Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2022

TRAGEDIA DO LAGO NYOS.

O que aparentemente se encontrava na maior normalidade, com um belo cenário onde um lago de aparência azulada constrastava com aquela região de um verde estonteante, tipicamente rural, de um horizonte plano e que de uma paisagem de fundo, formando uma tipica imagem da tela de um quadro.
Não havia nada que teoricamente pudesse chamar á atenção para outro detalhe que não fosse á imensa beleza natural daquele lugar parasidiaco parecendo ter saído de um conto de fadas.
Lago Nyos em Camarões, com sua tipica cor 
azulada antes das tragedia.
Mas que aconteceu naquele lugar no dia 21 de Agosto de 1986, foi algo que nunca mais saira das memorias dos seus moradores,  que tiveram a sorte de conseguirem escapar com vida de uma tragedia mergulhada  numa atmosfera
de mistérios quase indecifráveis se não fosse pela intervenção de cientistas do mundo inteiro que ficaram intrigados com o ocorrido.
Tres mil e quinhentas cabeças de gado e pessoas morreram num raio de vinte e cinco quilometros.
Quando á maioria dos moradores da região apareceram caídos no chão mortos sem nenhum tipo de ferimento e sem nenhum explicação aparente, (foram cerca de 1700 mortos e 400 feridos) juntamente com essas pessoas também diversos animais que pastavam jaziam nos campos aos montes, assim também como  os animais domésticos, cães, gatos, pássaros, faziam um amontoado tenebroso de cadáveres por todo lado, parecia mais um filme de  Albert Hitchcock, que sempre colocou historias de crimes em seus filmes e com grandes mistérios sobre os mesmos, que só eram decifrados no final das historias.
Os corpos estavam por toda parte, como
 num filme de terror!
Mas não era nenhum filme de Hitchcock e nem de nenhum outro autor cinematográfico! Tudo o que estava ocorrendo fazia parte da realidade nua e crua! Aqueles corpos sem vida eram reais, e ao lado deles um grande mistério a ser decifrado, ás primeiras vistas dos pesquisadores, todo aquele ocorrido, devido ser aquele lago de formação vulcanica, provavelmente tudo aconteceu por uma atividade causada pelo vulcão localizado no monte Oku.
Corpos e mais corpos! e não havia uma resposta conclusiva para áquela tragedia!
Estava então  esclarecido o mistério, tudo ocorreu pela atividade do vulcão localizado nesse monte! Sim estaria explicado se não fosse por um pequeno detalhe!
O vulcão localizado nesse monte estava inativo á milhares de anos.
E apesar de ter havido algumas situações que ligavam essa tragedia ao vulcão como por exemplo, á cor da água do lago que de um azul celeste, mudara então para um alaranjado quase marrom, á morte das pessoas e animais em condições que teoricamente indicavam á liberação de gases tóxicos na atmosfera, e também da grande probabilidade desta liberação de gases ter vindo do vulcão, mesmo estando ele  inativo, por ser aquela região uma linha vulcanica.

Vulcão em intensa atividade, expelindo 
magma em altíssima temperatura.

Mas o que parecia ser uma realidade sólida, com os testes na água do lago , ás necrópsias nos mortos e animais, constataram uma outra definição para o acidente,
os testes na água, não constaram nenhuma substancia acida ou nenhuma mudança na temperatura da água á mais do que ja tinha,  que se houvesse predominação vulcanica deveria estar com uma temperatura elevada, e com grande consistência de vários gases, enquanto que os mesmos testes constataram uma temperatura muito fria, e ás necropsias não revelaram resíduos de gases vulcânicos nos corpos e muito menos na agua.
O gráfico abaixo explica sobre o acumulo e 
dispersão de detritos, e vários gases nos vulcões.
Vamos então para á definição final, realizada pelos cientistas que chegaram á resposta definitiva do grande mistério, o que ocorreu naquela noite em Camarões, foi uma grande quantidade de dióxido e monóxido de carbono, (cerca de 1,6 milhões de toneladas cubicas), que estavam acumuladas e concentrados em um bolsão de ar dentro do lago, sendo esse mesmo bolsão formado pela grande profundeza do lago (cerca de cem metros), e que devido a essa imensa profundidade, á misturação natural de gases não foi realizada, e esse bolsão  foi movimentado por um deslocamento de terra nas margens do lago causada provavelmente por erosão. Mas um detalhe ainda permanecia em grande evidencia, ja que os testes, e ás necropsias, não provaram ser o vulcão o responsável pelo acidente, então porque varias pessoas sobreviventes, assim como  ás vitimas, sobreviventes,  continham bolhas e queimaduras pelo corpo?
Também quando dessas erupções, toneladas 
de fuligem são despejadas no ar.
E essa imensa quantidade de gas venenoso, por ser mais pesado do que o oxigênio, foi saindo em forma de uma grande nuvem de nevoa, e foi empurrando o oxigênio, causando com isso um mal estar seguido de grande asfixia que ocorrida á noite surpreendeu muitas pessoas dormindo em suas casas, isso explica o fato de haverem sobreviventes, pois á maioria afirmou sentir-se com falta de ar e procuraram formas de sanar essa mesma, e pelo fato de estarem acordadas o seu metabolismo natural reverteu em partes os efeitos do gás venenoso.
OS VULCÕES LIBERAM GRANDES QUANTIDADES DE GASES ALTAMENTE VENENOSOS, E NOCIVOS Á TODA VIDA.
E no caso das queimaduras, isso ocorreu pelo fato de algumas vitimas estarem nos lugares de maior concentração dos gases, e também pelo fato desses gases serem muito frios e em grande quantidade,  provocaram um frio congelante de contato localizado, e queimaduras diversas. Um fato até muito curioso, pessoas sendo queimadas não por fogo, e sim por congelamento, outro detalhe também foi sobre á cor da agua do lago que de azul celeste passou á uma cor avermelhada, quase marrom!
O lago de um azulado vivo, passou 
á uma cor avermelhada!


 Isto ocorreu pois quando houve essa movimentação de terra, uma grande camada de ferro que estava localizada próxima desse bolsão também entrou em movimento, e á cor predominante que se sucedeu, foi á cor avermelhada que na verdade é ferro oxidado ou como é conhecido popularmente, ferro enferrujado, então áquela cor avemelhada nada mais era do que resíduo de oxidação que subiu junto com o bolsão de gas, dando á cor avermelhada á agua, que alias é cor de ferrugem mesmo.
Fonte Readers Diggest.

Nenhum comentário: