Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

HEROI DO SECULO.

O nome: Rolihala Mandela. A terra natal: Mvezo, uma vila na província do Cabo Oriental. Pertencia ao clã dos Madiba, forma como acabaria sendo carinhosamente chamado pelo povo. Depois que seu pai morreu, ainda menino, se mudou com a mãe para uma vila vizinha - Qunu. Foi nessa aldeia que passou a frequentar a escola e ganhou outro nome, uma tradição da época. Os professores trocavam os nomes africanos por ingleses. Virou Nelson Mandela.
Nelson  Mandela, com o seu sorriso, 
demostrou ter conquistado a grande vitoria.
Sempre acreditou no poder transformador da educação. Foi o primeiro de sua tribo a ir para escola, e estudou Direito. A África do Sul já era independente, e governada por descendentes de britânicos e holandeses, uma minoria branca que já tentava impedir a ascensão dos negros.Em 1948, o que era preconceito virou política de estado. Nascia um dos maiores horrores do século XX: o apartheid, a segregação racial. Os cidadãos eram registrados de acordo com a raça e casamentos mistos eram crimes. Os negros tiveram propriedades confiscadas e eram obrigados a viver em áreas determinadas. Não podiam frequentar os mesmos lugares dos brancos.
Mandela sacrificou boa parte de sua 
juventude a um solido ideal de vida.
O advogado Mandela virou um dos líderes da luta contra o apartheid. Foi morar em Joanesburgo, no distrito de Soweto, o local que ficou famoso como símbolo de resistência ao regime. Acabou preso e em 1964 foi condenado a prisão perpétua.Foi para a prisão da Ilha de Robben, na Cidade do Cabo. Era o prisioneiro 46664. Vivia em uma cela mínima e ficou 21 anos sem sequer tocar nas mãos da mulher Winnie. As visitas eram sempre com um vidro entre eles.
O grande sofrimento no carcere, não
 foi suficiente para afasta-lo de sua luta.
Em 1989, Frederik de Klerk foi eleito presidente e acelerou as mudanças. Em 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi libertado. Deixou a prisão onde há uma estátua em sua homenagem.Caminhou por uma pequena rua até a beira de uma estrada, onde milhares de pessoas o aguardavam. Daquele dia em diante, a África do Sul nunca mais foi a mesma.Livre, teve dois desafios: conduzir com o governo a redação de uma nova Constituição com direitos plenos para todos e convencer os negros a não adotarem uma política de vingança contra os brancos.
Sua historia de vida ja esta eternizada, e servira de exemplo para muitas gerações.
Pela transição sem violência, de Klerk e Mandela dividiram o Nobel da Paz em 1993. Um ano depois, ele foi eleito o primeiro negro presidente da África do Sul. O país ganhou uma nova bandeira e um novo hino: ‘Deus Salve a África’.Em 1995, Mandela usou o rugby, esporte preferido dos brancos, para promover a união do país. A África do Sul foi campeã do mundo em casa, e a conquista virou um símbolo da nova nação multiracial.Ao contrário de outros líderes do continente africano, ao terminar o mandato, recusou a reeleição e se engajou na luta contra a AIDS, doença que hoje atinge um em cada dez sul-africanos e que matou um dos filhos de Mandela.
Suas frases assim como suas ações, 
são icones da sabedoria universal.
Em 2004 deixou a vida pública, mas em 2009, fez questão de participar da eleição presidencial. Apoiou Jacob Zuma e, mesmo doente, foi votar. A última aparição pública foi na final da Copa de 2010, quando foi ovacionado por 90 mil pessoas.Em vez do revanchismo, o perdão. Em vez da perseguição, a conciliação. Nelson Mandela transformou a África do Sul. Criou a nação arco-íris, de todas as cores, de todas as raças. Virou o pai da pátria, o libertador de um povo.
Nada melhor do que um dia apos 
outro, cita um sabio dito popular.
Em sua autobiografia, o último parágrafo é uma mensagem aos sul-africanos: “Eu caminhei essa longa estrada para a liberdade. Mas eu descobri que depois de escalar uma grande montanha, há outras montanhas a serem vencidas. Eu descansei por um instante para apreciar a incrível vista que me cercava. Olhei para trás e vi a distância que percorri. Mas só posso descansar por um momento. Porque com a liberdade vêm outras responsabilidades. E sequer me atrevo a demorar a continuar. A minha caminhada ainda não terminou”.
Mandela conseguiu com o seu sacrificio 
pessoal, a unificação de seu povo.
Falar de Nelson Mandela em apenas um espaço em um Blog, é muito pouco, para falar sobre a vida e o trabalho de Nelson Mandela, seriam necessários diversos Blogs, mas o resumo final de toda a sua vida, cita daquele homem idealista que sacrificou boa parte de sua vida (28 anos de prisão), para conseguir realizar o seu grande intento, que seria a liberdade de seu povo, e tambem da igualdade entre as raças, e para isso ele teve diversas oportunidades em sair da prisão e ate ser muito bem recompensado,  e esquecer o seu povo, bastando apenas mudar a sua opnião. Mas rejeitou todas aquelas propostas tentadoras, e manteve a sua luta contra o Apartheid, tendo com isso ficado longo tempo preso, mas tudo em nome de um grande idealismo.
Mudar o mundo, sonho de muitos e vontade de poucos.
Que somente os verdadeiros homens de valor possuem, aqueles homens que são politicos de verdade, pois a politica significa isso, lutar por um ideal ate o fim, sem nenhum interesse pessoal.  Sacrificando  a liberdade, a saude,  a familia, a paz, e ate a propria vida pra se conseguir as mudanças necessárias. Politica não é o que alguns ditos "políticos " que existem por ai a fora,  que distorcem a palavra politica transformando a saudavel politicagem em um antro de corrupção e safadeza em  provento proprio, esquecendo de todas as promessas assumidas em campanha eleitoral. Aqui no Brasil, se uma boa parte dos nossos politicos tivesse apenas 1% da hombridade, etica e idealismo de Nelson Mandela, o nosso pais com certeza seria  uma potencia muito respeitada em todo o mundo.
Fonte Ig Noticias.

Nenhum comentário: