Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 4 de janeiro de 2015

SUPER CELULA EM FORMAÇÃO.

Um fenômeno natural chamou a atenção de turistas que lotavam a região das chamadas Rochas do Pombo, ponto turístico de Beirute, no Líbano, na tarde desta quinta-feira (1º). O brasileiro João Henrique Sardeiro de Alcântara estava em um café perto do local e registrou a cena, que aconteceu por volta de 14h30 do horário local. Segundo meteorologistas da Climatempo que analisaram as imagens, é possível identificar que se trata de uma tromba d'água. "Esse fenômeno nada mais é do que um tornado que acontece sobre as águas. Não dá pra ver o redemoinho todo, provavelmente porque não estava muito intenso, mas existe a nuvem funil saindo da nuvem maior e existe a evidência dos ventos tocando a água na direção da nuvem funil", explicaram os especialistas.
Essa imagem demostra como nos
 seres humanos somos infinitamente
 pequenos diante da natureza.
A maior incidência dessas super 
celulas ocorre no corredor 
dos tornados nos EUA.
Alcântara, que é vice-cônsul e vive há dois anos e meio no Líbano, conta que o fenômeno causou comoção entre as pessoas que passavam a tarde no local. "Todo mundo viu o cone se formando e começou a tirar fotos. Todos ficaram bem curiosos, ninguém ficou com medo. A gente estava perto, mas o vento estava tranquilo”, conta Ele calcula que a tromba d’água se formou a cerca de 300 metros da praia. O tempo estava frio e nublado e chegou a chuviscar em alguns momentos. Alcântara fotografou o momento em que um avião passou perto do fenômeno, em direção ao aeroporto da cidade.
Depois que estão no chão a unica 
coisa que resta e fugir deles e torcer
 para que durem pouco tempo.
Pois antes deles descerem a terra, 
aparece primeiro uma pequena
 ponta como um aviso da natureza.
Sem duvida alguma essa imagem demostra a formação de uma super celula, a mesma aquela que forma os tornados, e tromba d´gua (conhecida assim no Brasil) é um tornado que desce no mar, por isso esse nome tromba d água. Onde acima dessas nuvens e em seu nucleo, existe uma quantidade absurda de energia se formando, ao qual em um certo momento, abrira um furo na nuvem e descera ate o chão, com ventos de velocidades altíssimas capazes de destruir uma cidade inteira e arrancar casas do chão so deixando as marcas dos alicerces, e também arrancarem arvores com raiz e tudo.
Pouca coisa resta depois da passagem 
de um tornado, uma força 
avassaladora e incontrolável.
Existem ocasiões especificas que
 descem varios tornados de uma so
 vez que depois se juntam e 
formam um bem maior.
Nem sempre esse olho se tornara em um tornado e descera a terra, muitas vezes essas formações duram apenas alguns segundos, e logo se desfazem, devido as condições não serem  propicias para a sua formação. Mas quando isso ocorre, pode se ter certeza de que muita coisa ira voar pelos ares, e pouquíssimas estruturas poderão resistir a esse redemoinho monstro. Agora imagine voce em um lugar descampado, onde não existe onde se esconder, e de repente um monstro desses se forma bem a sua frente! Deve ser a coisa mais aterrorizado do mundo.
Agora o mais poderoso e destruidor 
de todos é o temivel F5, que arranca
 casas inteiras so deixando as marcas 
do alicerce no chão, e muitas mortes
Nada ha de-se fazer contra um
 F5, que arrasa uma cidade inteira
 em poucos segundos.
Para a medição da potencialidade desses redemoinhos gigantes existe uma escala que vai do nivel 1 ate o nivel 5  onde esses últimos,  são verdadeiros monstros destruidores, mas também muito raríssimos. Quem ja presenciou um desses de perto afirma que seu barulho é ensurdecedor, e lembra em muito a passagem de um trem de carga, e um grande zunido que parece não ter fim. Todos os anos nos Estados Unidos em certa epoca do ano (entre os meses de Junho a Maio) acontecem varios incidentes com esses tornados, que descem e arrasam com tudo, e essas ocorrências acontecem em um lugar conhecido como o corredor dos tornados que vai o estado do Novo Mexico ate o estado de Minesota, onde duas frentes distintas se encontram, uma frente quente vinda do golfo do Mexico e a outra frente fria vinda do Canada. E exatamente nesse corredor elas se chocam e formam os tornados destruidores.
Fonte Portal Ternura.

Nenhum comentário: