Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

NA CRISTA DA ONDA


Surfista desafia maior onda do mundo

Os primeiros relatos do surf dizem que o esporte foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas, em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago do Havaí, ele afirmou que já existiam surfistas no local. 

O reconhecimento mundial veio no início do século XX, com o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, considerado o pai do surf moderno. 
O havaiano Duke Paoa Kahanamoku, 24 de Agosto de 1890 a 22 de Janeiro de 1968, é 
considerado o pai do surf
Nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, onde Duke ganhou uma medalha de ouro na natação, o mundo ouviu falar do Havaí e do surf pela primeira vez. Duke fez o mundo saber que ele era um surfista e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. Com isso, o arquipélago e o surf passaram a ser reconhecidos internacionalmente. 
No Brasil, as primeiras pranchas, chamadas de "tábuas havaianas", foram trazidas por turistas. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938 pelos paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada. 
Pegar á onda é á palavra de ordem para o surfista
Em 1952, os cariocas Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão começaram a descer as ondas em Copacabana, no Rio de Janeiro, com pranchas de madeirite. O esporte estava começando a se popularizar. Em 1964, chegaram as primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia. 
Em 1965, foi fundada a primeira entidade de surf do país, a Federação Carioca. Esta organizou o primeiro campeonato no mês de outubro daquele ano. No entanto, o surf só foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Atualmente, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o Circuito Mundial de Surf. 
O Havai ainda possui as maiores ondas do 
mundo, para surfar
Agora chega de conversa e vamos ao que interessa, surf no passado era considerado como coisa de vagabundos, e de algumas decadas para cá, é que começou então á valorização e o reconhecimento do surf como esporte, á sociedade antiga era muito preconceituosa em relação a certos assuntos, e ninguem compreendia quando um jovem com uma prancha ficava horas e horas estudando e pegando as melhores ondas, isso era coisa de doido ou como queiram coisa de vagabundos, porque pensavam as pessoas na epoca deviam achar, "porque dele não estar num trabalho decente ao invés de ficar ali sem fazer nada e brincando com o mar".
Todos aguardam pacientemente á sua vez 
de domar á onda
Até que as pessoas tinham um pouco de razão porque naquela epoca o surf era praticado apenas como hobi e não havia nenhum tipo de torneio que valorizasse e remunerasse o atleta com premios, isso é ele fazia aquilo apenas como esporte e não ganhava nada para isso.
Mas hoje as coisas são muito diferentes existem os torneios regionais e os campeonatos sendo o campeonato mundial o mais atraente em materia de premiação, com altos valores em dinheiro para os vencedores e os primeiros colocados, agora á situação é bem outra.
As mulheres dão um show de beleza e 
competência nas diversas manobras
Diana Cristina prova que mulher também sabe 
surfar e dominar as ondas
De meras espectadoras, as mulheres agora esbanjam talento, e mostram que esse esporte não é apenas dos homens

Campeões mundiais de 2001 até hoje.

Em 2001 o campeão mundial foi o americano C.J. Hobgood.
De  2002 á 2004 o campeão foi o havaiano Andy Irons.
De 2005 á 2005 foi o americano Kelly Slater.
Em 2007 foi o australiano Mick Fanning.
Em 2008 de novo o americano Kelly Slater.
Em 2009 volta a ser campeão o australiano Mick Fanning.
Em 2011 foi de novo o americano Kelly Slater.
E novamente o australiano Mick Fanning atual campeão de 2011.
Surfistas brasileiros bem colocados 
O novo campeão da etapa brasileira de Imbituba, o potiguar Jadson Andre, aparece em quarto lugar no ASP WorldTitle Race, dividindo á posição com o atual campeão mundial, Mick Fanning, além do potiguar também estão os outros brasileiros Adriano de Souza, Neco Padaratz, Raoni Monteiro, Wiggolly Dantas e Heitor Alves.


Nenhum comentário: