Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2021

"ROSEBUD"

O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens a adoração das pessoas.
O que na verdade significava
a emblematica palavra Rosebud?
Ao final, Thompson, após a exaustiva investigação da vida de Kane através de entrevistas, se vê incapaz de descobrir o significado da palavra, concluindo que "Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. Talvez Rosebud seja algo que ele nunca tenha possuído, ou algo que tenha perdido.". Ao final do filme, o significado de "rosebud" é revelado que na verdade é um trenó que foi o companheiro de Kane no único momento feliz de sua vida.
Um mistério quase indecifrável 
em cima apenas de uma palavra. 
Esse filme é muito intrigante pois consegue demostrar claramente á vida de um homem de sucesso, mas marcada por altos e baixos, de uma pessoa que veio da mais baixa pobreza, trabalhou e conseguiu através dos seus esforços pessoais subir na vida, era á imagem que ele passava e se transformando no protetor dos pobres e oprimidos, mas que na verdade esconde um sombrio e misterioso ser que não era aquilo que pregava.
Todo o prestigio do magnata
 Kane quase foi por água abaixo 
quando ele se aventurou na politica.
E vivia numa redoma de vidro impenetrável, talvez á culpa disso tenha sido o extenso materialismo, que fazia com que ele tivesse tudo o que o dinheiro pudesse comprar, mas não lhe trazia á felicidade plena, pois com todo o seu império, ficava e vivia sozinho, e infeliz, na realidade cidadão Kane demostra á vida de um homem que tem tudo, e no mesmo tempo não tem nada.
Orson Wells na pele do personagem
 Kane, quem sabe na vida
 real ele também se sentia como
 o personagem da historia.
Mas o que na verdade eu quero contar uma parte da historia desse fantástico radialista, cineasta, diretor, produtor, e um dos mais brilhantes diretores cinematográficos de todos os tempos, Orson Wells, que na verdade ao escrever essa historia talvez tenha ele mesmo se visto nela como o cidadão Kane, pela sua excelência, magestude e excentricidade.
Orson Wells realizou uma transmissão
 tão perfeita que conseguiu enganar 
até os governantes americanos.
Para contar á vida de Orson Wells, eu precisaria de varias paginas e de vários espaços em Blogs, e ficaria muito cansativo ter que abrir ás paginas para folhear os capítulos delas um a um, mas eu escolhi uma historia que marcou época quando o desconhecido cineasta ainda trabalhava como locutor de radio, onde ele realizou uma narrativa tão dramática que colocou os E.U.A. inteiro em polvorosa, ele produziu um cenário tão perfeito que tudo parecia estar realmente acontecendo.
Uma pseudo invasão que colocou 
á America em panico total!
Em Outubro de 1938, ele propôs á radio Columbia Broadcosting Sistem, uma transmissão diferente, ele faria uma adaptação da obra do famoso escritor britânico,  de ficção cientifica H.G.Wells, para o radio, da sua obra Guerra dos Mundos, ele levou cerca de 15 dias tentando convencer á direção da radio á realizar o projeto, era um dia comum como qualquer outro(30 de Outubro), depois das conhecidas previsões meteorológicas, iniciou-se então á programação diária, com ás musicas como o de costume, quando então houve uma interrupção brusca.
Depois do ocorrido, coletiva de 
imprensa para explicações.
Onde uma musica de suspense surgiu em meio o anuncio do locutor dizendo que um meteoro de grandes dimensões acabara de cair em Groves Hill no estado de New Jersey, próximo á New York, sem muito estardalhaço á programação retornou e novamente foi interrompida para então á entrada no ar de um professor/cientista que explicava sobre meteorologia, em seguida entrou um repórter falando sobre  o meteoro com um irradiação explicita de preocupação no ar, e em outro ponto entrou um enviado especial falando sobre as características do objeto, ficando tres pessoas falando ao mesmo tempo com extrema enlouquencia.
Á transmissão de Wells
 dizia sobre á queda de um 
imenso meteoro na cidade.
O enviado especial dizia então que o meteoro se abriu e dele saíram seres gigantescos com tentáculos, e parou de falar quando foi atingido por um desses seres com uma arma de raios e caiu morto, e para que á historia ficasse ainda mais perfeita, foram colocados no ar ruídos estranhos como se fossem de outras naves descendo, e ás noticias eram ás piores possíveis, haviam vários mortos, e os seres espaciais chegaram ate á Casa Branca, e haviam sequestrado o presidente americano Roosevelt, essas noticias causaram um panico geral, pessoas em massas saíram as ruas desesperadas sem saber o que fazer.
Querendo ou não, esse foi o fato
 que projetou o cineasta nas
 alturas Hollywoodianas.
Os telefones dos bombeiros, policia, prefeitura, congestionaram diante de tantas ligações, pelas pessoas alarmadas e apavoradas, naquela epoca o radio exercia grande influencia na população, pois não haviam os meios de comunicação que existem hoje, e á transmissão fora muito bem produzida e executada por Wells, o que se viu nesse dia foi uma histeria em massa, pessoas abandonavam suas casas e saiam pelas ruas procurando abrigos contra os invasores, outras se jogaram de janelas desesperadas, e outras se suicidaram, á população estava verdadeiramente apavorada com o que ouvira no radio.
Cidadão Kane, Um filme que marcou epoca e ficou 
na historia do cinema universal.
Ao serem comunicados da histeria coletiva os diretores da radio comunicaram ser aquilo tudo apenas uma transmissão fictícia, da obra de H.G.Wells, e que não estava acontecendo nada, esse fato tornou Orson Wells famoso, mas causou-lhe sérios problemas com á justiça americana, e ele também teve que ir até o Congresso Americano explicar tudo, e disse que não teve á minima intenção em causar todo aquele panico, queria realizar apenas um trabalho perfeito.Bom se ele teve ou não teve á intenção de causar panico geral na população, isso verdadeiramente não importa, o que importa é como é facil de-se manipular ás mentes das pessoas, que acreditam em tudo com uma facilidade impressionante, e depois ficam apavoradas e descontroladas ao ponto de se suicidarem.
Sinceramente eu espero de mim mesmo, nunca precisar dizer Rosebud no final de tudo como fez o brilhante cidadão Kane,  mas viver Rosebud intensamente.
Fonte BBC.

Nenhum comentário: