Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

OFICINA DO DIABO!

As vezes eu fico observando as atitudes de alguns políticos e fico em um verdadeiro lapso de entendimento,  todo mundo sabe como esta a situação carceraria do nosso pais, onde não é segredo para ninguém que vive-se um verdadeiro caós nesse setor, e aqueles políticos que seriam os nossos representantes encarregados de mudarem essa situação caótica  passam se anos e anos e eles não realizam as obras que seriam necessárias. Diriam até aquelas pessoas leigas no assunto que nada de melhora foi realizado porque não existe caixa suficiente, alias não tinha-mos dinheiro para as tais obras!
Segundo o Ministro, as cadeias são
 mecanismos de retaliação humana, então
 porque não se mudar essa historia?
Mas o pior de tudo isso que o dinheiro para essas tais obras existe, e não é pouco, são montanhas de dinheiro dos impostos das arrecadações das loterias, que são encaminhados para o fundo penitenciário nacional,  designado diretamente ao Ministério da Justiça,  e a desculpa para a não realização das obras, seria que apesar da imensa arrecadação obtida desse fundo, as despesas carcerarias são muito custosas, com altíssimos valores dispendiosos das manutenções penitenciarias,  se tornando assim um imenso elefante branco.
Uma posse ao qual sua manutenção 
periódica, torna-se desproporcional 
 a sua utilidade ou ao seu valor real.
Bom ja que a situação é essa onde existem as verbas milionárias, mas que mesmo assim não são suficientes para a sanalização desse problema secular, então porque não se criar e investir em um sistema carcerário mais compatível com a nossa realidade econômica, e com a arrecadação dirigida a ele, ou seja um sistema carcerário mais barato para os cofres públicos,  e fácil de-se administrar,  pois comprovadamente este modelo prisional brasileiro esta aquém do modelo ideal para uma reestruturação social e os seus custos e despesas não acompanham o ritmo dos investimentos utilizados para essa area especifica.
Laborterapia, mesmo nos E.U.A, é muito 
complicado porque a maioria dos presos 
são vagabundos naturais, e não gostam
 de trabalhar, por isso estão presos, 
quando cometeram crimes.
Em países mais evoluídos do que o nosso, existem modelos prisionais revolucionários onde as unidades  são transformadas em verdadeiras industrias produtivas, e os detentos que cumprem suas penas, se tornam empregados dessas mesmas empresas, logicamente com uma legislação criminal e trabalhista legitimamente outorgadas para acompanharem todo esse procedimento, para que não hajam teses teóricas de ilícitos funcionais. Agora mesmo com um regime carcerário dessa dimensão, a realização de milagre somente cabe a Deus, pois muitos desses elementos são vagabundos por natureza, e também outros são de altíssima periculosidade, e força-los ao trabalho poderá recair em tortura, que é um crime inafiançável, então devera se utilizar de uma reciclagem muito rigorosa.
Pelo menos no Brasil quem esta com 
a imensa bola de ferro nos pés é o governo.
Outro detalhe seria a condução desses elementos ao trabalho, como eles não poderiam ser obrigados a trabalhar, então eles deveriam ser "convencidos convenientemente a isso", para que o seu trabalho pagasse pelas suas imensas despesas, ou seja, ao invés do governo bancar essas imensas despesas mensais com esses elementos, eles mesmos pagariam com os seus trabalhos, e os seus pagamentos seriam calculados pelos crimes que eles cometeram, por exemplo, um elemento roubou um veiculo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), o governo pagaria esse valor ao dono do veiculo, e o preso teria a obrigatoriedade de ressarcir esse valor ao estado com o seu trabalho, que seria parcelado em tantas vezes fosse necessário em conjunto com a sua condenação.
Laborterapia ate que existe, mas ainda
 continua uma quantidade desprezível.
Mas agora no caso de homicídio, seria impossivel de-se calcular o valor de uma vida humana, e deduzi-la em trabalho,  (pois estaria-se banalizando-a ao material, e uma vida humana, não pode ser comparada com nada existente no mundo), que na verdade não tem preço ou dinheiro que possa pagar, então nesse caso o criminoso, não teria a possibilidade em participar de nada, a não ser cumprir sua pena que nesse caso pelo grande prejuízo que provocou ao tirar uma vida humana preciosa de um semelhante, e também pelos seus requintes de maldade e perversidade,  teria que cumprir sua pena pelo resto de sua vida (prisão perpetua), para que refletisse sobre o seu ato e não pudesse mais oferecer nenhum tipo de risco as demais pessoas. Soluções existem para se resolver esse terrível problema do sistema carcerário, mas faz-se necessário interesse em fazer.
Resta saber se o P.T. não conseguiu achar 
ainda as soluções para resolver o grave
problema do sistema penitenciário 
ou não quer resolve-lo?
 
Só relembrando o que o Exmo Sr Ministro da Justiça,  Jose Eduardo Cardozo disse algum tempo atras com suas próprias palavras: “Nós temos um sistema prisional medieval, que não é só violador de direitos humanos. Ele não possibilita aquilo que é mais importante em uma sanção penal, que é a reinserção social. Eu vou lhes falar, do fundo meu coração: se fosse para cumprir muitos anos em algumas prisões nossas, eu preferia morrer. É minha opinião pessoal”. Interessante ver uma informação dessas, onde ele só se-esqueceu de dizer uma coisa, o quanto esse mesmo sistema carcerário  é custoso e dispendioso ao Estado de Direito. E depois descobrir-se que o partido do governo, que é o mesmo partido do nobre Ministro (P.T., Partido dos Trabalhadores), ja esta ha quase uma década no poder, na estancia federal e ate agora não ofereceu nenhuma solução plausível para toda essa situação caótica de todo sistema penitenciário brasileiro,  dizendo tudo isso ele caiu em contradição e acabou atirando no seu próprio pé. 
Alguns elementos são bestas-feras modernas, regrediram no tempo, com uma maldade seguida de crueldade só comparáveis aos piores animais predadores, prontos para aniquilarem suas vitimas.
Ou sera que o governo federal ingenuamente acredita que todo sentenciado é recuperável? Existem elementos que são maus por natureza,  relembrando o caso da doutora Cinthya dentista que foi barbaramente executada em São Paulo, por um elemento da pior especie conhecida, que sem nenhuma piedade ou remorso, jogou álcool nela e ateou fogo na moça indefesa no sofá, esse tipo de elemento, infelizmente não tem recuperação, pelo seu extremo impeto de maldade,  requinte de perversidade e crueldade e total desprezo pela vida humana, e re-colocalo na rua por piedade ou por brecha na lei ultrapassada, lhe dará  todos os mecanismos necessários para que ele reproduza o seu crime novamente, contra pessoas indefesas, (ou seja uma covardia sem limites contra o cidadão de bem), e veem de uma criação totalmente fora dos padrões convencionais, e aprenderam tudo errado com seus pais e familiares,  e não querem fazer nada certo, para esses elementos não resta outra coisa a não ser ficarem em uma cadeia por um longo tempo se possível pelo resto de suas vidas errantes. Quer saber de uma coisa, não existe nenhum interesse politico  em mudar essa situação, é muito mais facil e barato, se empurrar com a barriga a vida inteira, do que se arrumar tudo.

Nenhum comentário: