Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

ACUMULADORES.

Você já ouviu falar em Acumulação Compulsiva (ou Disposofobia)? Provavelmente já deve ter visto em alguma reportagem ou mesmo em reality shows da TV que retratam casos de Acumuladores e que, normalmente, chamam muito a nossa atenção. Mas antes de falarmos dos sinais que podem identificar um Acumulador Compulsivo, é preciso que se diga que visualizarmos apenas o problema em si, não basta. O que os reality shows focalizam é justamente isso, o problema. Uma casa totalmente entulhada de objetos ou animais, sem condições de higiene aceitáveis e que, logo à primeira vista, nos passa a impressão de: “O que faz um ser humano chegar a este ponto?”. Pois é. 
A acumulação de produtos e coisas, 
é um tipo de pertubação psicológica 
que surge através de alguma frustração
 do passado, e carência afetiva atual, 
não solucionada completamente.
O imóvel fica em condições inabitáveis,
 dando origem a vários insetos, 
ratos, sujeira generalizada, a
 a incêndios e tambem doenças.
É exatamente isso que é necessário investigar com muita cautela e particularidade, sem estereótipos, já que cada caso é único e cada um demandará uma abordagem e tratamento específico. A solução não é a mesma para todos, considerando que as causas também são distintas. E será que dá pra falar de Acumulação Compulsiva sem fazermos um link com o Consumismo desenfreado que estamos vivenciando? Acredito mesmo que não. São tantos produtos e serviços que pipocam a todo momento, por todos os lados e que são tão chamativos e convincentes! Parece realmente que precisamos consumir, comprar tudo o que surge como novidade. – Como serei feliz em meu grupo de amigos se apenas eu não tiver aquele celular novo com uma super câmera? 
Por incrível que possa parecer, todo 
esse mal pode começar com o recolhimento
 de apenas um parafuso ou porca, se 
voce não vai usa-lo, porque então recolhe-lo?
Essas pessoas doentes, não percebem 
que estão fazendo muito mais mal 
do que bem em se juntar vários animais 
em um espaço pequeno, com pouca 
alimentação e sem cuidados adequados.
Como meu filho poderá ser feliz se apenas ele dentre seus coleguinhas não tiver um tablet novo?  Parece que tudo isso é tão necessário! Sim, é claro que não dá pra viver em uma bolha e precisamos acompanhar o desenvolvimento do mundo. O ponto que quero tratar aqui é que o nosso foco de felicidade se voltou para tudo aquilo que podermos ter e não para o que podemos ser. E isso tem se manifestado cada vez mais cedo na vida de todos. Olhar com cuidado para nosso comportamento enquanto consumidores é, sem dúvida, uma forma de prevenção ao Acúmulo Compulsivo. Outra forma de prevenção também seria fazermos o exercício de doar coisas, que não precisamos mais e que podem ser uteis a outras pessoas.
O que um dia foi uma casa confortável, 
se torna em um verdadeiro  deposito
 de lixo, e uma fonte propagadora 
de varias doenças graves.
Como uma pessoa consegue conviver 
no meio de tanta bagunça? 
É fato também que outros fatores podem desencadear a Acumulação Compulsiva, como carências emocionais, isolamento social (que se agrava com a evolução da situação de Acumulador), entre outros. Como já foi citado, cada caso requer uma análise cuidadosa e particular. O foco do tratamento deve ser sempre, independente do tipo da abordagem, voltado para o cuidado do indivíduo em primeiro lugar. Neste sentido, uma das primeiras etapas é o restabelecimento de vínculos perdidos com a família, amigos, enfim, com o “mundo exterior”. Respeitar os limites e o ritmo de cada um é fundamental para o sucesso do tratamento.
Essa situação gera transtornos a toda
 comunidade, pois vira um verdadeiro 
criadouro de diversas pragas e insetos
 daninhos, que se espalharão pela
 vizinhança e sem nenhum controle.
Quando se chega a essa condição, se faz necessário uma intervenção social, 
com o tratamento do individuo.
Animais confinados em um espaço
 ínfimo, sem cuidados e alimentação 
adequada, vira um caos incontrolável!
Sem duvida alguma que uma pessoa que adquire alguns itens pessoais utilizados no seu dia a dia, não pode ser considerada como uma pessoa acumuladora compulsiva, pois a própria evolução de varios desses (celulares, note books, tenis, roupas, etc), itens obriga a essas pessoas a se adequarem, portanto devemos nos vigiar, pois todos nos estamos expostos a essa situação, e como se pensa essa condição não é apenas exclusividade das pessoas idosas, todos nos possuímos essa tendencia de recolher e acumular coisas, e devemos possuir discernimento sobre cada situação em si, por exemplo quanto se pega um parafuso caído na rua, e faz-se isso com a grande intensão em-se utiliza-lo em algum lugar especifico, (e um parafuso como todos sabem, possui diversas utilidades praticas) e não é um item que ocupe muito espaço, porem pode ser o inicio de uma síndrome de acumulação cronica. 
Fonte Readers Diggest.

Nenhum comentário: