Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

INIMIGO INVISÍVEL.

ANSIEDADE

A ansiedade é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia,  intranquilidade, desassossego, ansiedade, medo, etc. que provoca um mal estar e uma tensão constante.A pessoa está sempre numa tensão constante e com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir. Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal estar que ela não consegue definir nem controlar.
Este estado de espírito altera negativamente a vida da  pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas das vezes por prejudicar a sua vida e os seus relacionamentos.Mudança de emprego, de casa, casamento, etc. ou qualquer situação que implique mudança podem criar um estado de grande ansiedade e agitação na pessoa que sofre de ansiedade.
Existe a necessidade em descarregar 
toda a carga negativa em alguma
 coisa, para se sentir melhor.
Sintomas
Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.
Normalmente as pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão.Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes têm dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autônomo. Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes.

Tratamentos

Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa. No entanto há que fazer um outro gênero de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que como se sabe é herdada e criada ao longo da vida.
Perdas de pessoas queridas podem muitas das vezes agravar este estado tal como outras situações estressantes vividas ao longo da vida.A ansiedade é muitas das vezes herdada da família e há que fazer um trabalho familiar e um trabalho que faça um outro tipo de abordagem daquele que normalmente se faz. Há que mudar a maneira de ver e de sentir da pessoa e para isso tem  de se levar a pessoa a ver e a resolver situações que a afectam a nível inconsciente e sem ela se dar conta.Há que ir ás causas e resolvê-las e isso hoje pode-se fazer de uma forma muito mais rápida quando se sabe o que procurar e como conduzir a pessoa a libertar aquilo que a afecta.
Isto por si só não chega e muitas das vezes há que fazer uma desmemorização das tensões e emoções que foram sendo acumuladas ao longo da vida no corpo e nos tecidos e que agravam todo o estado de ansiedade.Em muitos casos também é frequente existirem situações físicas no corpo que estão na base da ansiedade e que precisam de ser corrigidas e eliminadas para que a ansiedade se consiga vencer e ultrapassar.No fundo, há que perceber quais as causas por detrás da ansiedade e saber como corrigi-las para que a pessoa passe a viver a sua vida da maneira que ela merece ser vivida.
O eletrochoque e a EMTr partem do mesmo princípio: estimulação de tecidos do sistema nervoso dentro do cérebro.
José Carlos Santiago +(351) 93.459.1780 (Rede TMN)
Por mais complexa que seja uma situação,
 sempre haverão as saídas e as resoluções.
Notas:
1) Eu não sou médico nem psicólogo. Para diagnósticos ou avaliações em problemas de saúde, queira consultar o seu médico ou profissional de saúde. Recomendo a consulta de médicos ou de profissionais competentes e certificados.
2) São precisas várias sessões para se resolverem problemas que levaram anos a formar-se. Qualquer problema é o resultado da soma de muitos problemas acumulados ao longo dos anos. Querer resolver tudo numa sessão é algo irrealista.
As formações, os conhecimentos e as experiências adquiridos ao longo dos anos e ao longo de toda uma vida permitiram-me entender não apenas os problemas, mas as muitas situações que se encontram por detrás dos problemas que se manifestam no nosso dia a dia, sejam eles físicos, emocionais, mentais ou outros.
Eu aplico os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e não apenas terapias.
Ansiedade em Crianças.
Segundo alguns autores e estudiosos, os problemas de saúde mental na infância e adolescência afetam cerca de 20% das crianças em todo o mundo.O impacto desses estudos causa preocupação aos governantes mas sabe-se que, a nível mundial, as políticas voltadas para essa fase da vida são escassas. A Organização das Nações Unidas constatou em 191 países, que em nenhum deles havia uma política específica para crianças e adolescentes relativa à saúde mental.“A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc”.
Superestimar os problemas e as
 situações de dificuldades, só trazem mal.

Alguns estudos mostram que crianças com transtornos de ansiedade têm mais dificuldade para fazer amizades, do que aquelas que não tem este tipo de problema.Fatores biológicos e familiares estão entre as origens da ansiedade. Os conflitos conjugais, a forma como o pai ou a mãe se relacionam como cônjuge, o relacionamento entre irmãos, as estratégias educativas dos pais, as crenças dos pais sobre os filhos são outros aspectos que podem estar associados aos transtornos de ansiedade na infância.

Á ansiedade pode causar obesidade por induzir á pessoa á se alimentar por compulsão, sem nenhuma regra, em qualquer horário, descontroladamente.

Confira 10 dicas para diminuir 
a ansiedade nesse período:

1) Em vez de se culpar pelo que não realizou no ano que está terminando, estabeleça metas a curto e longo prazo para a nova etapa da sua vida.
"Escreva tudo o que quer conquistar e os recursos que precisará movimentar para fazer acontecer aquilo que deseja. Faça um planejamento para o ano que vem, com calma. Essa pode ser uma excelente estratégia para baixar a ansiedade", disse a psicóloga.
2)  Programe as compras de fim de ano com o máximo de antecedência possível. Quanto mais perto do Natal, mais tempo perderá no trânsito ou mesmo no interior das lojas, pois o movimento vai aumentando gradualmente.
3) Pense no que vai comprar para cada pessoa antes de sair de casa. Assim, você vai direto às lojas que vendem os artigos de que precisa. 
4) Outra dica é fazer listas, para não correr o risco de esquecer ninguém e ter de enfrentar nova maratona no shopping ou nas lojas de rua.
5) Adote práticas de relaxamento, como a meditação e a ioga. Uma simples respiração profunda, feita de modo bastante lento, pode ajudar a controlar a ansiedade num momento de forte tensão.
6) Não adote as exigências externas como um padrão. "Vivemos num mundo em que as possibilidades de escolha são muitas, assim como as exigências. Porém, é preciso reavaliar, ter em conta o que nós esperamos de nós mesmos e não apenas as cobranças dos outros em relação ao nosso desempenho", afirmou Castro.
Também é importante respeitar seus limites. Se a família anda cobrando mais atenção do que você pode dar, por exemplo, tenha uma conversa sincera com eles e exponha suas condições, sem culpa nem vergonha. 
Negociar prazos no trabalho também é uma medida inteligente para evitar a sobrecarga geradora de ansiedade. Permita-se ser mais flexível com as demandas que vêm de fora, aceitando que jamais conseguirá dar conta de tudo, ao mesmo tempo. 
7) Reavalie os problemas e obstáculos antes de se desesperar por causa deles. "Na maioria das vezes, a pessoa ansiosa vê as dificuldades de um tamanho maior do que elas realmente são. Então, a saída é tentar raciocinar de forma realista, evitando aquele péssimo hábito de sofrer por antecedência", disse a psicóloga.
8) Aprenda a lidar com as frustrações. Na prática, é o mesmo que transformar o que precisa ser modificado e simplesmente aceitar o que não pode ser mudado. "É necessário avaliar bem as situações que a vida nos apresenta. Em alguns momentos, não vale a pena lutar e sofrer por algo que foge à nossa responsabilidade ou às nossas capacidades. Nesse caso, o melhor a fazer é tentar se adaptar à realidade como ela é, para evitar o aparecimento de uma ansiedade completamente desnecessária", afirmou a especialista.
9) Concentre-se no presente. Estabeleça prioridades e dedique-se a uma atividade de cada vez.
10) Faça o possível para dormir bem, se alimentar de maneira equilibrada e manter uma rotina de exercícios. Tudo isso vai garantir energia extra para as inúmeras atividades de que precisará dar conta neste período turbulento. 

Á ansiedade pode se transformar em um 
mal ainda maior que é á depressão, um 
corpo bonito, mas que não se auto valoriza
depressao
Que por conseqüência, poderá trazer com isso, 
um outro mal também destrutivo, que é 
o tabagismo crônico e as drogas.
Conseqüentemente poderá leva-lo
 também á outro mal muito terrível, 
 que é ser escravizado pela bebida 
se tornando um alcoólatra inveterado 
Nessa constante bola de neve sinistra, 
para se ter um período de paz de espírito, 
unem-se erradamente todos os vícios, como
 num coquetel do mal, que até causa 
uma falsa sensação de bem estar momentânea, 
mas quando o efeito dessas substancias 
termina, tudo retornara como uma bomba. 
Situação sabiamente profetizada pelo 
Salmo 42, vesiculo, 07, da Biblia Sagrada
Um abismo chama outro abismo, ao
ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas 
e as tuas vagas têm passado sobre mim.
fumante social
Conheça os transtornos de ansiedade
 mais comuns Ansiedade generalizada.

O quadro é marcado por um estado de preocupação constante, que persiste por mais de seis meses, sem motivos que justifiquem tanta aflição. Quem sofre de ansiedade generalizada tende a transformar pequenos problemas em obstáculos intransponíveis.
Fobia
Nesse caso, o ansioso desenvolve um medo irracional em torno de uma situação ou objeto específico. Também pode provocar sintomas físicos, como taquicardia, náuseas e vertigens. Algumas das fobias mais comuns são a agorafobia (desconforto por estar em lugares abertos, com muita gente) e a fobia social (preocupação excessiva com a avaliação do outro).
Síndrome ou transtorno do pânico
A pessoa que sofre com esse problema apresenta ataques esporádicos e inesperados, que começam com uma crise de ansiedade. Os sintomas típicos são sudorese, taquicardia e falta de ar. 
Como lidar com a ansiedade
Como lidar com a ansiedade
Como lidar com a ansiedade
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
A característica mais marcante do portador desse transtorno é a adoção de hábitos ou rituais repetitivos, que ajudam a aliviar a sensação de ansiedade.
Um dos melhores remédios ainda para isso
 tudo, é um belo sorriso inocente, 
cultivado e generosamente doado 
por uma criança angelical.

E uma bela imagem que sem nenhuma palavra, nos mostra e ensina que á vida
 é um dom maravilhoso, e que devemos vive-la com muita intensidade,ás dificuldades sempre virão, mas nós sempre á venceremos, como legítimos vencedores, porque nós somos,á pura e nobre essência... dessa vida. 
Paisagem 1
A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a Memória, o Raciocínio, a Criatividade, a Vontade, o Amor e o Sexo, e também a parte Física. Enfim, tudo parece ser “Difícil, Problemático e Cansativo” para o deprimido.
A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida. De pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que frequentem grupos de palestrantes,  ou pratiquem “Atividades Físicas ou Exóticas”.
A paz de espirito ainda é o melhor
 antidoto contra esse mal milenar.
Evidentemente, como enfatizamos, quando nos referimos ao tratamento dos deprimidos não estamos nos restringindo exclusivamente ao tratamento medicamentoso. 


Há a necessidade de muito mais do que isso e principalmente, da presença rotineira, pelo menos no início do tratamento, de um profissional competente, dedicado e sério, para que aos poucos a pessoa recupere seu estado desejado e que a torne disposta para novas atividades e volta a encontrar sentido na vida, como se considera ser o ideal.
Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: