Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2021

LUZ SOLIDA.

Uma equipe de pesquisadores na Universidade de Princeton (EUA) começou a fazer algumas coisas muito estranhas com a luz. Em vez de deixá-la circulando a velocidades altíssimas, eles a congelaram na forma de cristal.Não, eles não estão fazendo a luz atravessar cristais; na verdade, eles estão transformando a luzem um cristal. É um processo que envolve fixar os fótons (partículas de luz) em um único local, para depois congelá-los de forma permanente. Isso nunca foi feito antes, e poderia ajudar a desenvolver materiais com novas propriedades.
Partículas luminosas, que agora poderão
 ser construídas em laboratório.
Uma descoberta que deixara
 a luz muito mais manipulável.
Funciona assim: primeiro, os físicos criaram uma estrutura feita de materiais supercondutores, que contém 100 bilhões de partículas modificadas para agirem como uma espécie de átomo artificial. Então, eles inseriram esse átomo artificial perto de um fio supercondutor contendo fótons. Pelas regras da mecânica quântica, os fótons no fio herdaram algumas das propriedades do átomo artificial. Assim, mesmo que os fótons normalmente não interajam uns com os outros, neste caso eles fizeram exatamente isso. Darius Sadri, um dos pesquisadores, o que tornou isso possível:
A ficção cientifica a muito tempo
 ja retrata essa possibilidade da luz solida.
As partículas de luz sempre foram 
um imenso fenomeno a ser decifrado.
Nós usamos uma mistura em conjunto dos fótons e do átomo para criar, de forma artificial, fortes interações entre os fótons. Essas interações, então, levaram a novos comportamentos coletivos para a luz  semelhante às fases da matéria, como líquidos e cristais…O resultado: uma espécie de luz sólida, onde os fótons ficam congelados no espaço. Os cristais são incrivelmente pequenos, mas espera-se que o sistema cresça, e com o tempo os pesquisadores serão capazes de fazer outros materiais interessantes  como superfluidos e isolantes  a partir da luz.
Conseguir dominar a quimica da
 luz, sera um grande passo
 rumo a alta tecnologia.
Cristais de energia luminosa,
 resta saber agora se essas 
partículas ficarão estáveis.
No filme Guerra nas Estrelas, 
guerreiros lutavam com espadas 
formadas de luz solida.
A luz solida seria tecnicamente um tubo luminoso, como as lampadas fluorescentes, ou seja um tubo luminoso compacto, exatamente como essas lampadas, sendo que a unica diferença é que não existira o tubo de vidro que acondiciona os gases que formam a luminosidade, ou seja seria como aquelas espadas luminosas utilizadas nos épicos filmes de Guerra nas Estrelas, onde em varias cenas podemos ver lutas onde os guerreiros se utilizam dessas espadas. Muito interessante essa descoberta, agora resta apenas saber se os cientistas conseguirão estabilizar esses atomos luminosos congelados na forma solida, ou se o mesmo sofrera mutações químicas como acontece como alguns solidos, que devido  as alterações da temperatura, passam para os estados liquido e gasoso.
Fonte Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário: