Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"VINGANÇA"

Vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo , e quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
A própria inquisição católica mandou
 um monte de gente para as fogueiras 
pelas suas doutrinas religiosas!
A etica da vingança é acaloradamente debatida na filosofia . Alguns creem que ela é necessária para se manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades se acredita que o mal infligido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição. A filosofia de "olho por olho" citada no Velho Testamento da Bíblia Sagrada (Êxodo 21:24) tentou limitar o dano causado, igualando ao original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controlo. Outros argumentam contra a vingança alegando que se assemelha à falacia de que "Dois erros fazem um acerto". Alguns cristãos interpretam a passagem de Paulo "A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor" (Epístola aos Romanos 12:19, na versão da Bíblia Sagrada da editora Ave Maria) como significando que apenas Deus tem o direito de praticar a vingança.
Em alguns países do mundo ainda
 existem as execuções por apedrejamento.
 E para equilibrar a balança verdadeiramente, a retribuição deve ser exatamente, estritamente proporcional à violação original. Ela difere da ação original apenas na sequência temporal e no fato de que é a sua resposta em vez da ação original, um fato freqüentemente obscurecido se há uma longa sequência de ações e "contra-ações", é uma retorica constante que fortalece a ideia da ação e reação, juridicamente  isso tem causado efeitos contraditórios, pois em situações de condenações de réus pelos seus crimes cometidos.
Em alguns casos a reação
 ainda pode ser mais avassaladora
 do que a propria ação!


Percebe-se claramente nos rostos da famílias de suas vitimas, uma imensa satisfação em saber de suas condenações as penas capitais (prisão perpetua e pena de morte), tendo como principio básico a ideia de que isso não trara nunca novamente seu ente querido de volta, mas ajudara amainar a imensa dor acumulada em seus corações devido a grande perda,  é um tipo de vingança pessoal, uma justificativa que visa reduzir toda aquela sensação de perda, agora o outro lado dessa questão.
Nem sempre a sentença final 
agrada a todos os envolvidos.
Acontece quando ocorre um crime com uma grande perda familiar, e o criminoso  beneficiado por uma infinidade de recursos e projetos de lei, acaba por ser liberado, muito antes do que seria necessário para sua punição exemplar, e dando a sensação aos familiares de terem sido eles punidos pela justiça que deveria lhes dar apoio aos invés do criminoso. O que seria no minimo desmoralizante para a o estado de direito, que não esta cumprindo corretamente com os direitos do cidadão de bem, imagine o quão frustrante seria uma pessoa que teve o seu pai ou mãe mortos, ou ainda sua irmã  ou filha, violentada por um criminoso cruel e sem coração, e ao sair, dar de cara com ele nas ruas da cidade, passeando como se não estivesse feito nada.
Alguns criminosos cometem seus 
crimes e ainda sorriem como
 se tudo fosse normal!
Isso com certeza deve ser a coisa mais horrível do mundo, teoricamente não se pode enquadrar essa situação como uma vingança, em ver o elemento passar o resto de sua vida atras de uma grade de cadeia, mas sim de uma injustiça em ve-lo nas ruas mesmo tendo ele ceifado um ente querido de alguém, agora em países muito mais evoluídos do que o nosso em todos os aspectos, criam-se mecanismos jurídicos para endurecer a vida de um criminoso.
 Pena capital não traz o ente de volta, 
mas também não permite que esse 
criminoso, faça mais vitimas.
Logicamente dando a ele todos os seus direitos constitucionais de defesa, mas ao ser condenado por um devido crime, ele democraticamente recebe uma punição a altura do seu crime, cumprindo essa sentença na integra, sem saidinhas, sem benefícios inventados, e sem indultos ridículos, e também não ficam inventando projetos de lei para reduzir sua pena, nada interfere em sua condenação final, e tendo casos que o sentenciado, recebe o direito de prisão condicional depois de cumprir muitos anos de cadeia, que chegam facilmente aos 25 e 30 anos. Agora o que vemos por aqui em nosso pais são sentenças estratosféricas de 150, 200, 300, e ate 500 anos de reclusão mais por onde so se pode cumprir no máximo 30 anos de cadeia.
A verdadeira vingança cabe apenas 
a Deus, e se ele fosse se vingar de tudo 
o que fizemos ao seu filho, não sobraria 
ninguem para contar historia!
Como explicar essa situação? Todos merecem e possuem o direito á justiça plena, mas quando o elemento possui uma índole criminosa, deve-se ser avaliado, julgado e condenado duramente  por esse perfil, para que num futuro próximo, não venha cometer outros crimes, no caso das penas capitais, realmente essa condenação não trara nunca o ente querido de volta, mas com certeza ira evitar que outros inocentes também sejam trucidados por elemento que colocado novamente as ruas, por ter recebido uma condenação indevida e ilógica.
Ajude a policia a colocar na cadeia
 esses vagabundos criminosos o 
mais rápido possível!

Nenhum comentário: