Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SUICÍDIO FINANCEIRO!

Essa semana passada eu li uma reportagem muito interessante sobre um dos maiores empresários do pais e que ate bem pouco tempo era o homem mais rico do Brasil e tambem constava na lista  dos 10 homens mais ricos do mundo, de acordo com a revista Forbes. Mas que  em um breve espaço de tempo, deu uma recaída fantástica.   Com uma fortuna avaliada em 30 bilhões de dolares (quase 70 milhões de reais), e decaindo para bem pouco de 4, 8 bilhões de dolares atuais (um pouco mais de 8 bilhões de reais), demostrando mais uma vez que nada melhor do que um dia apos o outro, e solidificando um dito popular que diz: Quanto maior a altura... maior é o tombo. Eike Batista, que ate o ano de 2011 possuia toda essa  fortuna , e que bradava para todo mundo ouvir que ate o maximo no ano de 2015 seria o homem mais rico do mundo.
Considerado um rei Midas atual, onde
 colocava suas mãos, virava ouro.
Com certeza essa sua previsão se concretizaria se não houvessem os chamados "detalhes",  ou acidentes de percursos, ele como mega empresario no ramo de siderúrgicas, empresas petrolíferas, empresas de mineração, sempre foi considerado um gênio dos negócios, com uma incrível capacidade em levantar grandes rendimentos, saindo praticamente do zero, realizando investimentos onde haviam um capital de risco muito real, e mesmo pelo grandes riscos envolvidos, ele conseguia se superar, tirando dali grandes lucros, sendo muito deles atraves de suas empresas de mineração.
Eike Batista confiou demasiadamente
 em informações adicionais, e entrou
 de cabeça no mercado de ações.
Ele sempre conseguiu manter uma boa imagem sobre suas empresas, e através disto tambem começou a realizar investimentos no mercado financeiro, (alias ele sempre investiu no mercado financeiro de ações, porem em cotas controlaveis)  ao qual estavam tambem gerando um lucro liquido imediato e solido, ao qual fez com que o empresario confiasse nesse setor muito mais investimentos, acreditando  que o seu lucro seria ainda muito maior do que ja conseguido. Seus investimentos no mercado de ações sempre foram muito controlados e dirigidos, mas acreditando ele, em sua imensa capacidade em "fabricar ouro", e mesmo conhecendo o mercado de ações, e sobre o seu funcionamento, conhecido como um mercado flutuante e imprevisível   onde  algumas ações podem estar em alta em um breve momento, e gerar lucro e tambem em um curto espaço de tempo, decaírem pelas tabelas e causarem um imenso prejuízo do dia para a noite.
Bilhões e mais bilhões são negociados 
diariamente nas bolsas de valores, 
onde uma aplicação equivocada, 
poem tudo a perder.
O mercado de ações realmente é um investimento muito tentador, se voce analisar friamente toda sua funcionalidade sem avaliar os riscos, você entra de cabeça mesmo. Imagine voce investindo 10 mil reais em uma cota de ações de manhã e no final do dia voce ter um lucro real de 50% ou seja, R$  4. 500,00 (quatro mil e quinhentos reais), ja descontado o imposto de renda, e alem disso se voce no caso tivesse uma empresa em funcionamento para gerar esse mesmo lucro levaria no minimo uma semana  para chegar nesse valor, agora imagine voce multiplicar esse mesmo investimento lucrativo pelos diversos bilhões de dolares do empresario Eike Batista. Agora tambem existem os riscos de baixas nas cotas de ações, que poderiam ao inves do lucro instantâneo, criar uma expectativa inversa.
Toda negociação segura é realizada 
por etapas, fora disso é suicídio financeiro!

Seria uma mina de ouro a curto prazo, sem despesas adicionais e com um lucro muito acima de qualquer outro investimento conhecido na Terra,  logicamente se não houvessem os detalhes da vida, com esse pensamento em se tornar o homem mais rico do mundo, o empresario então fechou os olhos e entrou de cabeça no mercado de ações, e investiu grande parte de sua fortuna neste,  acreditando com isso conseguir um mega-lucro em um espaço muito curto e então se tornar o homem mais rico do mundo (seu grande sonho),  mas nem tudo é lindo e maravilhoso como parece, e o mercado flutuante fez o resto. Os investimentos em suas ações tiveram então uma queda oscilante, mas ele ainda acreditava numa alta, para então recuperar o prejuizo, continuou investindo, aguardando uma reviravolta no mercado, ao qual não aconteceu, e para não perder tudo ele foi obrigado a "abortar" e assumir um prejuizo real de 27 bilhões, ou seja quase toda sua fortuna. 
No mercado financeiro, deve-se sempre
 possuir uma garantia segura, pois a queda
 pode ser muito alta literalmente falando.
Eike Batista subestimou os riscos reais do
 mercado de ações e pagou muito caro por isso.
Ele acabou perdendo quase toda a sua fortuna, ou seja perdeu nesse negocio 27 bilhões de dolares, quase indo a falencia total, mas não para por ai, pois os investimentos nas ações perdidas, na verdade eram patrimonio ativo de suas grandes empresas, ao qual, ficaram todas a deriva, num tipico efeito domino, e as mesmas não tinham mais como manterem suas produções e com isso tambem causou milhares de funcionarios desempregados. Ou seja o empresario Eike Batista realmente encontra-se em uma situação muito delicada financeiramente, pois para quem tinha grandes asas e voava independente e sozinho no espaço, agora para sair dessa situação dramática  teve que realizar aquilo que algumas pessoas fazem, e que ficam por muito tempo escravas financeiramente, ou seja, pegarem dinheiro emprestado de bancos para pagar dividas. Logicamente, um empréstimo pessoal de uma pessoa comum, mesmo com as imensas taxas de juros bancários, com muita paciência e equilíbrio  consegue-se sair dela, mas agora imagine voce emprestando 11,5 bilhões de um banco!
O mega empresario corre o serio risco 
de quebrar de vez e o B.N.D.S., tambem
 corre o serio risco de não receber 
os valores emprestados a ele.
Foi o que o empresario Eike Batista emprestou do B.N.D.S., para tentar suprir suas dividas. Todo mundo sabe que voce emprestar dinheiro para se pagar uma divida sempre foi um péssimo negocio, (a não ser que esse empréstimo cubra todo o valor devido, onde voce quitaria todos os seus débitos e ficaria pagando apenas o empréstimo bancário, senão a casa literalmente cai) seria melhor se negociar e parcelar os pagamentos em suaves prestações, agora emprestar, cria-se outro onus, e alem das dividas contraídas, tambem agora criaria-se mais um debito "ajustavel" ao seu orçamento normal, eu creio que o empresario Eike Batista foi derrubado pela sua propria ambição e ganancia,  em querer ser o homem mais rico do mundo, e essa sua ambição, o deixou cego e muito auto-confiante nisso, fazendo com que ele desprezasse todos os riscos iminentes existentes no mercado financeiro, em curtas palavras, "ele apesar de possuir pernas muito longas, deu um passo muito maior do que essas pernas".

Nenhum comentário: