Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CASA DE DETENÇÃO 20 ANOS DEPOIS.

Dia 02 de Outubro de 2012, completaram  20 anos, do conhecido "massacre" do Carandiru em São Paulo, ocorrido na extinta Casa de Detenção de São Paulo,e apos  vinte anos do ocorrido  até agora não se chegou a um denominador comum  das responsabilidades sobre o fato, existem mais de cem policiais que estão nos bancos dos réus para serem julgados ainda, o principal comandante do dia do fato, Coronel Ubiratan Guimarães, esta morto, e agora quem é o verdadeiro culpado?
A P.M., foi chamada para conter uma 
pequena briga isolada e tudo de repente
 virou um pandemonio incontrolavel.
A verdade é que existe uma disciplina, e uma hierarquia rigorosissima, que impede qualquer policial de tomar decisões proprias, e mesmo um comandante em sua alta patente de graduação, não tem autonomia para decidir sobre certos assuntos,  ate o sniper, tendo em sua mira um criminoso, não pode simplesmente puxar o gatilho da arma, e se acaso o fizer, respondera isso administrativamente e criminalmente, e no caso do Caradiru, logicamente houve uma ordem superior dada ao comandante Ubiratan, que o autorizou a realizar aquela invasão, pois segundo o apurado, nao havia muito o que se pudesse fazer. Num presidio totalmente irregular, contando com uma hiperpopulação, e que por causa disso se transformara num barril de polvora, e esses elementos, portavam armas de fogo, e enfrentaram a policia.
 Depois desse epsodio, as cadeias 
nunca mais foram as mesmas!
Ao qual necessitaria apenas de um pequeno estopim para que fosse tudo para os ares , como ocorreu,  todo mundo sabia dessa situação perigosa, mas as providencias para evitar isso foram pouquissimas, ou quase nada, e um dia ou outro isso iria  acabar acontecendo, era questão de tempo. Em segurança Publica existe uma equação muito simples de-se entender, pouco volume muito controle, muito volume pouco controle, e numa cadeia com uma população de mais de sete mil presos amontoados, é humanamente impossivel de-se manter qualquer tipo de norma interna e disciplina ou ordem.
A R.O.T.A., tentou controlar o incontrolavel!
E onde a burla da vigilancia se torna algo constante, onde os detentos atraves disto, confecionam seus estiletes, armas artesanais, e em alguns casos até armas de verdade,  esse é um assunto que poucas autoridades querem se envolver, pois trata-se de uma situação que vem com o tempo sendo desprezada, por não se conseguir um resultado positivo para toda essa questão,  de não se encontrar uma resposta definitiva  e eficiente para esse grave problema. Mas isso é assim tambem  no mundo inteiro, a diferença é que em outros paises, as leis são muito mais rigidas do que aqui no Brasil, e tambem os modelos prisionais são muito mais rigidos, com modelos de prisões que isolam totalmente os elementos de altissima periculosidade, deixando-os em celas individuais e com disciplina interna bem rigida.
Ao fundo a imagem da santa, em 
meio do inferno que se formou.
Agora a policia mesmo ficou num beco sem saida, pois se não tivesse rechassado aquela rebelião como foi feito, impedindo a fuga de diversos elementos de altissima periculosidade e ainda por cima armados, com pistolas, revolveres.  Hoje os mesmos policiais estariam tambem nos bancos dos réus respondendo processos por prevaricação, (que é o não cumprimento do seu dever legal e determinado), é muito facil para as pessoas que se encontram do lado de fora expedirem opinões proprias de repudio contra a ação policial naquele dia.
No rescaldo sobraram pilhas de 
corpos enfileirados dos detentos.
Agora ja pensou se a policia,  fosse chamada para conter os "animos"em uma prisão barril de polvora como se encontrava o Carandiru da epoca, com cerca de 7 mil presos rebelados e armados, e o mesmo Batalhão de Choque que seria o responsavel por isso, adentrasse as dependencias do presidio, ao inves de suas tradicionais M15 e os seus escudos, estivessem todos os policiais, portando biblias e citando aos presos rebelados o salmo 91 Ja pensou que mico que seria!
Alguem acredita que os presos iriam se render e entrar todos para suas celas dando glorias a Deus? Nunca! infelizmente ao meu ver não tinha muito o que ser feito naquela ocasião, era uma situação de agir De ação Uma ação que geraria uma pronta reação, e uma pós  reação, e que faria o inferno vir a tona! , A policia apenas cumpriu uma determinação superior de invasão, e não  podia recuar.
O I.M.L. de São Paulo, não 
comportava tantos corpos que 
chegavam a todo momento.
Porque a situação tinha chegado ja no maximo do absurdo, estava num cenario incontrolavel,  e só sabe disso que estava la naquele momento, os polciais,os agentes prisionais, e os presos, logico que os presos irão sempre dizer a versão deles, mas o que deve ser levado em conta é a versão oficial dos agentes publicos que arriscavam e ainda arriscam suas vidas estando em contato direto com essa população criminosa, que foi excluida da sociedade pelo cometimento de crimes diversos.
O que muita gente não sabe e despreza, é que muitos presos das alas de seguro cerca de 1200 presos, iriam ser assassinados pelos demais, pois os mesmos estavam separados por ja estarem condenados a morte.
A Casa de detenção e toda sua
 historia virou poeira em 2002.
E se não fosse realizada a invasão naquele momento as coisas seriam muito piores com numeros estratosfericos de mortos,  pois a ala do seguro seria exterminada completamente, e então o que fazer? Invadir o local e rechassar um principio de rebelião?  Ou cruzar os braços e deixar que a maioria dos detentos massacrasse uma minoria condenada? Somente quem estava la no dia e na hora é capaz de responder essa pergunta, foi um momento muito critico e que exigiu uma decisão muito rapida, e deu no que deu. Agora o que é certo, é que a policia não poderia entrar no local portando Biblias e citando versiculos religiosos, pois isso nunca iria acalmar os demonios que la se encontravam. 
O Coronel Ubiratan Guimarães,
 na epoca era o comandante da tropa,
 e faleceu em 2006, um pouco depois
 dos ataques do p.c.c. em São Paulo.

Agora dizer que por causa dessa rebelião do Carandiru, é que se formou o p.c.c., é uma grande balela, pois um pouco antes disso (1975 a 1982) existiam os "serpentes negras", uma facção muito mais idealista e violenta do que esse p.c.c., e não vingou! Não vingou porque o governo da epoca, cortou suas asas, e debelou o mal pela raiz, não deixando que eles crescessem e ficassem fora do controle.  Agora quando o p.c.c., surgiu  ninguem queria bater de frente com eles, e foram deixando eles crescerem e se organizarem, algumas autoridades da epoca ate diziam que p.c.c, era ficção, e uma neurose de alguns agentes revoltados Se essa facção criminosa fosse combatida desde o principio duramente como ocorreu com os serpentes negras, eles não estariam hoje tão grandes e ousados, desafiando o Estado de Direito como o fazem repetidamente. Essa rebelião terminou com 111 detentos mortos.

Nenhum comentário: