Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE.

A ‘lei de talião’ era a lei que imperava no Velho Testamento, do olho por olho’, do ‘dente por dente’, da ‘mão por mão’, do ‘ por ’, recomendada por Jeová ao seu povoem relação aos ‘inimigos’. Ou seja, se um do povo perdesse um dedo, significava que eles iriam cobrar do inimigo, cortando-lhe o dedo, se perdesse um olho, fariam o mesmo ao inimigo, e assim por diante.
Com os Dez Mandamentos Sagrados, 
á lei de talião ficou em segundo plano.
 Chegando Josué, como líder rumo à terra prometida, a comandar verdadeiros extermínios de adversários, sem  apiedar-se de crianças, mulheres e idosos. Essa famigerada lei está registrada em lugares diferentescomo Êxodo Capitulo 21 Versículo 24, Levítico Capitulo 24 Versículo 20, Deuteronômio Capitulo, Versículo 21 e outros versículos da santa  Palavra de Deus.
Parece que o ato da vingança esta encalacrado dentro do ser humano, principalmente quando ele é atacado no seu bem mais precioso.
Por outro lado, convém não nos esquecer-mos também,  que Jesus condenou essa prática de maneira enfática em várias oportunidades. Veja, como exemplo, o texto abaixo.‘Vocês ouviram que foi dito aos antigos: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, digo: não resistam ao perverso, mas a qualquer que o ferir na face direita, volte-lhe também a outra. E ao que quer demandar com você e tirar-lhe a túnica, deixe-lhe também a capa. Se alguém o obrigar a andar uma milha, vá com ele duas.’ (Mateus Capitulo 5, Versículos 21-41).
Nas mortes do primogênitos egipicios, houve incredulidade por parte do Faraó.
De acordo com o relato bíblico, especialmente dos Livros  Sagrados  mencionados, Jeová deu, através de Moisés, as tábuas da Lei com os dez mandamentos e, posteriormente, uma verdadeira legislação para o povo. É  que é mencionada várias vezes a ‘Lei de talião’.Pesquisando sobre o assunto, descobri que ela  tinha sido usada por outro povobem antes da época em que Jeová deu a lei ao povo que caminhava pelo deserto.
Á vingança pode estar escondida 
atras de uma mascara sensível e atraente.
Veja as datas a seguir: Moisés viveu entre o 14° e o 13° seculo antes de Cristo a Ahmose, faraó do Egito da época em que José, do povo hebreu, estava em evidência naquele país, viveu entre de 1570 a 1546 a.C. Porsua vez, Hamurabi foi rei da Babilônia de 1728 a 1686 a.C.  bem antesportantoEste imperador ficou conhecido como grande   guerreiropolítico e legisladorSuas disposições sobre a prática médica”, por exemploassimdeterminavam quanto às punições dos ‘cirurgiões’: “se o médico, tratando o escravo de um plebeu com uma faca e por um severo ferimento lhe causar a morte, deverá pagar escravo por escravo”, ouquando o paciente não era umescravo“se um homem destrói os olhos de outroseu olho deve ser destruído”.
So á justiça comum não serve, algo precisa ser feito imediatamente, para sanar o ego de vingança.
Daí a expressão ‘olho por olhodente por dentemão por mão por ’. há uma diferença entre a aplicação dessa ‘lei’ pelos hebreus e pelos súditos de Hamurabi. No caso destes últimosela se revela como testemunho da preocupação daquele imperador pela vida e bem-estar de seu povo, garantindo a todo homem igual direito à justiça; e, no caso dos judeusera utilizada como prática de guerra.Provavelmente foi aos babilônios que Jesus se referiu quando mencionou o ‘olho por olhodente por dente’ no sermão do monte.
Como seria bom descobrir o inimigo a tempo.
Você já deve ter percebido pela mídia que os judeus, como bons observadores das leis do Velho Testamento, continuam aplicando essa abominável lei em relação ao povo palestino. Por exemplo, alguns palestinos mais exaltados pegam algumas pedras ou coquetéis molotov e atiram contra os judeus, eles imediatamente acionam a ‘lei de talião’ e mandam seus tanques de guerra, que mais parecem dinossauros, contra os infelizes que, é óbvio, têm que fugir ou morrer (e eles preferem morrer).É fácil concluir que essa prática nunca poderá levar a uma paz no Oriente Médio, pelo contrário, incita a violência e a destruição.
Essa filosofia sempre foi aplicada por isso esses povos sempre conviveram em guerras.
Poderíamos até argumentar que na marcha do povo hebreu, sob o comando de Josué, fosse necessário ir dizimando e aniquilando todos que tentassem obstruir ou dificultar a sua caminhada em direção à terra prometida. Mas era como a própria Bíblia diz ‘homem contra homem, espada contra espada’, numa luta aparentemente equilibrada.Hoje, há uma ‘pequena’ diferença: são tanques contra homens, metralhadoras contra pedras, helicópteros contra fundas, num desequilíbrio assustador.
Um estuprador que violentava mulheres e crianças indefesas teve um fim trágico nas mãos dos familiares de suas vitimas.
Agora quem pensar que esse procedimento abominável de vingança ao semelhante, sem dar-lhe á oportunidade universal da defesa, constituindo com isso numa insana vingança desproporcional com ás próprias mãos, é coisa do passado e dos povos orientais, asiáticos e africanos, (que á utilizam ainda nos dias de hoje para sanar os seus ímpetos violentos, e como desculpa para tal, citam desta lei),  engana-se redondamente, pois essa particularidade ocorre diariamente nos grandes centros, logicamente sem nenhum aval de nenhum governo, em uma pura e instintiva reação humana bestial a um ataque ou á uma ameaça vinda de um outro ser que venha tentar contra sua integridade ou dos seus entes. Teoricamente essa lei teria seu fundamento básico na destruição dos seus inimigos, mas como verdadeiramente saber quem é o seu inimigo?
Á ultima ceia exemplo clássico da 
existência do inimigo oculto.
Pois as vezes ele esta bem próximo, senta na mesma mesa, se alimenta do mesmo pão e se mostra muito atencioso e cortez, como o foi Judas Escariotes com Jesus Cristo, e ele muitas vezes ele usa  á palavra de sabedoria e á usa em seu favorecimento, para encantar suas vitimas, e torna-la submissível e confiante, quando então ele mostra suas garras e suas verdadeiras intenções criminosas.

Nenhum comentário: