Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TRAGEDIA EM FAMILIA.

Ao menos quatro banhistas, entre eles uma mulher grávida, morreram na tarde desta segunda-feira após a queda de um raio na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Segundo a prefeitura do município, outras quatro pessoas atingidas pela descarga elétrica ficaram feridas um deles, vendedor ambulante na cidade, em estado grave. A prefeitura de Praia Grande informou que três turistas (uma mãe e duas filhas) não correm risco de vida, mas ficaram internadas em observação até o início desta noite, quando começaram a receber alta. Elas tiveram apenas ferimentos no rosto e passaram por avaliações médicas.
As quatro pessoas da mesma
 familia atingidas pelo raio 
na cidade de Praia Grande/SP.

O socorro foi muito rapido, mas
 não foi suficiente para salvar 
as pessoas atingidas.
O raio atingiu os banhistas na faixa de areia da praia, próximo ao Quiosque 15, entre as ruas Rui Barbosa e Maurício José Cardoso. Os banhistas foram socorridos ainda na areia por guarda-vidas do Grupamento Marítimo dos Bombeiros. Cinco ambulâncias do SAMU e duas dos Bombeiros levaram os feridos ao Hospital Municipal Irmã Dulce e ao Pronto-Socorro Central, ambos no bairro do Boqueirão. Apenas um dos socorridos que sobreviveram ainda está internado no Pronto-Socorro Central, que também faz parte do complexo hospitalar Irmã Dulce. A coordenadoria de comunicação do hospital disse que não detalharia o estado de saúde e a identidade das vítimas.
Os primeiros socorros realizados
 pelos salva vidas, logo em 
seguida a queda do raio.
As pessoas se aglomeravam 
assustadas pelo acontecimento 
fatal e muito proximo delas.
Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que os mortos são o coronel aposentado da Polícia Militar Zenildo Tadeu Vieira, com idade provável de 69 anos, e sua esposa, Andrea Boaretto, com idade provável de 41 anos, além da sobrinha do casal Katia Boaretto, gestante de cinco meses, e de seu marido, Luciano, cujo sobrenome e idade não foram divulgados.Na última terça-feira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciou uma campanha de alertas sobre a incidência de raios nas praias de São Paulo. Segundo o órgão, raios, trovoadas e rajadas de vento costumam atingir o litoral paulista à tarde durante os três meses do verão. Duzentas faixas com a frase "Chuva, raio e trovoada... Se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!”
O raio deixou um rombo na parte 
de cima do guarda sol, e atingiu
 as pessoas que se abrigavam nele.
Antes do ocorrido os salva vidas
 incansavelmente alertaram todas
 as pessoas sobre esse perigo.
 Foram produzidas para distribuição, em parceria com as prefeituras, nas praias da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte do Estado. A prefeitura disse que há faixas próximas ao local onde o raio atingiu os banhistas.O Corpo dos Bombeiros disse que, em média, cem pessoas morrem no Brasil atingidas direta ou indiretamente por raios todos os anos. A situação absolutamente previsível de se ocorrer, pois a praia é um grande campo aberto, um dos locais propícios na queda de um desses raios. As pessoas por desconhecimento da verdadeira dinâmica desses raios, acabam por subestimarem todo o seu potencial de perigo, quem sabe devido as altas temperaturas registradas esse ano em todo pais, e as pessoas não teem coragem de sair do refresco da agua. Mas isso tem se comprovado um grande erro, pois as praias são imensos campos abertos, locais estes que atraem essas descargas elétricas. So para se exemplificar, o nosso carpo possui uma eletricidade natural (estatica) muito pequena, mas quando uma pessoa esta em uma praia, com o corpo todo umido e com os pés na areia também úmida, seu corpo funciona como uma antena viva.
No inicio do ano uma senhora também
 morreu  ao ser  atingida por uma 
descarga dessas na praia de 
Guaruja tambem em São Paulo.
Um fenomeno natural imprevisível
 e fatal, que nunca deve ser desprezado.
E como aconteceu nessa ocorrência de Praia Grande, onde as pessoas se abrigaram embaixo de um guarda sol com armação metálica, o raio caiu em cima delas, mas necessariamente não foi o guarda sol responsável por essa tragedia, pois o próprio corpo humano possui essa característica de atrair raios, e principalmente em campo aberto como essas pessoas estavam, e mesmo que elas não estivessem embaixo do guarda sol elas poderiam serem atingidas pelo raio que seria atraído por essa antena viva chamada de corpo humano. Essas descargas elétricas são fenômenos naturais altamente imprevisíveis, pois ja ocorreram diversos casos no mundo inteiro onde pessoas foram atingidas por esses raios, e conseguiram sobreviver, a explicação para isso é inconclusiva, pois uma descarga dessa magnitude com altíssima amperagem, facilmente reduziria o corpo humano a pó (se tivesse aterrado) ou então simplesmente o implodiria como uma bomba humana, mas inexplicavelmente essas pessoas, ficaram com algumas sequelas físicas, mas sobreviveram.
Fonte Veja.

Nenhum comentário: