sábado, 3 de março de 2018

MALUCOS VOADORES.

A humanidade sonha com a possibilidade de voar desde que pela primeira vez viu uma ave a singrar o céu. Está aí o mito grego antigo de Dédalo e Ícaro que não nos deixa mentir. Mas torná-lo realidade não foi fácil e passou primeiro pelos balões, antes de finalmente chegar à sua expressão consagrada, na forma do avião. O sonho começou a avançar concretamente em 1709, quando o padre Bartolomeu de Gusmão, brasileiro nascido em Santos, demonstrou à corte portuguesa o primeiro balão de ar quente. A tecnologia só seria levada a um estágio prático pelos irmãos Montgolfier, na França, que em 1783 fizeram o primeiro voo tripulado num veículo mais leve que o ar.
Uma maquina que poderia voar 
como um pássaro, ideia bastante
maluca para a epoca.
Santos Dumont perdeu a corrida para
 os irmãos Wright por questões 
de detalhes tecnico-políticos.
Foi também num balão que o jovem Alberto Santos-Dumont, filho de uma abastada família de cafeicultores, realizou seu sonho de voar. Em 1898, ele saiu da experiência com duas impressões: o encantamento de flutuar pelo ar e a frustração de não poder controlar a direção do balão, voando ao sabor dos ventos. E no começo do século 20 dois irmãos construtores de bicicletas em Dayton, nos Estados Unidos, se propuseram a continuar os experimentos com planadores: seus nomes eram Wilbur e Orville Wright. Ambos consideravam o elemento mais importante de um voo bem-sucedido o controle absoluto sobre a máquina, nos três eixos possíveis. Era preciso, portanto, ter lemes para movê-la para cima/baixo e para esquerda/direita. 
Um grande feito para um homem que
 enxergava muito acima de seu tempo.
O XIV Bis conseguiu realizar a façanha 
de voar como um pássaro, e seu inventor
 é reconhecido por isso ate hoje, porem,
 não foi o primeiro a voar assim.
Até aí, óbvio. Mas os Wright consideravam essencial também ter a capacidade de girar o veículo sobre seu próprio eixo, como, aliás, fazem as aves quando vão executar uma curva no ar. Para obter esse controle de rolamento, eles desenvolveram uma técnica conhecida como torção de asa (“wing warping”) e a patentearam assim que verificaram, com pipas, que funcionava. Enquanto isso, Santos-Dumont virava um dos maiores popstars de seu tempo, ao desenvolver os meios para dar dirigibilidade aos balões. Quando seu dirigível No 6 contornou a Torre Eiffel em 1901, ele se tornou uma celebridade mundial. Mas seguia sem cogitar veículos mais pesados que o ar. Os Wright, em contrapartida, não pensavam em outra coisa. 
Existiram vários inventores que diziam 
sobre voar como os passaros, porem
 muitos deles morreram com suas invenções.
A grande frustração de Santos Dumont, foi 
ainda vivo ter visto a sua grande invenção 
sendo utilizada para atirar bombas
 na primeira grande guerra de 1914.
Em 1903, colocaram um motor em seu aeroplano, o Flyer, e no dia 17 de dezembro fizeram sua primeira decolagem bem-sucedida, sob os fortes ventos da praia de Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O jornal Dayton Daily News, da cidade natal dos aeronautas, publicou no dia seguinte: “Rapazes de Dayton emulam o grande Santos-Dumont”Em 1908, Wilbur Wright finalmente concorda em levar seu Flyer à Europa para demonstrações. Realizando voos soberbos descrevendo oitos no céu, ele é proclamado como o rei da aviação. Em compensação, seu irmão Orville teve a duvidosa honraria de participar do primeiro acidente com perda de vida da história dos aviões. 
Aquela invenção que seria para o 
progresso da humanidade, acabou 
sendo utilizada para destruir cidades!
Com certeza esses genios da aviação perderiam
 toda a motivação se imaginassem que seu
 invento seria utilizado para matar  inocentes!
Ao realizar uma demonstração para o Exército americano no Fort Myer, ele levou como passageiro o tenente Thomas Selfridge. Mas uma das hélices se partiu e o avião foi ao chão. O militar morreu. Orville quebrou uma perna e algumas costelas, mas se recuperou após sete semanas no hospital. Apesar disso, o avião já era uma realidade definitiva. Em 1909, Santos-Dumont realizava seus voos mais expressivos com o pequeno Demoiselle, o precursor direto dos ultraleves modernos. Ele já tinha os lemes na porção traseira da aeronave, diferentemente do 14-bis e dos aviões dos Wright, e mantinha a tradição de um trem de pouso com rodas. Naquele mesmo ano, Louis Blériot faria a travessia do Canal da Mancha de avião.
O ser humano consegue ser ao 
mesmo tempo um gênio criador
 e também um monstro destruidor!
Experiencias pra la de malucas demostravam
 como seria o primeiro voo mais
 pesado do que o ar.
 Uma demonstração poderosa das capacidades do novo invento e, em 1910, os Wright incorporariam as inovações europeias ao seu Flyer Model B, que se tornaria o primeiro avião dos irmãos a ser amplamente fabricado e vendido. Em paralelo, eles conduziam processos judiciais contra quem quer que usasse controle lateral num avião, alegando violação de sua patente. Àquela altura, contudo, nenhuma disputa legal seria capaz de frear o impulso da aviação. E não tardou para que as diversas nações notassem suas possíveis aplicações em conflitos bélicos, como veremos agora. Nessa corrida maluca para se saber quem foi o mais maluco a ponto de voar como um pássaro, foram vários inventores que se dedicaram profundamente a esse principio.
Seus formatos eram os mais estranhos
possíveis, mas conseguiam realizar 
os seus intentos de voar.
Aos poucos vários modelos de aeronaves 
foram sendo criados para melhor 
desempenho em diversas situações.
E Santos Dumont sem duvida foi um dos mais importantes deles, porem a patente original registrada a esse maravilhoso invento cabe aos irmãos Wright que projetaram,  construíram uma maquina mais pesada do que o ar, e em 1903 sairam voando com ela, ao qual Santos Dumont so realizaria essa façanha em 1906 portanto 3 anos depois dos irmãos Wright. Agora o que muito brasileiro não sabe é que essa invenção poderia ter sido mesmo de Santos Dumont, se por acaso no ano de 1890 ele tivesse recebido algum apoio do governo brasileiro,  ao qual o chamaram de louco e ainda o  ameaçaram de prisão "devido as suas ideias malucas de voar como um pássaro". E por isso para não ser preso e ainda continuar as suas experiencias, ele foi morar na Europa, na França ao qual obteve tudo o que necessitava para realizar o seu intento.
Os pioneiros da aviação sofreram
 na pele pelos fracassos de sua 
invenção ate conseguirem o seu intento.
Quem vê hoje um monstruoso Antonov 
russo, nem imagina como foi 
o primeiro avião.
Mas que chegaram um pouco atrasados, pois os irmãos Wright estavam a todo vapor trabalhando nessa invenção e aperfeiçoando sua performance, e com total apoio. Hoje o Brasil briga com os americanos, porem se nosso pais e nosso governo da epoca, não fosse tão atrasado em vista da evolução dessa invenção,  e tivesse dado total apoio ao "inventor maluco que dizia de voar como os pássaros", ao invés de tentarem prende-lo na epoca, hoje seria-mos os pioneiros nessa invenção maravilhosa com imensa certeza. Mas infelizmente alguns falastrões da politica e elite, não permitiram que isso ocorresse. Só relembrando que o grande escritor Monteiro Lobato passou por situação muito parecida, e chegou a ficar preso, por criar o lema "O petróleo é nosso", ao qual estava coberto de razão, mas foi mal compreendido, devido ele estar vivendo na época num pais atrasado, e ele estar a muito anos acima de seu tempo.
Fonte Readers Diggest.

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