quinta-feira, 22 de julho de 2010

E.N.E.M., DESMENTE O GOVERNO

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Paul o vidente da copa 
Polvo-Vidente fez a previsão nesta sexta-feira (Foto: Reuters)


19/07/2010 - 08:01 (atualizada em 19/07/2010 08:08)Apenas duas escolas publicas estão entre as melhores do E.N.E.M. 2009/2010

As duas únicas são instituições ligadas a universidades; a melhor do País, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, seguido do Instituto Dom Barreto, de Teresina Das 20 melhores escolas de ensino médio do País, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do ensino médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério daEducação. 

Alunos concentrados realizando as provas do E.N.E.M. em São Paulo


O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolasparticulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do País, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7. Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos. 
As escolas de hoje não promovem nenhum tipo de atrativo 
que prenda o aluno  e o professor á elas, os governos principalmente o 
do P.S.D.B., no decorrer dos anos conseguiram sucateá-los ao extremo

As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.

Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.

Essa poliltica dos governos só tende á desmotivar os profissionais do ensino criando com isso uma educação genérica onde consolida-se um micro-investimento no barato que indubitavelmente deprecia todo o conhecimento dos alunos, e desprestigia ao máximo todo o corpo de docentes
A participação no Enem é voluntária. escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas. 

Na tabela abaixo, a relação das 20 escolas mais bem avaliadas de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem 2009: 

Maria de Lourdes Rodrigues ministra 
da educação, á ministra miope

Tem muita gente que enxerga uma coisa e diz outra 
sofrem de miopia aguda e 

incurável


Para á ministra da educação Maria de Lourdes Rodrigues, os resultados do E.N.E.M., são absolutamente normais, e que na sua administração nunca houve um investimento tão grande  na area de educação com reciclagem dos profissionais de ensino inclusive com aumento razoável dos salários dos professores, *NOTA eu poderia simplesmente com essas afirmações medíocres dizer duas coisas, primeiro concordar com essa declaração  absurda dessa  ilustre senhora desconhecida, ou então descer o pau e dizer á verdade dos fatos, mas como sou extremamente ético, não vou perder o meu precioso tempo debatendo esse assunto pois os numeros relatam á verdade dos fatos, ninguém melhor do que esses péssimos resultados encontrados pelo E.N.E.M., para dizer quem é o mentiroso nessa historia toda, essa pratica do governo em sucatear as areas sociais inclusive á educação,  é muito comum e previsivo, pois um povo que não tem educação á altura e não tem opinião formada, nunca correra atras dos seus direitos  sociais e constitucionais



Colocação Escola Situação Cidade/Estado Pontuação 

1ª Colégio Vértice Unidade 2 Particular São Paulo/SP 749,7 

2ª Instituto Dom Barreto Particular Teresina/PI 741,54 

3ª Colégio de São Bento Particular Rio de Janeiro/RJ 741,32 

4ª Colégio Integral Alphaville Particular Campinas/SP 739,75 

5ª Colégio Alexander Fleming Particular Campo Grande/MS 737,4 

6ª Colégio Olimpo Particular Brasília/DF 763,66 

7ª Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa Pública/Federal Viçosa/MG 734,66 

8ª Colégio Bernoulli Particular Belo Horizonte/MG 731,28 

9ª Colégio Helyos Particular Feira de Santana/BA 730,42 

10ª Colégio Mobile Particular São Paulo/SP 729,76 

11ª Colégio Bionatus Particular Campo Grande/MS 728,55 

12ª Instituto Antoine Lavoisier de Ensino Particular Teresina/PI 727,99 

13ª Colégio Israelita A. Liessin Scholem Aleichem Particular Rio de Janeiro/RJ 727,6 

14ª Colégio Santo Agostinho Particular Rio de Janeiro/RJ 725 

15ª Integral Colégio Particular Itatiba/SP 723,72 

16ª Colégio Santo Antônio Particular Belo HorizonteMG 722,93 

17ª Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira/UERJ Pública/Estadual Rio de Janeiro/RJ 722,58 

18ª Colégio WR Particular Goiânia/GO 722,49 

19ª Educandário Santa Maria Goretti Particular Teresina/PI 722,3 

20ª Colégio Andrews Particular Rio de Janeiro/RJ 720,61 

Fonte: Inep
Um dia UM GRANDE ESCRITOR DISSE:
"Um pais se faz com homens e livros"


NO PAPEL
Desde 2001 está em vigor o Plano Nacional de Educação, o PNE (Lei 10.172/01), que traçou as metas educacionais para o País pelo prazo de dez anos. Até 31 de dezembro o Congresso precisa aprovar o 2º PNE, que vai definir as diretrizes para 2011 a 2020. A previsão é a de que o Executivo envie à Câmara o texto do novo plano nas próximas semanas, com base nas propostas aprovadas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), em março deste ano em Brasília. O aporte de mais recursos para a educação pública e a instituição de metas claras que garantam a continuidade dos programas educacionais são pontos que dominam as propostas da conferência e que devem entrar no 2º PNE.
Além disso, os deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara já realizam, desde 2009, encontros nos estados para subsidiar o novo plano. As propostas apresentadas aos deputados também pedem mais recursos (a meta é dobrar em quatro anos a participação da educação no PIB, indicador que mede a produção total de bens e serviços finais de um país, levando em conta três grupos principais: - agropecuária, formado por agricultura extrativa vegetal e pecuária; - indústria, que engloba áreas extrativa mineral, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil; e - serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, serviços da administração pública e outros. A partir de uma comparação entre a produção de um ano e do anterior, encontra-se a variação anual do PIB.), a implantação de um sistema educacional mais articulado com estados e municípios e a criação da escola integral no ensino básico, entre outros assuntos.

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