomes. Do
outro lado da linha, estava a artesã Lis
Barbosa, preocupada com o estado do
filho pequeno. “Ele tossia muito e não
saía nada”, lembra a mãe.
O bombeiro tinha que manter a calma.
“Eu falei para ela colocar o bebê no
colo, voltado com o rosto para baixo e
pedi para dar leves pancadas na parte
superior do tronco”, explica Gomes.
O pânico era grande. A artesã tentou
desligar o telefone, mas o bombeiro
disse que ela deveria permanecer na
linha. “Se o atendimento não for rápido,
o bebê pode vir a óbito”, diz o sargento.
Lis se concentrou e conseguiu salvar
a criança, para a felicidade do bombeiro.
Ele já conheceu o menino. Durante a
visita, o sargento deu novas orientações
para a mãe. Ela se emocionou
ao agradecer a ajuda.
Comandante do Corpo
do Bombeiros salva
menino em incêndio
14/03/2007 - 21:40
Diário do Nordeste
Diário do Nordeste
Uma ação rápida e eficaz do próprio comandante-
geral do Corpo de Bombeiros salvou a vida de
uma criança de nove anos de idade, nesta
quarta-feira (14) pela manhã, no Centro de Fortaleza.
O caso ocorreu no segundo andar de um prédio
localizado no Centro, por volta das 11h30min,
quando o coronel João Vasconcelos Sousa passava
pelo local e avistou uma criança de aproximadamente
10 anos pedindo ajuda pela janela.
Quando o comandante chegou ao segundo andar
do prédio, o menino informou que o irmão estava
dentro de um dos quartos e ele não conseguia
tirá-lo do local.
O socorro foi imediato e a criança, Alan Florêncio
da Silva, de nove anos, transferido com urgência
para o Instituto Dr. José Frota (IJF-Centro), onde
chegou apresentando queimaduras de primeiro
grau e com dificuldades nas vias áereas, por
conta da inalação da fumaça, conforme os médicos.
O menino Alan é portador de Síndrome de Dawn
e nenhum adulto foi encontrado no local. De
acordo com informações do próprio major, os
pais de Alan foram buscá-lo no hospital no final
da tarde e a criança passa bem.
A causa do incêndio só poderá ser conhecida
depois da realização da perícia feita pelo
Instituto de Criminalística.
QUARTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2008
BOMBEIRO DE VAGOS SALVA
CRIANÇAS DAS CHAMAS
O fogo, que destruiu o terceiro
andar do lote 6 da Urbanização
Alto de Urse, e que se
presume tenha sido provocado
por um curto-circuito num
cobertor elétrico, foi detectado
às quatro horas da madrugada
de ontem por Cirilo Oliveira,
o guarda-noturno, de 27 anos,
Bombeiro voluntário em Vagos.
"Andava a fazer a ronda e
começou a cheirar-me a plástico
queimado, fui pela frente
e por trás do prédio e comecei
a ver labaredas", contou, ao
JN, Cirilo Oliveira. Nessa altura,
deparou com duas mulheres
à janela a pedir ajuda. Uma
era a locatária do apartamento
que estava a arder, a outra
era uma vizinha. Ambas
saíram pelos seus próprios
meios. "Depois, fui buscar
as duas miúdas que estavam
na sala do apartamento
que estava a arder", lembra
Cirilo Oliveira. "Havia muito
fumo e elas estavam um
pouco aflitas", frisou,
salientando que minutos
depois o apartamento
ficou tomado pelas chamas.
"Graças a Deus que deram
pelo fogo, caso contrário
teria sido uma tragédia",
observou.
As duas corporações de
bombeiros da cidade
combateram o incêndio
até às sete horas da
manhã, com sete viaturas
e duas dezenas de
elementos, tendo havido
necessidade de recorrer
a dois autotanques, já
que tiveram problemas
com as "bocas de incêndio".
Quando não estão
de serviço eles andam
por aí, poucos os
reconhecem, muitos
os substimam, mas
isso não interessa...
A unica coisa que
interessa é a satisfação
do dever cumprido,
mesmo arriscando
a propria vida.
Polícia Militar faz parto dentro de viatura policial15h32, 06 de junho de 2008
Uma soldado da PM (Polícia Militar)
realizou na manhã desta sexta-
feira um parto dentro de um carro
de polícia, no Butantã (zona oeste
de São Paulo). A criança --prematura
de cinco meses-- e a mãe foram
levadas ao Hospital Universitário,
na Cidade Universitária.
Por volta das 8h, o pai da criança
pediu ajuda à equipe da soldado
Hevelize da Silva, 28, que estava
parada na esquina das avenidas
Corifeu de Azevedo Marques e
Escola Politécnica. O homem
queria que o carro policial abrisse
o trânsito para que seu veículo
chegasse mais rapidamente
a um hospital, pois sua mulher
estava em trabalho de parto.
"Para evitar algum acidente,
decidi levar a mulher em nosso
carro", disse Hevelize, que
está há dois anos e cinco
meses na PM. Quando a mulher
entrou no carro, a bolsa
estourou. "Fiz o parto na
parte de trás do carro mesmo",
contou a soldado. Após
nascer, o bebê, um menino
com apenas 1,25 kg, foi
enrolado em uma toalha
e entregue à sua mãe.
Os policiais levaram a mãe
e o menino até o Hospital
Universitário. A mãe passa
bem. Devido ao seu tamanho,
o bebê deverá receber
cuidados especiais durante
os primeiros dias de vida,
segundo a PM.
Fonte: Folha
Geral | 15/09/2008 | 14h12min
Menino de 8 anos ajuda
mãe a dar à luz em SP
Bebê passa bem no Hospital Geral de Guaianases
Um menino de oito anos ajudou a mãe
a fazer o parto da irmã, na manhã de
hoje, na Cohab Juscelino, zona leste
de São Paulo. De acordo com a Guarda
Civil Metropolitana (GCM), o pai saiu
para pedir socorro assim que a mulher
começou a sentir dores. Porém, quando
os dois guardas chegaram à residência,
por volta das 6h30min, a menina já
havia nascido, com o auxílio do irmão.
O pai do bebê levou a criança
imediatamente ao Hospital Geral de
Guaianases, em uma viatura da GCM.
A mãe ficou aguardando a chegada
do Corpo de Bombeiros e seguiu para
o mesmo hospital. Ambas passam bem.
Redação do Gterra, 03/12/2008 às 10h40min
Médico salva vida de
jovem usando mensagem
de texto via celular
Segundo o “Independent”, o jovem
se recuperou e passa bem.
Um médico voluntário que trabalha no Congo
contou recentemente com a ajuda de mensagens
de texto via celular para realizar a cirurgia que
salvou a vida de um jovem. David Nott, 52,
voluntário da organização Medecins Sans
Frontieres, em Rutshuru, usou as instruções
enviadas por um médico de Londres para operar
um adolescente de 16 anos.
Segundo a publicação britânica “Independent”,
Segundo a publicação britânica “Independent”,
o jovem havia ferido o braço gravemente – o jornal
não especifica se foi um acidente ou um confronto.
O ferimento estava infeccionado e apresentava
gangrena. “Ele estava morrendo, tinha mais
dois ou três dias de vida”, afirmou o médico,
que realizou a cirurgia em outubro,
(a notícia
só foi divulgada nesta semana).
2/05/2009 - 00:03
Médico salva a
vida de adolescente
usando uma furadeira
caseira
Não se trata de nenhum
episódio de
Mc Gayver ou Dr. House. Um garoto de
12 anos caiu da bicicleta, bateu com a
cabeça no chão e acabou passando por
uma cirurgia incomum.
queda, Nicholas Rossi começou a queixar-se
de dores de cabeça. Após uma hora
de observação, o rapaz começou a
perder a consciência e foi atendido pelo
Dr. Rob Carson, que percebeu que,
na queda Nicholas tinha fraturado o
crânio e sofrido hemorragia, neste
caso, fatal caso nada fosse feito em
poucos segundos.
O médico então decidiu operar o rapaz,
mas dois problemas surgiram em
cima da hora para aumentar o drama.
Primeiro, o hospital não dispunha de
equipamentos necessários para uma
intervenção neurológica. Foi então
que o Dr. Rob decidiu recorrer a
uma furadeira caseira para perfurar
o crânio do garoto e salvar sua vida.
Depois de esterelizar a broca, o médico
foi resolver o segundo problema: ele
nunca tinha realizado nenhuma
cirurgia dessa natureza na sua
vida. Para conseguir, ele precisou
telefonar para um neurocirurgião
do hospital de Melboune, que lhe
deu orientações precisas de como
eliminar o coágulo.
O pai de Nicholas afirmou: “O Dr.
Carson chegou até nós e disse ‘
Vou ter que furar o crânio de Nicholas
para aliviar a pressão sobre o
cérebro. Nós temos apenas um tiro
e uma bala’”.
Após o sucesso da curiosa
intervenção, o estado de Nicholas
tornou-se estável o suficiente,
que permitiu sua mudança para
um outro hospital.
Modesto, o Dr. Carson não se
deixa abalar com os elogios. “Não
é uma realização pessoal. É
apenas parte do meu trabalho.
Eu tinha uma equipe muito boa
para ajudar-me”, encerrou ele.
Quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 09h54
Do Metro
cidades@eband.com.br
Cerca de 27 pessoas são salvas
de afogamento diariamente nas
praias do litoral norte e sul do
Estado de São Paulo. Segundo
dados do Corpo de Bombeiros,
nos primeiros 13 dias do ano
foram 353 salvamentos
e 11 mortes registradas.
Desde o início do verão, em
dezembro de 2009, o total de
óbitos foi de 19. Em dezembro
de 2008 e janeiro de 2009
foram registradas 30 mortes
nas praias. Uma pesquisa
realizada pelos Bombeiros
identificou o perfil predominante
entre as vítimas de
afogamento
no verão.
no verão.
De acordo o levantamento,
são estudantes do sexo
masculino, com idade entre
15 e 18 anos, que têm o
1º grau incompleto e moram
em cidades da Grande São
Paulo. Segundo a pesquisa,
a maioria dos afogamentos
ocorre aos domingos.
Posto de salva-vidas em
Santos litoral de São Paulo.
Vamos testar...
ResponderExcluirNão... olha... não tem nada errado não... deve ser coisa do seu pc... será que não?
Um bom dia pra você!
Beijão!