Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

"ELITE DO CRIME"

O ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, estima que o julgamento do mensalão vá demorar ainda de um a dois anos para ser concluído. Só então serão executadas as penas. Até lá, os réus devem permanecer em liberdade, inclusive os quatro deputados que hoje exercem mandato. Em entrevista ao Poder e Politica, programa da Folha e do UOL, Toffoli calcula que o julgamento dos chamados embargos de declaração (recursos que contestam possíveis inconsistências na sentença) deve começar no segundo semestre e se estender até a metade do ano que vem. Depois será a vez dos embargos infringentes, caso seja admitida a sua análise (há quem defenda que eles são inconstitucionais). Esse tipo de recurso, que pede um novo julgamento, ocorre no caso de réus que tiveram pelo menos quatro votos a seu favor, dos onze possíveis.
O Ministro Joaquim Barbosa e os
 demais membros do S.T.F., fizeram
 muito bem feito a sua parte.
Essa situação criminosa do mensalão 
do P.T., foi tão escandalosa que não
 tinha como não percebe-la.
Ex-advogado do PT e ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil um dos condenados no mensalão, Toffoli nega ter recebido pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o indicou ao Supremo em 2009. Sobre se sentir impedido pela ligação anterior com o PT, ele afirma que fez uma análise solitária e concluiu que poderia e deveria participar do julgamento.Toffoli condenou o petista José Genoino e disse que teria sido cômodo se declarar suspeito. "Mas eu estava ali diante do destino: que juiz eu queria ser a partir dali? Optei por enfrentar"."Não há provas contra José Dirceu", declarou, repetindo o argumento que usou para absolver o ex-chefe.O STF concluiu em dezembro o julgamento do mensalão condenando 25 dos réus. A fase atual é de análise da primeira leva de recursos.
O Procurador Geral da Republica Roberto 
Gurgel, detalhou minunciosamente todo esse
 esquema criminoso e os seus participantes.
No ano que vem, Toffoli comandará o processo eleitoral ao assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Ele diz enxergar vários defeitos na atual legislação. E afirma que o STF errou em 2006 ao declarar inconstitucional a lei que reduzia o acesso de partidos com fraco desempenho nas urnas ao dinheiro público e à propaganda eleitoral. Como o STF mudou sua composição, acha que a mesma regra pode voltar como lei e talvez ser considerada legal.O ministro do STF também afirma que a presidente Dilma Rousseff é centralizadora e "tem mais certezas do que dúvidas", em contraste com o estilo de Lula. Segundo Toffoli, Lula "tinha mais dúvidas" e "ouvia mais".
Existem situações tão evidentes e 
escandalosas que não tem como não ver.
Brasilia seria ainda muito mais maravilhosa
 se não fosse pelos pequenos "detalhes".
Não se pode negar o brilhante desempenho do S.T.F., nesse julgamento, e que se dependesse apenas de si, esses criminosos do colarinho branco ja estariam onde deveriam estar, dentro de uma cela de prisão cumprindo suas penas, mas como nesse pais maravilhoso chamado Brasil, (que seria ainda muito mais maravilhoso, se não houvesse tanta corrupção, descaso e impunidade em todos os setores publicos e  sociais), e tambem não se pode negar a intenção tendenciosa em retardar esse processo, para se tentar com isso, um atenuante favorável aos condenados, agora entende-se o porque dos politicos, não demostrarem nenhum interesse em se realizar uma reforma judiciaria no pais, pois a "elite do crime", com essa reforma tudo poderia ser resolvido, com sentenças mais pesadas para criminosos e a população poderia sentir um pouco mais de paz e tranquilidade, mas por um outro lado, seria bastante perigoso, se possuir uma justiça ative e efetiva, e ser julgado e punido por ela.
Fonte Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: