Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DE HEROI A VILÃO.

Pouco menos de um ano atrás, o tagarela Eike Batista se calou  à exceção de uma rara entrevista, em abril, ao “Wall Street Journal”, época em que começou a ser investigado pela Polícia Federal. A petroleira OGX entrara no fim de 2013 em recuperação judicial, um símbolo de seu império em derrocada. Ontem, após ter virado réu em ação penal no Rio, Eike decidiu falar. Dispôs-se a 20 minutos de entrevista, com breve exposição prévia sobre seu otimismo e a ressalva dos advogados de que não “saberia responder muito bem” às questões técnicas sobre a Justiça.
Eike Batista chegou a ser chamado 
de Midas brasileiro, pois onde
 tocava virava lucro certo.
Acusado de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, diz que vendeu ações da OSX porque a empresa tinha de se enquadrar a uma regra de ter ao menos 25% de seu capital em Bolsa. E que as ações da OGX tinham sido dadas em pagamento de uma dívida. Não permitiu ser fotografado. Com mais cabelos brancos, continua exibindo vaidade com os negócios, apesar de ter inserido mea culpa no seu vocabulário. Na conversa que teve antes da entrevista, repetia frases de um roteiro entregue às repórteres com sua defesa. Entre as frases: “Nunca tive a intenção de ludibriar nenhum investidor”.
Ele se encontrava com as maiores
 autoridades do pais e do mundo.
Eike já foi o mais rico do país e o oitavo do mundo, com US$ 34,5 bilhões, segundo índice da Bloomberg. Agora, diz, sem rodeios, que tem patrimônio líquido negativo de US$ 1 bilhão. O criador do grupo X, que detestava que tratassem seus projetos como “negócios de PowerPoint", valeu-se várias vezes de um mapa exibido numa tela de computador para destacar os investimentos em curso no Porto do Açu, no Norte Fluminense. No mercado, o porto é tido como essencial para manter pagamentos a credores. Perguntado sobre como a família reagia à possibilidade de arresto de bens, afirmou: “Fui educado como um jovem de classe média. Não sei se você perde isso, não.”
Eike Batista subestimou toda a
 versatilidade do mercado financeiro
 e pagou muito caro por isso.
As verdadeiras causas sobre a queda do império do ex-multi-milionário Eike Batista, sem duvida foram as especulações vindas das bolsas de valores, ao qual o empresario "entorpecido" quando ainda outorgava a honrosa posição de oitava colocação no ranking mundial dos homens mais ricos do mundo, e  com uma ideia fixa de-se tornar em bem pouco tempo o homem mais rico do mundo, como anunciou em uma entrevista a um jornal, e sem pestanejar muito e tirando totalmente  os pés do chão como era seu costume, e ao fazer isso ele praticamente decretou a sua sentença, e éssa sua cegueira momentânea  lhe custou muito caro, e ao fechar um contrato com a Petrobras sobre a perfuração de um poço petrolífero a ser perfurado na bacia de Campos RJ.
Ele chegou do céu ao inferno em muito pouco
 tempo, demostrando com isso que a segurança principalmente financeira, é uma utopia.
E onde haviam a projeção da retirada de 168 milhões de barris, mas que na verdade não tinha nada, e essa noticia vazou e rapidamente atingiu as bolsas que tiveram uma queda substancial de 25% em todas as ações da OLX, mas apenas isso não seria suficiente para derrubar o seu imenso império, desde que o empresario não tivesse apostado todas as suas fichas na bolsa de valores em cima de suas demais empresas, ja com aquela intenção de se tornar em um tempo record no homem mais rico do mundo, ele subestimou o mercado financeiro e se deu muito mal. Com a queda  apenas das ações  da OLX, isso seria rapidamente absorvida pelo patrimônio das demais empresas.
O exemplo que fica, é de nunca
 subestimar as circunstancias e
 sempre ter os pés no chão.
Mas como o empresario com um conhecido "olho maior do que a barriga" havia também comprometido todo o seu patrimônio bruto e liquido e com a queda de 25% nas ações da OLX (25% que parece ser pouco, se bem em se tratando de ações, 1% é muito, um pequeno exemplo de 100 reais daria então 25 reais de perda liquida, agora imagine isso 25% sobre bilhões em ativos) e tudo funcionou exatamente como um imenso efeito domino, ao qual sua empresas foram uma a uma sendo atingidas por essa queda e como diz aquele sabio dito popular, "quanto maior a altura maior o tombo" e foi isso mesmo, um tombo que praticamente  quebrou o patrimônio do ex-mega empresario que agora mudou de titularidade passou do homem mais rico, para o homem mais endividado do Brasil. 
Eike Batista teve os olhos
 maiores do que a barriga e 
agora sofre de "indigestão financeira".
Como também diz outro sábio dito popular, "Nada melhor do que um dia apos o outro", de forma alguma devemos subestimar as circunstancias de nossas vidas, pois esta ai um exemplo vivo de que nós não somos praticamente nada, e dinheiro e fortuna são consequências dos nossos atos, e pobreza e endividamento tambem assim o são. Agora o fato curioso disso é que ele pelo imenso sucesso conseguido com suas empresas, ao qual conseguiu multiplicar sua fortuna, foi ate chamado de Midas brasileiro, pois onde tocava virava ouro, e de gênio dos negócios, e hoje é considerado pela sua ação desastrada, quebrando todas as suas empresas de o empresario mais burro de todos os tempos, infelizmente é assim mesmo que as coisas funcionam.
Fonte Ig Noticias.

Nenhum comentário: