Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

MUNDO CIBERNÉTICO.

Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, porém esta situação esta mudando recentemente devido à popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
As maquinas estão cada vez mais se
 aproximando da perfeição, 
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.De acordo com a American Heritage Dictionary, a robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associado com o projeto, fabricação, teoria e aplicação dos robôs. A palavra robótica foi utilizada primeiramente impressa na história de ficção científica de Isaac Asimov "Liar!" (1941). Nela, o autor se refere às 'três regras da robótica' que posteriormente se tornaram as "Três Leis da Robótica" na publicação de ficção Eu, Robô.
Essas maravilhas modernas, realizam trabalhos de varios homens juntos com muita perfeição e rapidez!
A robótica requer conhecimentos sobre eletrônicamecânica e software. A parte mecânica requer conhecimentos sobre cinemáticapneumáticahidráulica e a parte eletrônica e de programação, conhecimentos sobre o tipo de unidade processadora a ser utilizada, que podem ser microcontroladores ou CLPs. O processo padrão de criação de robôs começa pela exploração dos sensores,algoritmos e atuadores que serão requeridos para o projeto. Algumas ideias como a relação entre o peso do robô e sua fonte de alimentação primária também são decisivas para o projeto.
É impossivel imaginar hoje uma grande empresa
 sem uma maquina cibernetica!
Após a base mecânica estar montada, os sensores e as outras entradas e saídas do robô são conectadas a um dispositivo que tomará as decisões, sendo mais comum o uso de um microcontrolador como unidade de processamento. Este circuito avalia os sinais de entrada e calcula a resposta apropriada para cada combinação, enviando sinais aos atuadores de modo a causar uma ação ou reação.
O que era apenas historia de ficção, agora ja 
faz parte da realidade, não tão tragico é logico!
Os robôs são utilizados para realizar trabalhos que são muitos pesados, sujos ou perigosos para os seres humanosOs robôs industriais nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, porém isto vem mudando recentemente pela entrada de robôs faxineiros e cortadores de grama. Outras aplicações incluem a limpeza de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e regaste e a busca de minas terrestres. Os robôs também estão surgindo nas áreas de cuidados de saúde e entretenimento.
Robos dentro da usina atomica de Fukushima, 
verificando os edificios dos reatores nucleares. 
Hoje mesmo eu li uma materia no jornal Á Folha de São Paulo, citando sobre á utilização de diversos robôs para realizarem serviços nos reatores atomicos acidentados da usina atomica de Fukushima no Japão, as sondas roboticas como são chamadas, conseguiram entrar em lugares que o homen nunca imaginaria, e puderam realizar um rastreamanto completo constatando varios locais com radioatividade excessiva, fizeram então o monitoramento dessas areas, e através de um GPS, finalizaram com um mapeamento eletronico dos locais com radiação excessiva, e emitiram relatorios detalhados sobre tudo, eles fazem o que o homen muitas vezes não pode e nem sonha em fazer, entram em lugares que o homen não pode entrar e realizam trabalhos que o homen também não consegue realizar, esses seres artificiais são fantasticos
Perigo eminente, somente as sondas 
robóticas podem avançar em certas
 areas radioativas e permanecerem 
Os manipuladores industriais possuem capacidades de movimento similares ao braço humano e são os mais comumente utilizados na indústria. As aplicações incluem soldagem, pintura e carregamento de máquinas. A indústria automotiva é um dos campos que mais se utiliza desta tecnologia, aonde os robôs são programados para substituir a mão-de-obra humana em trabalhos repetitivos ou perigosos. A adoção generalizada deste tipo de tecnologia, entretanto, foi atrasada devido à avaliabilidade de funcionários baratos e aos altos requerimentos de capital dos robôs. Outra forma de robôs industriais é o AGVs (Veículos Guiados Automaticamente). Os AGVs são utilizados em estoques, hospitaisportos de contêinerslaboratórios, instalações de servidores, e outras aplicações onde o risco, confiabilidade e segurança são fatores importantes. De mesma forma, o patrulhamento autônomo de e os robôs de segurança estão aparecendo como parte de algunsprédios automatizados.
Os manipuladores roboticos são maquinas que imitam
 os movimentos humanos, sua sensibilidade
 se aproxima muito da sensibilidade humana
Existem expectativas no Japão de que os cuidados caseiros para a população idosa podem ser melhor realizados através da robótica. No Brasil, por incentivo de políticas públicas, foi fundada uma indústria de robôs denominada ARMTEC Tecnologia em Robótic , que desde 2004 vem gerando robôs bombeiros, ROVs, de avaliação de pavimentos entre outros.
Enquanto a tecnologia robótica obteve um certo grau de maturidade, o impacto social destes robôs é largamente desconhecido. O campo dos robôs sociais está emergindo e investiga as relações entre os robôs e os humanos. Um ludobot é um exemplo de um robô social dedicado ao entretenimento e companhia. Os robôs também são comumente utilizados como uma forma de Arte de Alta Tecnologia.
Fonte Wikipedia

Nenhum comentário: