Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

HA TEMPO PARA TUDO.

Fanatismo (do  frances "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza  religiosa ou  politica. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio. Em  Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes 
Dogmas incontroláveis se transformam
 em fanatismo doentio e perigoso.
características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos váriados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
Todo ser humano é propenso
 a algum tipo de fanatismo, pois é 
natural a adoração a alguma coisa.
O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.
O terrorismo causado por fanáticos
 religiosos,  é o extremo de toda 
racionalidade humana.
Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música popular.  Substancialmente existe em qualquer pessoa uma fração de algum tipo de fanatismo, ou seja ele, por esporte, pelo serviço, por objetos, por poder, dinheiro, religioso, etc. Relembro a historia de um politico paulista muito conhecido, que foi Senador por  São Paulo entre os anos de 1971 a 1983, e teve uma vasta carreira politica por longo tempo,  depois foi tambem governador do Estado de São Paulo de 1983 a 1987, pois bem um homem que começou muito cedo na politica, conquistando praticamente todos os cargos a que concorreu.
Somente a grande sabedoria é capaz de
 escalonar e predizer o tempo correto 
de-se fazer algo, plantar e colher frutos.
Portanto um homem muito bem sucedido naquilo a que se propôs a fazer, tendo realizado tudo o que um homem normal deseja para si e seus familiares,  obtendo imenso sucesso nas  amplas realizações financeiras, profissionais e familiares, onde dois de seus filhos hoje tambem se enveredaram pela carreira politica,  portanto um homem realizado em tudo. Mas o que levaria esse mesmo homem a (ao inves de estar desfrutando de um descanso merecido, passeando, viajando com a familia, aproveitando a vida, ou quem sabe ate pescando) aceitar um convite para participar de um Congresso sobre Politica Internacional no Mexico, (politica um assunto extremamente desgastante, ao qual ele praticamente fez a vida inteira)  e em plenos 83 anos de idade, resolve então deixar por breves instantes o conforto de sua casa e tudo aquilo mais que sua vida confortável podia lhe trazer, para viajar então para o tal Congresso de Politica Internacional no Mexico.
Dr Andre Franco Montoro, trocou o
 conforto de sua casa para fazer aquilo
que ele fez a vida inteira, ou seja politica.
E ao fazer isso então, pouco antes de embarcar no avião que o levaria ao Mexico teve um enfarto fulminante, morrendo depois no hospital. Ora a Biblia Sagrada, em sua Santa Palavra, cita em Eclesiastes Capitulo 3 do Versículo 01 ao 08, sobre toda essa situação, dizendo sabiamente que existe um tempo pre-definido para tudo em nossas vidas. Existe um tempo para nascer, viver, trabalhar, existe ate um tempo para se cometer erros (mas que sabiamente tambem existe o tempo para se consertar esses mesmos erros), e teoricamente falando, em tempo de-se plantar e de-se colher, onde morrer seria a finalização de todo esse tempo terreno. Portanto, existira sempre um momento em nossas vidas, determinado para todas as nossas funções de atividade profissional, onde tecnicamente havera o tempo para o termino dessas, dando lugar então a um outro tempo que seria proposta de uma confraternização familiar, religiosa, ou psico-terapêutica, que seria um antidoto contra todo o mal adquirido e concentrado em nossos corpos durante anos e mais anos de trabalhos desgastantes.
O tempo se encarrega da escala 
natural dos fatores, e fugir ou esnobar
 essa mesma,não desvia seu destino, 
porem abrevia seu tempo de colheita.
E desprezar esse tempo não é nem um pouco saudável para nossas existências,  relembro também a historia de outro notável politico (Ulisses Guimarães), ao qual creio eu todo mundo ja sabe sobre a sua historia vitoriosa. Tambem em sua tenra idade ja havia politicamente conquistado tudo o que desejara, e aos 76 anos de idade estava juntamente com sua esposa Dona Nora, o Senador da Republica, Severo Gomes com esposa, e o piloto da aeronave, em um dos lugares mais lindos do mundo, um paraíso localizado na costa do Rio de Janeiro, Angra dos Reis,  muito chic mesmo quem não iria querer estar em um lugar deste, desfrutando de um descanso pra la de merecido, ainda mais que o tempo havia fechado, e estava caindo uma forte tempestade, mas contrariando todas as expectativas e indo contra todos os princípios da razão.
Dr Ulisses Guimarães trocou o paraíso
 de Angra dos Reis, pela turbulência da
 tempestade, em nome da politica.
O Dr Ulisses Guimarães resolveu atender um chamado "importantíssimo" de Brasilia, referente a uma reunião partidária, e mesmo depois da recusa do piloto em levantar voo, com um tempo péssimo, mais isso não foi suficiente para que o politico desistisse de sua idéia, e realizando então aquilo que nenhum ser humano sano,  ousaria fazer, sair de um paraíso natural como Angra dos Reis, para embarcar em um helicóptero e enfrentar uma violenta tempestade, ou seja trocar o verdadeiro paraíso conhecido, por um suposto encontro com o inferno, provocado pela tempestade. E o final foi o que todos ja sabem, a aeronave não suportou o encontro com a tempestade e caiu no mar, matando todos os passageiros e o piloto, sendo que o corpo de Ulisses Guimarães nunca foi encontrado.  Creio que no caso do politico Andre Franco Montoro e tambem esse do Dr Ulisses Guimarães, se encaixaram perfeitamente no item 3 (Estreiteza Mental), pois mesmo os dois terem sido inteligentíssimos em suas areas de trabalho e pessoal, mas em um breve espaço, deixaram um lapso de tempo que interferiu diretamente em seus raciocínios normais.
Ser fanático por alguem ou alguma
 coisa, não lhe da o direito de sair 
quebrando tudo e machucar pessoas!
Agora tem um detalhe fundamental sobre fanatismo que difere em muito sobre conduta, pois o que ocorre muito hoje com o esporte e astros da musica e do cinema. admirar algo ou alguém maciçamente, não pode nunca ser motivação para através disto se gerar má conduta, como tem ocorrido muito nas torcidas de futebol e outros esportes de massa. O mal comportamento causado por violência descontrolada, é descaratismo cronico. Em tudo deve-se haver um auto-controle automático, onde as disputas por mais aquecidas  e acirradas que se encontrem, também sejam saudáveis, sem nenhuma agressividade contra um semelhante, isso é o verdadeiro Fair Play. Quem passa do campo da admiração para o campo da agressividade, deve possuir alem do fanatismo, também alguma síndrome mental, e deve procurar tratamento antes que venha provocar traumas em si próprio ou em outrem. Quem ama não, ofende, não machuca, e principalmente não mata, agora finalizando, se voce se enquadra em qualquer um dos 8 itens citados acima, medite sobre isso, e procure um tratamento adequado para o seu caso,  mas eu ja adianto, para se curar disso primeiramente é necessário admitir  a si mesmo, o mal. 
Fonte Wikipedia.

Nenhum comentário: