Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 20 de abril de 2014

TRAGEDIA NO EVEREST.

Ao menos doze alpinistas morreram e outros três se feriram após serem soterrados por uma avalanche no Monte Everest nesta sexta-feira (18), segundo informações dadas por um oficial do turismo do Nepal às agências Associated Press (AP) e Efe.Segundo uma equipe de montanhistas do Nepal, não está descartada a hipótese de que mais alpinistas estejam desaparecidos, soterrados na neve, pois as autoridades não sabem informar quantas pessoas estavam no caminho da avalanche.
Uma dura jornada para quem 
quer chegar no topo do mundo.
As vítimas seriam guias locais, que foram surpreendidos enquanto fixavam cordas para alpinistas no Acampamento 2 do Everest. O deslizamento aconteceu por volta das 7h (horário local, 1h15 de Brasília), a cerca de 6.200 metros de altitude, quando 50 montanhistas, em sua maioria sherpas nepaleses, iam do acampamento base I para o II, afirmou um alto comando do corpo de Montanhismo do Nepal, Tilak Ram Pandey. Equipes de resgate foram enviadas à região.
Somente aqueles que vencem o gigante
 possuem o direito a essa visão maravilhosa.
“Nós decidimos encerrar as buscas para encontrar os desaparecidos. Nós não conseguimos identificar o local onde se encontram os corpos, e é difícil de encontrá-los na neve”, declarou um representante do Ministério do Turismo, Dipendra Paudel.
Equipes de resgate recuperaram ontem corpo de mais um guia, elevando o número de mortos para pelo menos 13. A avalanche atingiu uma passagem perigosa chamada de Geleira de Khumbu, que é cheia de fendas e rachaduras e grandes quantidades de seracs  (enormes pedaços de gelo).
Tudo começa pelo acampamento
 base, onde todas as estrategias
 das equipes são montadas.
Que podem se soltar repentinamente."Estávamos amarrados a uma corda e carregando gás para o acampamento quando houve um som forte", disse Ang Kami Sherpa, de 25 anos, um dos pelo menos três sobreviventes, que foram levados de helicóptero para Katmandu. "Sabíamos que era uma avalanche, mas não conseguimos fugir ou fazer qualquer coisa, um grande pedaço de neve caiu sobre nós e nos arrastou. Pareciam nuvens, tudo branco"
Uma jornada para os profissionais
 e aqueles que respiram adrenalina.
Disse o sobrevivente, internado em uma unidade de terapia intensiva do hospital onde tratava de um coágulo de sangue na perna e lesões faciais. Os alpinistas declararam uma parada de quatro dias na tentativa de atingir o pico de 8,848 metros, e, enquanto alguns decidiram desistir da missão, outros disseram que iriam em frente. Todas as vítimas eram sherpas guias de montanha, que levavam tendas, comida e cordas para preparar a chegada da alta estação de alpinismo na montanha.
“Nós decidimos encerrar as buscas para encontrar os desaparecidos. Nós não conseguimos identificar o local onde se encontram os corpos, e é difícil de encontrá-los na neve”.
Para essa escalada o tempo deve estar
 bom, pois ser pego no meio do caminho
 por uma tempestade significa a morte.
Os perigosos Seracs, enormes 
pedras de gelo que podem se 
quebrar a qualquer momento.
Sabíamos que era uma avalanche, mas não conseguimos fugir ou fazer qualquer coisa."Um grande pedaço de neve caiu sobre nós e nos arrastou. Pareciam nuvens, tudo branco", disse o sobrevivente, internado em uma unidade de terapia intensiva do hospital onde tratava de um coágulo de sangue na perna e lesões faciais. Os alpinistas declararam uma parada de quatro dias na tentativa de atingir o pico de 8,848 metros, e, enquanto alguns decidiram desistir da missão, outros disseram que iriam em frente. Todas as vítimas eram sherpas guias de montanha, que levavam tendas, comida e cordas para preparar a chegada da alta estação de alpinismo na montanha.Alpinistas abalados".
Existem tambem as enormes
 fendas, que ficam escondidas pela 
neve, e se tornam uma armadilha mortal!
As avalanches, possuem uma 
força descomunal e engolem
 tudo a sua frente!
 Todo mundo aqui no acampamento base está abalado. Alguns alpinistas estão fazendo as malas e desistindo, eles não querem ter mais nada a ver com isso, escreveu Tim Rippel, da Peak Freaks Expeditions. Embora relativamente baixo na montanha, os alpinistas dizem que a geleira é um dos lugares mais perigosos do Monte Everest. Existem, no entanto, caminhos mais seguros ao longo da famosa rota South Col, que foi escalada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953. Cerca de 100 alpinistas e guias já tinham conseguido atravessar além da Geleira de Khumbu para preparar suas tentativas de chegar ao pico. Eles estão a salvo, mas um novo caminho terá que ser aberto para viabilizar a continuação das expedições.
O acesso a alguns locais é praticamente
 impossível, e corpos ficam 
perdidos para sempre.

Fonte 180 Graus.

Nenhum comentário: