Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

RECAL POLITICO.


Imagine-se hoje um trabalhador em uma conceituada empresa, onde teoricamente teria que (como em todas as demais empresas), obedecer uma infinidade de regras e normas, e tambem onde estaria subordinado ao seu chefe superior imediato. E sendo assim então  atraves do seu bom desempenho, condições melhores de trabalho, proporcionalmente com um acrescimo em seus rendimentos, essa é uma regra que designa todos os profissionais que trabalham em nosso pais, ou seja quase todos.
E agora o que ocorreria se esse empregado não estivesse produzindo com o seu trabalho, e estivesse em desacordo com a empresa, e os parâmetros da mesma não estivessem sendo realizados, ora ora, não é preciso ser nenhum genio para saber que em uma situação dessas.
Esse poder politico é contra os
 designios demoraticos do pais.
 a empresa não teria nenhuma condição tecnica ou financeira para manter um empregado que não conseguisse manter um direcionamento da empresa, e com isso, criando obstáculos para o crescimento da mesma, e tambem freando todo o seu real desempenho diante de seus clientes. Logicamente a empresa que possuísse um empregado nessas condições, só teria uma saida...demiti-lo.Agora imagine, um empregado que trabalha o dia que quer, não produz em acordo com os desígnios da empresa,  é julgado pela sua propria classe (quando comete algum erro ou crime) e que ainda por cima aumenta o proprio salario!Por incrivel que isso possa parecer, essa classe de "trabalhadores" existe em nosso pais. São os politicos. Os privilegiados Congressistas,  deputados estaduais, e vereadores, estão nesse grupo distinto. 
O trabalho politico deveria ser voluntario,
 contando apenas com uma ajuda de custo.
Agora eu pergunto como pode um empregado possuir mais poder de decisão do que o seu patrão? Sim porque os politicos nada mais são do que empregados do povo. Onde o povo é o patrão. Eles são funcionarios que conseguiram um mandato de trabalho atraves de decisão democrática eleitoral de toda população, para atraves disto realizarem o seu trabalho com obras sociais necessarias.Mas agora porque esses mesmos empregados do povo, decidem sobre tudo isso, ao inves disso ser realizado pelo patrão (que no caso é o povo)? Não pode um pais com uma historia democratica, que apregoa direitos iguais aos cidadãos, um pequeno grupo isolado, com excesso de poderes adquiridos. E que ainda por cima, ou seja so pode sair atraves de decisões de comissões de investigação criadas por eles mesmos, e que quase sempre acabam por absolve-los das acusações.Agora veja como funciona isso em paises mais desenvolvidos do que o nosso, e nosso. Nos Estados Unidos da América (EUA), existe o “recall na política”, onde, comprovada a inépcia (incapacidade, inabilidade) no exercício do cargo é possível que eleitores revoguem - através do voto  o mandato político representativo. 
O presidente do S.T.J., Joaquim Barbosa se diz favoravel a existencia de um recal politico, para que se moralise, e se  acabe com a corrupção e omissão politica!
Não confunde-se o recall com referendo, neste, o eleitor é obrigado a votar diretamente em tema específico, a exemplo, do referendo sobre desarmamento ocorrido em outubro/2005. O recall funciona como uma espécie de avaliação do “mandato político” podendo ocorrer depois dos dois primeiros anos da legislatura. Não é uma nova eleição, o recall, resume-se, na aprovação ou reprovação do atual mandato político que, reprovado, deverá ser reconstituído sem delongas judiciais, não comprometendo o funcionamento da administração pública e a continuidade do mandato representativo. No caso de ser inserido no ordenamento jurídico eleitoral brasileiro o recall poderá dar ao eleitor a oportunidade de dizer “não”, mais cedo, aos políticos que desviarem-se da plataforma apresentada durante campanha eleitoral. 
Ninguem deve receber salarios por aquilo que não faz, e empregado que não trabalha...tem que ser demitido!
Movimentos que lutam pela inclusão deste mecanismo no sistema político brasileiro, afirmam efusivamente que, o recall é um promissor instrumento contra os maus políticos e a favor da democracia participativa. Através do recall podemos fortalecer o controle social dos mandatos e cassar o político que não vêm cumprindo com suas obrigações antes que estes cheguem ao final do mandato. Com a inclusão do recall na legislação eleitoral os políticos são forçados a pensar “duas vezes”  exigir que pense “mil vezes” seria querer de mais  antes de cometer improbidade administrativa. Duvido que a maioria destes chegue ao final do mandato caso o recall passe a vigorar no Brasil!
Fonte Wenderson Maioni.

Nenhum comentário: