Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2021

AUTOSUFICIENCIA.

Em um mundo cada vez mais moderno e escravo do materialismo abusivo e escancarado, como ser uma pessoa diferenciada, entre um mundo de variedades e diversidades, toda virtude moral, convida-nos para um passo definitivo em busca da liberdade auto-afirmativa, e como ser autosuficiente em um mundo hiper carregado de   parafernálias domesticas, e de uma tecnologia de ponta na palma das mãos, em um conjunto de peculiaridades usuais, temos uma propensão de evitar-mos o equilíbrio  entre o necessário e o supérfluo.
O verdadeiro paraíso esta em um coração batendo feliz.
O naturalismo em si convida-nos a dar-mos um passo para trás  e reviver-mos novamente aquele mundo extremamente natural, sem nenhum tipo de abuso contra nossa vã-filosofia, mas agora quem se atreveria a dar um passo para trás e voltar ao passado para e simplesmente  ter-mos uma vida mais comoda e simples, sem o artificialismo produtivo e social, seria o mesmo que estivéssemos em uma ilha deserta, munidos apenas de água e alimentos naturais, sem nenhum tipo de modernidade, quem se imaginaria hoje sem o seu inseparável aparelho de celular ou da internet?
Platão estava coberto de razão ao 
afirmar nos vivemos em uma prisão.
Digamos que se voltasse-mos no passado na época dos nossos ancestrais que viviam em cavernas e corriam atras de seu alimento, com certeza essa vida seria frustante demais, mas teoricamente o que verdadeiramente o ser humano deseja pra si próprio? Em uma pequena analise de conciencia, posso afirmar por mim mesmo que nós seres humanos nunca nos contentamos com o que nós possuímos  e sempre estamos a procura da felicidade plena, e quando a encontramos, nunca sabemos diferencia-la, e em muitos casos a desprezamos e a minimizamos ao máximo  não dando-lhe os valores necessários.
Os homens das cavernas se ouvissem
 o toque de um celular com certeza sairiam 
correndo imaginando serem demônios!
O grande filosofo Sócrates em sua  filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida. Aliado ao discurso, também o modo de vida do cínico deveria ser conforme as ideias defendidas. Para eles a virtude reside, sobretudo, na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco, e não nas conquistas materiais, na aparência exterior, ao qual eu concordo plenamente.
A felicidade plena, é uma sequencia 
infinita de fatores ao qual o sorriso 
é o seu cartão de visitas.
Os cínicos, assim como Sócrates, nada de escrito deixaram. O que se sabe sobre eles foi narrado por outros, em geral críticos de suas ideias. O mais importante representante dessa corrente foi um discípulo de Antístenes chamado Diógenes. Ele vivia dentro de um barril e possuía apenas sua túnica, um cajado e um embornal de pão. Conta-se que um dia Alexandre Magno  parou em frente ao filósofo e ofereceu-lhe, como uma prova do respeito que nutria por ele, a realização de um desejo, qualquer que fosse, caso tivesse algum. Diógenes respondeu: "Desejo apenas que te afastes do meu Sol". Essa resposta ilustra bem o pensamento cínico: Diógenes não desejava nada a mais do que tinha e estava feliz assim (apenas, no momento, gostaria que seu sol fosse desbloqueado).
Diógenes com toda sua sabedoria e imensa 
autoridade, desprezou todas as riquezas 
oferecidas pelo grande Alexandre Magno, 
e apenas pediu para que ele não lhe 
fizesse sombra.
O Sol também pode ser entendido como a Sabedoria ou a fonte do conhecimento. Platão usou a metáfora do sol em seu mito da caverna, significando a presença do Conhecimento e na verdade que ilumina. Assim, Diógenes, quando pede para Alexandre Magno não se interpor entre ele e o Sol, aponta para o fato de que o Filósofo não necessita de nenhum poder situado entre ele e o Conhecimento. Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros, e como ser autosuficiente em um mundo materialista? A sua auto-suficiência esta em sua filosofia de vida, em nunca engrandecer as grandes conquistas, mas valorizar as pequenas.
A sua maior conquista, é ter os pés no
 chão e caminhar sem medo de se perder.
Eu sou um grande fã da filosofia em si e tenho como ilustres mestres os grandes filósofos do passado, Sócrates, (considerado o homem mais sábio da historia), Hipócrates (considerado o pai da medicina), Anaxímenes (ativo defensor do Materialismo Monista), Aristóteles (um viciado em sabedoria, entendia de tudo, um gênio acima do seu tempo) Platão (discípulo de Sócrates ele dizia : "O mundo em que vivemos, senão é uma prisão, de escura cela, em que nada mais podemos ver e ouvir,  senão fracos esboços de belas imagens"), e também o filosofo que eu admiro muito, e autor de umas das frases mais inteligentes e de grande impacto que eu ja ouvi sobre "dificuldades" que eu ja ouvi, Arquimedes de Siracusa.
Alem dos bustos, os filósofos gregos,
 nos deixaram uma infinidade de 
exemplos sobre a verdadeira 
existência humana equilibrada.
"Me deem uma alavanca e um ponto de
 apoio e eu moverei o mundo", frase de 
Arquimedes, uma das  mais inteligentes
 que eu ja ouvi ate hoje.
 "Me deem uma alavanca e um ponto de apoio, que eu moverei o mundo", realmente uma frase que coloca fim em qualquer tipo de má vontade,  e eternaliza a auto-afirmação, tornando possível qualquer ato, desde que logicamente haja interesse em realiza-lo, enfim o que esses gênios da filosofia nos deixaram de herança? Não foram grandes propriedades e nem muito menos grandes patrimônios,  mas nos deixaram um grande exemplo de vida onde a filosofia  e a sabedoria, reinam absolutas, e a felicidade pode estar dentro de você escondida precisando apenas ser superficializada, essa sim é uma riqueza infinita e sublime, no ancoradouro da sobrevivência.

Nenhum comentário: